Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

R32 NOVO FLUÍDO REFRIGERANTE NO CONDICIONAMENTO RESIDENCIAL E COMERCIAL LEVE.

May
49
16
Boa tarde .Reprodução de postagem de discussão entre colegas em um outro fórum e grupos de whatsapp. de nosso segmento em equipamentos de conforto pessoal que operam com esse fluído refrigerante Recentemente infelizmente aconteceram acidentes bastante estranhos e que eram até pouco tempo atrás incomuns e raros em equipamentos que operavam com otras classes e tipos de fluídos refrgerantes..

No caso explodindo e ferindo colegas e infelizmete levando a alguns a óbito.Não sou de fazer terrorismo psicológico ou fomentar e disseminar notícias sem muito critério e que causam mais pânico,apreensão e preconceitos tanto sobre os colegas envolvidos como a reputação de fabricantes e temor generalizado sobre a utilização e manuseio desse fluído refrigerante .E a homologação e lançamento desse novo fluído no Brasil é recente acredito e se não me falha a memória foi no fim de 2022 e começo de 2023 portanto pouco mais de 1 ano.No japão faz mais de 10 nos qe ele é utlizado na operação de condicionadores e na europa a uns 3 ou 4 anos ..

Aparentemente ainda não temos um por que e explicações do que realmente aconteceu de fato ,tanto dos empresários,representantes,autorizados ou credenciados sobre esses prestadores de serviço envolvidos nesses trágicos acidentes e nem por parte dos fabricantes tanto dos equipamentos,como os do fluído refrigerante.Mas acho que essa elucidação do que aconteceu virá com certeza com o tempo .Assim esperamos .

Eu sinceramente ainda não entendi as contradições em alguns boletins de normas técnicas e dados de manuseio e utilização na operação desse flúido refrigerante específico e dos fabricantes tanto do fluído em si como dos que fabricam os condicionadores que diga-se de passagem foram homologados para operarem com essa classe de fluído refrigerante.Está tudo muito nebuloso.Colegas e técnicos estão soltando vídeos e comentários sobre essa falta de informação mais clara,precisa e com embasamento técnico confiável .

Especificações discrepantes principalmente de grau de inflamibilidade e uns afirmando que o tal fluído seria levemente explosivo .Fica uma dúvida no ar .Meu filho,que está tocando o barco da nossa empresa está procedendo com muito mais cuidado ao trabalhar com equipamentos com esse fluido refrigerante.

Quando vi as especificações do fluído a uns 10 anos atrás ou mais fiquei com a pulga atrás da orelha e o cqbelinho da nuca arrepiado pensi :" isso vai dar mérida " .Ainda estou a espera de maiores informações se os acidentes foram por falha em procedimentos e nas boas prática ou outra explicação .Por enquanto muita especulação e opiniões contraditórias sem nenhum efeito prático .Pelo menos nos vídeos que assisti me parece que não foi falha de procedimentos ou manuseio dos colegas envolvidos ,todos infelizmente fatais.Os colegas estavam analisando defeitos em chamadas para corretivas e manutenção .

Nos teste em treinamentos que eu e colegas da nossa área presenciamos com esse fluído foi para constatar que eles não são perigosos ou com alto risco para a vida humana.Claro que tem a recomendação de tomar os cuidados e procedimentos de boas práticas pra qualquer atividade com qualquer fluído .

Em dois casos específicos os colegas não tinham interferido ou dado manutenção nos condicionadores ,que explodiram coincidentemente quando os colegas se aproximaram do equipamento,uma fatalidade .Não vou postar os vídeos aqui que aliás já foram retirados do YT oude outras mídeas e digo que sinceramente não são agradáveis de se ver.

Minha postagem não é para criar algum tipo de receio ou causar desinformação .Talvez os colegas já sabem dessas notícias e isso pode criar ou causar algum medo em relação aos seus condicionadores em operação.

No japão e Europa não fiquei sabendo de nenhum acidente nesse sentido.Se tivessem acontecido certamente teriam sido amplamente noticiados.Talvez alguns teórics conspirativos poderia afirmar qe abafaram os casos pelo impacto economico que isso causaria

O que corre nos comentários e vídeos nus grupos de zap e outras plataformas é que o problema foi falha de um componente na linha de produção de um fabricante específico de condicionadores ,pois coincidentemente quase todos os condicionadores que explodiram eram de um só fabricante Não vou falar a marca aqui .Mas acho que numa googlada vcs podem achar alguma notícia sobre e talvez algum vídeo . Abraço bom fim de semana a todos .

Desculpem o textão .
 
Top