Olá galera.
Apareceu a oportunidade de ficar com um Denon AVR-S960H, me interessei mas não sei nada sobre Home Theater, hoje utilizo uma soundbar JBL 9.1 (que na verdade é um sistema 3.1 real com virtualização dos demais canais) que já considero boa e foi basicamente o preço desse Receiver, mas pelo que leio por aí um sistema dedicado com um Receiver decente, melhora muito a experiência.... porém ainda teria que investir nas caixas de som, alguém tem recomendações? Vale a pena realizar um upgrade desses?
Outra coisa, sei que a JBL tem muito marketing, eles falam que a 9.1 tem 410 watts ao total, mas as caixas que desacoplam e ficam atrás, sempre julguei serem muito baixas, apenas em situação de cena com volume baixo que você consegue perceber bem que o som vem das laterais e de trás. Esse receiver faz propaganda de 90w x 7, ou seja, imagino que utilizando as caixas certas o total dele (em comparação com o método da JBL) seria de 630, correto? E finalmente, as caixas de som para Dolby Atmos são diferentes?
Fala cantuaria.
Na minha cabeça faria mais sentido a sua pergunta ser justamente o contrário: "quão difícil é migrar de um receiver+ caixas para uma soundbar?"
Minha opinião é que, via de regra, um sistema com receiver + caixas (desde que de qualidade e bem montado/posicionado) vai te entregar bem mais do que uma soundbar.
Agora existem outros fatores que podem te levar para um lado ou para outro; não é só responder: qual toca mais?
Hoje eu tenho a mesma soundbar que vc, mas vim de um sistema 5.1 Receiver Yamaha, caixas Paradigm e sub Velodyne. O que me motivou a trocar isso tudo por uma soundbar foi que ao longo do tempo eu mudei a forma que utilizo o HT. Na época em que montei esse sistema minha prioridade era música. Além disso eu tinha uma sala dedicada para o HT e a dinâmica da minha casa era outra (morava sozinho). Hoje minha sala de HT é a sala de estar, minha prioridade são filmes e a casa mudou (família).
Fora esses fatores que exemplifiquei, há que se levar em conta se vc mora em casa ou apartamento e o quanto vc está disposto à investir no sistema. São muitas variáveis.
Diante disso tudo, para minha situação passou a fazer sentido um sistema soundbar. Evidente que falo dessas soundbars com sub e surrounds destacadas que saíram nos últimos anos, como a nossa por exemplo, e daí para cima como a recém lançada Samsung Q990B, a LG S95 QR, a Sony HT-A7000 (acrescentando sub e surround), a Klipsch Cinema 1200, ...
Um coisa que para mim ficou nítido, na virada receiver para soundbar, é que o ponto mais fraco da maioria das soundbars é a falta de amplitude do palco sonoro e falta de "punch" em música. Para filmes elas vão bem ou muito bem eu diria. Hoje, tendo uma soundbar, quando escuto música eu ponho um dos meus fones Sennheiser e fico bem atendido, até porque não dá para botar o som lá em cima e ficar escutando por 1 hora. Antes dava.
Por isso tudo, entendo que a comparação soundbar com receiver+caixas não cabe; cada sistema tem sua melhor aplicação e cada qual pode te atender muito bem, dependendo de suas premissas.
----------------------------------------------------------------
Sobre o volume das surrounds na soundbar JBL 9.1, dois comentários:
- depende do conteúdo. Não é qualquer filme (falando em filme) que foi produzido para ter os canais surround com sons de maior volume. Às vezes vc quer que qualquer coisa que assista tenha a mesma intensidade nos canais traseiros. Não é assim.
- as surrounds dessa soundbar soam melhor se colocadas em pedestais e a uma altura entre 1,0m e 1,40m (eu uso 1,05m). Ainda melhor se num ângulo de 120 -135º (ou seja, para trás da linha "do sofá") e a 1,5 m de vc (sweetspot) e apontada para vc. Caso vc não consiga colocar nesse ângulo porque tem parede atrás do sofá, não te resta outra coisa a não ser colocar de um lado e de outro do sofá (ou seja a 90º), mas na altura que indiquei e igualmente apontada para vc.