Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Quão difícil é migrar da soundbar pra um sistema com receiver?

Novo membro
Aug
2
0
Olá galera.

Apareceu a oportunidade de ficar com um Denon AVR-S960H, me interessei mas não sei nada sobre Home Theater, hoje utilizo uma soundbar JBL 9.1 (que na verdade é um sistema 3.1 real com virtualização dos demais canais) que já considero boa e foi basicamente o preço desse Receiver, mas pelo que leio por aí um sistema dedicado com um Receiver decente, melhora muito a experiência.... porém ainda teria que investir nas caixas de som, alguém tem recomendações? Vale a pena realizar um upgrade desses?

Outra coisa, sei que a JBL tem muito marketing, eles falam que a 9.1 tem 410 watts ao total, mas as caixas que desacoplam e ficam atrás, sempre julguei serem muito baixas, apenas em situação de cena com volume baixo que você consegue perceber bem que o som vem das laterais e de trás. Esse receiver faz propaganda de 90w x 7, ou seja, imagino que utilizando as caixas certas o total dele (em comparação com o método da JBL) seria de 630, correto? E finalmente, as caixas de som para Dolby Atmos são diferentes?
 
Novo membro
Jun
27
11
Olá galera.

Apareceu a oportunidade de ficar com um Denon AVR-S960H, me interessei mas não sei nada sobre Home Theater, hoje utilizo uma soundbar JBL 9.1 (que na verdade é um sistema 3.1 real com virtualização dos demais canais) que já considero boa e foi basicamente o preço desse Receiver, mas pelo que leio por aí um sistema dedicado com um Receiver decente, melhora muito a experiência.... porém ainda teria que investir nas caixas de som, alguém tem recomendações? Vale a pena realizar um upgrade desses?

Outra coisa, sei que a JBL tem muito marketing, eles falam que a 9.1 tem 410 watts ao total, mas as caixas que desacoplam e ficam atrás, sempre julguei serem muito baixas, apenas em situação de cena com volume baixo que você consegue perceber bem que o som vem das laterais e de trás. Esse receiver faz propaganda de 90w x 7, ou seja, imagino que utilizando as caixas certas o total dele (em comparação com o método da JBL) seria de 630, correto? E finalmente, as caixas de som para Dolby Atmos são diferentes?
Fala cantuaria.
Na minha cabeça faria mais sentido a sua pergunta ser justamente o contrário: "quão difícil é migrar de um receiver+ caixas para uma soundbar?" 😁

Minha opinião é que, via de regra, um sistema com receiver + caixas (desde que de qualidade e bem montado/posicionado) vai te entregar bem mais do que uma soundbar.

Agora existem outros fatores que podem te levar para um lado ou para outro; não é só responder: qual toca mais?

Hoje eu tenho a mesma soundbar que vc, mas vim de um sistema 5.1 Receiver Yamaha, caixas Paradigm e sub Velodyne. O que me motivou a trocar isso tudo por uma soundbar foi que ao longo do tempo eu mudei a forma que utilizo o HT. Na época em que montei esse sistema minha prioridade era música. Além disso eu tinha uma sala dedicada para o HT e a dinâmica da minha casa era outra (morava sozinho). Hoje minha sala de HT é a sala de estar, minha prioridade são filmes e a casa mudou (família).

Fora esses fatores que exemplifiquei, há que se levar em conta se vc mora em casa ou apartamento e o quanto vc está disposto à investir no sistema. São muitas variáveis.

Diante disso tudo, para minha situação passou a fazer sentido um sistema soundbar. Evidente que falo dessas soundbars com sub e surrounds destacadas que saíram nos últimos anos, como a nossa por exemplo, e daí para cima como a recém lançada Samsung Q990B, a LG S95 QR, a Sony HT-A7000 (acrescentando sub e surround), a Klipsch Cinema 1200, ...

Um coisa que para mim ficou nítido, na virada receiver para soundbar, é que o ponto mais fraco da maioria das soundbars é a falta de amplitude do palco sonoro e falta de "punch" em música. Para filmes elas vão bem ou muito bem eu diria. Hoje, tendo uma soundbar, quando escuto música eu ponho um dos meus fones Sennheiser e fico bem atendido, até porque não dá para botar o som lá em cima e ficar escutando por 1 hora. Antes dava.

Por isso tudo, entendo que a comparação soundbar com receiver+caixas não cabe; cada sistema tem sua melhor aplicação e cada qual pode te atender muito bem, dependendo de suas premissas.

----------------------------------------------------------------

Sobre o volume das surrounds na soundbar JBL 9.1, dois comentários:

- depende do conteúdo. Não é qualquer filme (falando em filme) que foi produzido para ter os canais surround com sons de maior volume. Às vezes vc quer que qualquer coisa que assista tenha a mesma intensidade nos canais traseiros. Não é assim.

- as surrounds dessa soundbar soam melhor se colocadas em pedestais e a uma altura entre 1,0m e 1,40m (eu uso 1,05m). Ainda melhor se num ângulo de 120 -135º (ou seja, para trás da linha "do sofá") e a 1,5 m de vc (sweetspot) e apontada para vc. Caso vc não consiga colocar nesse ângulo porque tem parede atrás do sofá, não te resta outra coisa a não ser colocar de um lado e de outro do sofá (ou seja a 90º), mas na altura que indiquei e igualmente apontada para vc.
 
Última edição:
Novo membro
Aug
2
0
Opa, muito legal, vou testar a ideia do pedestal. Moro em casa, mas minha sala é conceito aberto (sala + sala de jantar + cozinha) então também tenho a sensação de que a profundidade "vaza". Por sorte meu teto é bem baixo (deve ter ~2,20), o que ajuda bastante no Atmos pelo que escutei falar.

Sobre músicas, também não gosto nem um pouco de escutar na soundbar, mesmo aqueles shows com atmos não me convenceu, ainda prefiro ter uma caixa dedicada para músicas.

Sobre o conteúdo, aqui em casa tenho duas listas "Filmes para assistir na cama" e "Filmes para assistir na sala", qualquer filme que tenha pelo menos o 5.1 vai automaticamente pra segunda lista hahaha.

Não sei se você gosta de jogos, mas joguei Hellblade: Senua's Sacrifice no Xbox ligado na Soundbar, oficialmente o jogo não suporta 5.1, mas fica sensacional na soundbar, na cena de abertura do jogo você escuta os sussurros vindo de todas as direções perfeitamente.

Muito obrigado pela sua resposta, mas realmente foi o que eu imaginava, são dois mundos diferentes rsrs. Acredito que se eu for ficar com o receiver, irei contratar alguém especializado para escolher as caixas e montar para mim, parece ter muitos detalhes que importam.
 
Novo membro
Aug
6
0
Só de sair de uma tenebrosa Soundbar para um sistema stereo ou mesmo um 5.1, já é um passo gigantesco..
 
Novo membro
Oct
25
13
é como o m.fernandes falou, mas a diferença de um soundbar pra um ht é bem alta

mas infelizmente hoje com essa moda de por exemplo ap de 45m² fica complicado um ht dedicado (eu morei 2 anos em ap e sei bem como é), no fim você fica sem vontade de ligar

montar um ht é caro, porém as caixas duram uma vida e o receiver bastante, eu consegui anos atrás montar o meu e nunca mais me vejo sem um

já usei muito no começo com caixas satélites, mesmo se você montar com caixas simples, o resultado fica muito bom

e por outro lado tem soundbar hoje com resultados bom também, como a sua rsrsrs
 
Última edição:
Novo membro
Mar
5
4
Se me permitem, é como o Fernandes e o Guuga colocaram muitíssimo bem. O melhor equipamento, é aquele que melhor se adequa ao seu projeto.
Eu por exemplo possuo ht dedicado, que hoje está super dimenssionado e consequentemente subutilizado, pois estou morando em apto padrao.
Como o Guuga falou, você perde até a vontade de usar.
 
Top