Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

O velho problema da Banda Larga

Membro conhecido
Oct
573
296
Abaixo, uma tradução automática de como anda a implantação de internet banda larga via cabo.

A Internet nos EUA está perdendo seu potencial: 2020 em revisão​

POR ERNESTO FALCON
26 DE DEZEMBRO DE 2020
O número 2020 em uma tela com falhas





Há mais de um ano, a EFF levantou a necessidade desesperada de os Estados Unidos terem um plano de infraestrutura de fibra universal para garantir que todos os americanos possam obter acesso à tecnologia de comunicação do século XXI . Desde então, produzimos uma pesquisa técnica que mostra por que a fibra é muito superior a todas as opções alternativas de banda larga de última milha em termos de seu potencial futuro, publicamos uma pesquisa legal sobre como o sistema regulatório dos EUA começou a errar (já em 2005) e sugeriu um caminho a seguir nos níveis federal e estadual (incluindo legislação ) para a transição da infraestrutura de comunicações dos EUA em direção a um futuro de fibra para todos.
Desde então, a pandemia mudou nosso mundo, pois o trabalho remoto e a educação se tornaram uma necessidade para a maioria das pessoas. Logo no início dos pedidos para ficar em casa, a EFF expressou nossa preocupação de que nossa falha em fornecer uma infraestrutura onipresente, acessível e preparada para o futuro prejudique os mais vulneráveis . As pessoas que carecem de infraestrutura de fibra estão presas a um acesso de segunda classe à Internet com potencial limitado, pois os preços continuam a subir, as velocidades lentas se tornam obsoletas e a necessidade de melhor acesso aumenta. Mais notavelmente, em resposta a esses problemas, a Câmara dos Representantes aprovou um plano de fibra universal como parte do esforço de recuperação COVID-19, e continuamos a apresentar o caso ao Senado dos EUA, que não aprovou nenhum plano universal de banda larga do século 21, para explicar por que a Lei de Internet Acessível e Acessível da Majority Whip Clyburn é a resposta federal.
Mas, enquanto nossos governos locais, estaduais e federais não priorizarem o fornecimento de infraestrutura preparada para o futuro a todas as pessoas, nossa capacidade de fazer uso total da Internet do século 21 será limitada. Novos serviços e aplicativos serão testados e criados na Ásia, não aqui, e o próximo Vale do Silício com base em aplicativos e serviços de alta latência de upload e baixa não será na Califórnia.

A América está atrasada por escolhas feitas por um punhado de líderes políticos e reguladores

Um bilhão de conexões de fibra ótica com a Internet estarão online em apenas alguns anos. A grande maioria deles estará na Ásia, liderada principalmente pela China . Essas conexões já provaram ser à prova de futuro, capazes de alcançar não apenas velocidades de gigabit, mas velocidades de multi-gigabit. A fibra não é apenas mais rápida; também é mais barato a longo prazo.
Em média, os Estados Unidos têm o mercado de acesso à Internet mais lento e caro entre as economias avançadas.
Nenhuma outra conexão chega perto em comparação . O futuro da Internet será a fibra. Só não nos Estados Unidos. Ainda. Ainda podemos mudar isso.
Mas, por agora, os Estados Unidos continuam lamentavelmente trás dezenas de economias avançadas, com uma enorme quantidade de dependentes de infra-estrutura legada lento construído principalmente no final dos anos 20, a infra-estrutura th século. Essas conexões de cobre e cabo coaxial legadas não conseguiram fornecer conectividade robusta o suficiente para lidar com o trabalho remoto imediato e as necessidades de educação remota da pandemia de COVID-19. Eles não vão cuidar do futuro.
Além disso, seus custos estão aumentando devido à obsolescência e serão inúteis para aplicativos e serviços futuros dependentes de acesso de alta velocidade e baixa latência. Essa falta de fibra onipresente é um dos motivos pelos quais os Estados Unidos estão tão aquém das velocidades disponíveis de 5G, mesmo em downloads (veja o gráfico abaixo).
open_signal_5g.png

Em média, os Estados Unidos têm o mercado de acesso à Internet mais lento e caro entre as economias avançadas , o que está sufocando a capacidade da Internet de ser uma força para melhorar a vida dos americanos enquanto o mundo avança. O que a Internet torna-se no meio-de-final de 21 st século não será uma história americana, a menos que nós agressivamente curso de corrigir as nossas políticas de infra-estrutura em breve.

 
Membro conhecido
Oct
573
296

A América não precisa de um "plano de banda larga", mas de um plano de infraestrutura de fibra

Uma década atrás, a FCC emitiu um "Plano Nacional de Banda Larga", exigido pelo Congresso, estabelecendo uma meta de conectar 100 milhões de lares nos EUA a 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload até 2020. Embora tenham ocorrido avanços nas velocidades de download nacionais devido a algumas mudanças na indústria de cabo, os sistemas híbridos de fibra / cabo coaxial ainda não oferecem velocidades de upload robustas. Na verdade, durante a pandemia, quando a demanda por acesso à banda larga é extremamente alta, os sistemas a cabo não funcionaram.
Essencialmente, a crise do COVID-19 aumentou nosso uso da Internet em um ano de crescimento em poucas semanas.
A fibra foi capaz de lidar com isso , o cabo não (e o 5G mal existe). Nossa análise técnica das opções de acesso de banda larga encontrou evidências conclusivas de que a capacidade inerente em um fio de fibra é ordens de magnitude maior do que todas as opções alternativas de fio e sem fio. E, mais recentemente, estamos vendo agora o reconhecimento da indústria sem fio da importância da fibra difundida para o futuro do 5G (mas a ausência de outras soluções além de “nos dê mais dinheiro”).
Embora muitos no governo falem sobre como precisamos fornecer “banda larga” para todos, o que eles realmente deveriam estar falando é como forneceremos uma infraestrutura de fibra pronta para o século 21 para todos. Essa distinção é importante porque já gastamos bilhões e bilhões de dólares construindo “banda larga” sem virtualmente nada para mostrar. Isso aconteceu porque subsidiamos velocidades lentas em qualquer rede antiga, com pouca expectativa de aumentos futuros de capacidade. Por exemplo, a Frontier Communications recebeu uma grande quantidade de subsídio federal, mas não foi forçada a iniciar atualizações de longo prazo para fibra econômica, resultando na falência da operadora de telecomunicações. Eles levaram todos aqueles dólares federais direto para o túmulo, porque tudo o que era necessário era entregar download de 10 Mbps / upload de 1 Mbps da Internet para o máximo de pessoas possível. Esses dólares federais foram então desperdiçados na manutenção de redes de cobre obsoletas em mercados rurais, em vez de fibra de longo prazo, o que nos obrigou a ter que gastar o dinheiro novamente agora em fibra.
É por isso que redes lentas custam mais do que fibra; o número de anos em que o investimento permanece útil é relevante para seus custos totais. O único estado dos EUA que parece ter escapado desse destino foi Dakota do Norte , onde quase 67% dos residentes do estado têm fibra gigabit (a média dos EUA fica em torno de 30% dos domicílios). A razão pela qual a banda larga parece tão diferente é porque os provedores locais privados e públicos locais gastaram esses dólares em fibra (e notavelmente nenhuma operadora nacional vende banda larga em Dakota do Norte). A grande indústria de legado adoraria que o governo continuasse a gastar grandes quantias de dinheiro em subsídios perpétuos de baixa velocidade (o que ainda está acontecendo hoje pela FCC e em estados como a Califórnia) porque não resolve nada e mantém seu lento monopólio da Internet.
Os gastos contínuos do governo com essa abordagem, porém, são semelhantes a dar ao Coringa uma pilha de dinheiro e vê-lo atear fogo.
joker_isp.png

A ausência de regulamentação é parte do problema

O que impede os grandes provedores nacionais de banda larga é a resistência em fazer investimentos de longo prazo em infraestrutura, em vez de lucros de curto prazo. Conforme observado anteriormente, os grandes ISPs de capital aberto estão mal equipados para atender à necessidade nacional de fibra por causa de seus altos custos iniciais e de suas fórmulas padrão de retorno de investimento de três a cinco anos para determinar onde construir. É por isso que mesmo cidades densamente povoadas como a cidade de Nova York (NYC) tiveram que passar seis anos processando a Verizon para expandir a fibra , apesar do fato de ser totalmente lucrativo atender toda a cidade de Nova York como um todo.
Existem muito poucos motivos legítimos para cidades densamente povoadas como Los Angeles e Oakland não estarem perto da fibra universal neste momento. Sabendo disso, a EFF apelou à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) para simplesmente exigir que todos os provedores de banda larga prestem serviços em uma grande cidade com densidade populacional de mais de 1.000 pessoas por milha quadrada para fornecer fibra a todos como condição para fazer negócios em o Estado. É contra a lei estadual para discriminar com base na condição sócio-econômica e as provas está chegando em que a fibra vai de alta renda e pular bairros de baixa renda. Na verdade, dado que a renda pode servir como um proxy para a raça, estudos recentes mostram que os bairros negros estão sendo ignorados pela fibra no condado de Los Angelese o acesso de alta velocidade está sendo implantado de forma discriminatória em Oakland, que coincide com o antigo redlining que ocorreu com a habitação.
A lei estadual da Califórnia já deixa claro que você não tem permissão para lucrar com discriminação irracional, mas o regulador tem que fazer cumprir essas leis para que isso tenha importância. A FCC também pode resolver esse problema, mas só depois de reverter a desregulamentação federal ocorrida em 2017, quando revogou a neutralidade da rede como parte da Ordem de Restauração de Liberdade na Internet. Quando as operadoras de banda larga são obrigadas a operar de maneira não discriminatória (conforme exigido se as tratarmos como operadoras comuns), é muito mais do que neutralidade da rede, trata-se de como elas fornecem infraestrutura de acesso ao público também. Até então, caberá aos governos estaduais e locais tratar desse problema.

continua...​

 
Membro conhecido
Oct
573
296

Localismo em banda larga e investimentos em fibra será a forma que nós obtemos 21 st Acesso século a todas as pessoas​

Se as grandes operadoras nacionais estão mal equipadas para enfrentar o desafio da sociedade de conectar todos a um acesso robusto e pronto para o século 21 à Internet, então precisamos explorar nossas alternativas e repensar a abordagem do governo. A maior promessa parece vir de entidades públicas e privadas menores, de propriedade local, que podem assumir investimentos pacientes de longo prazo sem estarem sujeitas às expectativas de lucro rápido de Wall Street. Essas entidades estão implantando fibra em que as transportadoras nacionais há muito tempo ignorado e está construindo a 21 st século em áreas previamente deixados para trás, como uma entrega de fibra Missouri cooperativa Estados fibra óptica até casa a uma densidade de apenas 2,5 pessoas por milha quadrada ou ojoint venture entre a Alabama Power (a concessionária de eletricidade do estado) e a C-Spire do Mississippi para fornecer fibra para residências em todo o estado do Alabama.
Novos modelos de entrega de acesso estão provando sucesso, como a fibra de acesso aberto para várias cidades de Utah, que reduziu tanto a barreira de entrada que mais de uma dúzia de pequenas empresas podem vender serviços de banda larga na rede pública. Quando a pandemia atingiu, a rede continuou a se expandir dentro do estado com novas cidades sendo anunciadas regularmente conforme a necessidade de acesso de alta velocidade explodiu. E em lugares onde a fibra já foi construída, oportunidades extraordinárias estão disponíveis para ajudar famílias de baixa renda, como a oferta gratuita de Internet de 100/100 mbps de 10 anos de Chattanooga com apenas US $ 2,50 por aluno por mês em doações de caridade .
Se a sua comunidade construir uma rede altamente eficiente à prova do futuro, coisas como acesso gratuito à Internet verificado em sua biblioteca local com um pouco de apoio do governo se tornam viáveis, fazendo com que cada comunidade comece a descobrir como eles vão conseguir isso por si mesmas porque no ano 2020 deve estar claro que os grandes ISPs nacionais não virão. Nesse sentido, a EFF apoiará a legislação da Califórnia, SB 4, que permitiria às comunidades locais investir mais de 1 bilhão de dólares em redes públicas por meio de títulos. E continuaremos a apoiar uma solução nacional, conforme proposto pela Internet Acessível para Todos, Acessível para Todos, Whip Majority Whip James Clyburn, que estabelece um programa de fibra universal que eliminaria completamente a exclusão digital para esta geração e a próxima. A legislação federal já foi aprovada na Câmara dos Representantes, mas não foi considerada pela maioria no Senado dos Estados Unidos. Esperamos, dado que a banda larga é tão importante quanto água e eletricidade hoje, que o Senado avance em um pacote de infraestrutura de banda larga nacional em 2021. A única razão pela qual a exclusão digital permanece em 2020 é porque muitos no governo intencionalmente permitiram que continuasse .
Este artigo faz parte da nossa série Year in Review. Leia outros artigos sobre a luta pelos direitos digitais em 2020 .

Comentários dos Colaboradores do Fórum Open DTV:


Monty Solomon postou:


Esses caras da EFF são um tanto esquisitos, IMO. Instalar fibra em todas as casas, em um país como os EUA, é simplesmente caro demais. Em locais de alta densidade, com certeza. E mesmo assim, todos os ISPs que começaram dessa forma, com muito alarde e exagero sobre seu serviço de fibra óptica, acabaram interrompendo suas implantações de FTTH. Já vimos essa história se repetir muitas vezes.

Instalar fibra em todas as residências é a maneira mais cara de implantar banda larga. Esse é o único problema. Artigos que apregoam as vantagens técnicas do serviço de fibra óptica erram completamente o alvo. Acaba soando como uma longa lista de banalidades que todos conhecemos.

Uma maneira de contornar isso é 5G fixo, pelo menos a partir de agora.

E duvido que os EUA tenham a Internet "mais lenta" entre os países desenvolvidos. Para as pessoas que não moram nos bairros, é possível obter serviço de 1 Gb / s para residências, nos EUA, a preços acessíveis. Com cabo ou serviço de Internet FiOS. Isso dificilmente acontece, na maioria dos outros países, e certamente não na UE. Quando esses artigos chamam a atenção, eles invariavelmente gostam de comparar os EUA com lugares como a Coreia do Sul ou Hong Kong. Super alta densidade. Venha agora.

O artigo faz parecer que o objetivo deveria ser que o governo dos EUA jogue o dinheiro dos contribuintes na forma mais cara de implantar a banda larga. Não é assim que funciona aqui. Além disso, os ISPs individuais estão, de fato, implantando fibra em sua infraestrutura central. Mas não todo o caminho até cada cabana de madeira no meio das Montanhas Rochosas. Este país não é Hong Kong, ou mesmo uma grande Nova York.

Se o contribuinte tiver que pagar pelo serviço de banda larga para famílias de baixa renda, então é responsabilidade do governo, que administra esses programas, encontrar as maneiras mais econômicas de gastar esse dinheiro do contribuinte. Não é a maneira MENOS econômica.

Bert

Nosso comentário

Pela extensão territorial brasileira, o caminho a ser seguido deve se espelhar ao exemplo americano.

Referências

opendtv Digest Tue, 29 Dec 2020 Volume: 07 Issue: 147

 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
831
592
Embora tenham ocorrido avanços nas velocidades de download nacionais devido a algumas mudanças na indústria de cabo, os sistemas híbridos de fibra / cabo coaxial ainda não oferecem velocidades de upload robustas. Na verdade, durante a pandemia, quando a demanda por acesso à banda larga é extremamente alta, os sistemas a cabo não funcionaram.

A materia original é de 2020 e falava do cabo ficando para tras. Hoje, em 2022, os EUA ja começam a implementar novas versoes de rede HFC (rede hibrida de fibra e cabo coaxial) com tecnologia Docsis 4.0, que permitem conexoes unicas de ate 10 Gbps download e 6 Gbps upload, possibilitando assim conexoes totalmente assimetricas em valores mais baixos (tipo conexao de 2 Gbps down e 2 Gbps up)...

Sempre que surgem essas vozes de "os deuses nos acudam!!!", a tecnologia encontra uma forma de dar a volta por cima.

(materia sobre isso reproduzida na proxima mensagem)
 
Membro conhecido
Aug
831
592

Comcast lança serviço de internet de 2 Gbps nos EUA


É um precursor do lançamento de 10 Gbps
da empresa no próximo ano.


Após quase dois anos de testes, a Comcast está a um passo mais próximo de oferecer velocidades simétricas multi-giga por cabo. Esta semana, a empresa iniciou uma nova implantação que permitirá que mais de 50 milhões de lares norte-americanos acessem seu novo serviço de 2 Gbps até o final de 2025. 34 cidades em todo o país antes do final do ano, com lançamentos iniciais já em andamento em Augusta, Colorado Springs, Panama City Beach e Filadélfia.

Mesmo se você não assinar o novo serviço Gigabit 2x, verá uma melhoria nas velocidades de upload. Por exemplo, em Colorado Springs, a Comcast diz que algumas instalações oferecem velocidades de upload até 10 vezes mais rápidas do que era possível anteriormente. O plano Gigabit 2x inicialmente limitará os clientes a fazer upload de arquivos a 200Mbps. No entanto, a partir de 2023, velocidades simétricas multi-giga serão possíveis, graças a uma tecnologia chamada DOCSIS 4.0.

A Comcast tem feito a transição para o padrão nos últimos anos. Quando esse trabalho estiver concluído, ele terá a rede para oferecer velocidades de download de 10 Gbps e velocidades de upload de 6 Gbps na mesma conexão. Por sua vez, isso permitiria fornecer velocidades simétricas em muitos de seus pacotes de cabos. Essa é uma área em que o cabo historicamente ficou para trás em comparação com a internet de fibra óptica.


[Engadget]

.
 
Membro conhecido
Oct
573
296
Starlink, solucão definitiva para a banda Larga?

Assistam ao vídeo sobre o Sistema de Satélites Starlink e detalhes da antena doméstica, capaz de rastrear a órbita de um satélite, sem a necessidade de movimento controlado por servomecanismos complexos:


As antenas "micro strip", montadas dentro de circuitos impressos, são usadas há décadas, tanto para a comunicação via microondas como em telefonia celular.

Quando você viaja de carro na estrada, as antenas das repetidoras são fixas e o carro, naturalmente, é móvel.
Com o Sistema Starlink acontece exatamente ao contrário: os satélites repetidores são extremamente velozes e as antenas domésticas são quase fixas, tal qual um girassol.

O vídeo está em inglês, mas pode ser traduzido para o português com as ferramentas do Youtube.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
831
592
Starlink, solucão definitiva para a banda Larga?


Eu sequer entendo POR QUE que alguem consideraria o Starlink uma "solucao definitiva"?

O sistema é caro, pois usa satelites... Como pode ser "definitiva" uma coisa que custa muito mais caro que qualquer outra forma de internet fixa banda larga?...

Se ate a tv por satelite (DTH) está perdendo a popularidade...

É apenas uma solucao para atingir areas remotas e olhe lá...

.
 
Membro conhecido
Aug
831
592
Que fim levou? Perdeu a corrida para o sistema Starlink?


Existem alguns projetos em andamento, todos em fase de estudos ou prototipos, como o franco-italiano Stratobus (da Thales Alenia Space). Cerca de metade sao projetos com finalidade militar (como vigilancia). Imaginado como um veiculo de 150m de comprimento, inicialmente o projeto Stratobus previa testes com um prototipo menor (em torno dos 50 a 60m) em 2020, mas na ultima vez que eu ouvi sobre ele, os testes com o prototipo estavam planejados para 2024 ou 2025.

Ja em uma suposta corrida no campo de telecomunicacoes, o dinheiro e determinacao de Elon Musk falaram bem mais alto e a Starlink é uma realidade.

.
 
Última edição:
Top