Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

“O olho humano consegue ver 8K?

Membro conhecido
Oct
580
303
“O olho humano consegue ver 8K?

tradução automática

"Tecnicamente, sim, pode, mas a diferença será muito sutil, na melhor das hipóteses.

"Como explicamos muitas vezes com TVs 4K, há um ponto de retornos decrescentes quando se trata de resolução. O olho humano só consegue ver alguns detalhes, e pixels extras além do que você pode discernir são basicamente desperdiçados. Para obter qualquer coisa, de resoluções mais altas e seus pixels proporcionalmente menores, você precisa sentar mais perto, comprar uma TV maior ou ambos."

Há algum tempo escrevi um programa simples para ajudar a contar a história. De acordo com o que lemos, a melhor resolução que humanos com visão 20/20 podem ver é algo entre 1 e 2 minutos de arco. Se os pixels na tela estiverem tão próximos ou mais próximos, aumentar o número de pixels não ajudará. (E pode doer se os pixels menores não puderem ser tão brilhantes.)

Então, para colocar isso de uma forma que possamos digerir, vamos usar 1 minuto de arco como a separação máxima necessária e usarei 12 pés, 3,7 metros, como a distância de visualização da tela da TV. Isso deveria ser próximo o suficiente para ser o pior caso, para telas de TV enormes, certo? A proporção é de 1,77:1 em todos os casos.

Medição diagonal: 150"

Separação de pixels de 8K a 12': 0,41 min de arco
Separação de pixels 4K a 12': 0,82 arcmin
Separação de pixels de 2K em 12': 1,63 arcmin

É muito difícil justificar 8K, eu diria. É uma tela grande e bem próxima do visualizador. Pode até estar perto o suficiente para causar náusea. Parece que 4K é mais que suficiente. E é isso que os cinemas usam, então os resultados parecem bastante credíveis.


Bert

Fonte:

mais:
 
Membro conhecido
Jun
609
354
@Jonas Paulo Negreiros espero que com isso, as fabricantes de smartTVs parem de querer se preocupar com resolução de tela e ofereçam melhor e maior oferta de conteúdo de canais lineares FAST e programação on demand nos seus apps nativos. Por exemplo, eu sei que o foco da Samsung TV Plus aqui na Pindorama é oferecer conteúdo na última flor do Lácio, mas custa para eles oferecer algo como o Binge Korea que a LG Channels oferece desde o ano passado??? Garanto que aqui teríamos mais público para o Inkigayo da SBS, por exemplo, do que para o BR in TV (até porque conteúdo agro também tem no NEW Brasil e sertanejo na TV Aparecida).
Desculpa a sinceridade @Pierre Leclerc . Bem, @RAJSHENN22 , @Thiago Santos e @sanddf , vcs concordam comigo, né?
 
Membro ativo
Jun
108
146
@Jonas Paulo Negreiros espero que com isso, as fabricantes de smartTVs parem de querer se preocupar com resolução de tela e ofereçam melhor e maior oferta de conteúdo de canais lineares FAST e programação on demand nos seus apps nativos. Por exemplo, eu sei que o foco da Samsung TV Plus aqui na Pindorama é oferecer conteúdo na última flor do Lácio, mas custa para eles oferecer algo como o Binge Korea que a LG Channels oferece desde o ano passado??? Garanto que aqui teríamos mais público para o Inkigayo da SBS, por exemplo, do que para o BR in TV (até porque conteúdo agro também tem no NEW Brasil e sertanejo na TV Aparecida).
Desculpa a sinceridade @Pierre Leclerc . Bem, @RAJSHENN22 , @Thiago Santos e @sanddf , vcs concordam comigo, né?
8K? o olho humano dificilmente perceberá diferenças além do Full HD. É plenamente possível ter um televisor Full HD [a The Frame de 32" da Samsung] superior ao Crystal UHD da mesma marca, que é 4K. O que vai determinar a qualidade imagem é o refino técnico e os ganhos tecnológicos em cima de telas LCD como a adição de filtros de nanocristais [QLED/Nanocell] e sistemas locais de iluminação [Mini-LED].

Quanto ao conteúdo, eu gostaria de saber se a TCL tem canais FAST.Eu ainda não entendi aquele sistema deles no TCL Channel e nem sei qual lista de canais eles oferecem... O que determinou minha escolha pela The Frame da Samsung foi o QLED associado ao Samsung TV Plus.

Respondendo à essa questão, eu serei franco: ainda não existe uma gestão que eu considere perfeita na área de canais FAST's entre as fabricantes de televisores. A LG Channels peca em não atualizar sua grade e nem oferecer canais nacionais, além de oferecer muita "tranquera" [pra que o canal USA Today em inglês e não ter a CNN Brasil por exemplo?]. Já a Samsung peca em não oferecer canais de filmes do PlutoTV, te obrigando a abrir o aplicativo toda vez que tiver interesse em algo do catálogo. E ainda temos a Toshiba/Hisense correndo por fora, o Vidaa TV deu um baita salto, mas poderia ter mais canais nacionais...
 
Membro conhecido
Aug
1,201
1,692
“O olho humano consegue ver 8K?

tradução automática

"Tecnicamente, sim, pode, mas a diferença será muito sutil, na melhor das hipóteses.

"Como explicamos muitas vezes com TVs 4K, há um ponto de retornos decrescentes quando se trata de resolução. O olho humano só consegue ver alguns detalhes, e pixels extras além do que você pode discernir são basicamente desperdiçados. Para obter qualquer coisa, de resoluções mais altas e seus pixels proporcionalmente menores, você precisa sentar mais perto, comprar uma TV maior ou ambos."

Há algum tempo escrevi um programa simples para ajudar a contar a história. De acordo com o que lemos, a melhor resolução que humanos com visão 20/20 podem ver é algo entre 1 e 2 minutos de arco. Se os pixels na tela estiverem tão próximos ou mais próximos, aumentar o número de pixels não ajudará. (E pode doer se os pixels menores não puderem ser tão brilhantes.)

Então, para colocar isso de uma forma que possamos digerir, vamos usar 1 minuto de arco como a separação máxima necessária e usarei 12 pés, 3,7 metros, como a distância de visualização da tela da TV. Isso deveria ser próximo o suficiente para ser o pior caso, para telas de TV enormes, certo? A proporção é de 1,77:1 em todos os casos.

Medição diagonal: 150"

Separação de pixels de 8K a 12': 0,41 min de arco
Separação de pixels 4K a 12': 0,82 arcmin
Separação de pixels de 2K em 12': 1,63 arcmin

É muito difícil justificar 8K, eu diria. É uma tela grande e bem próxima do visualizador. Pode até estar perto o suficiente para causar náusea. Parece que 4K é mais que suficiente. E é isso que os cinemas usam, então os resultados parecem bastante credíveis.


Bert

Fonte:

mais:
entendo que o objetivo principal de ter uma tela 8k é o poder de entregar o máximo do que for captado em resoluções inferiores e transmitir uma noção de profundidade que a tela 4k não consegue com conteudos nativos em 4k.
Interessante terem citado que as telas de cinema estarem limitadas ao 4k. Sinto uma nítida deficiencia na qualidade de imagem atual dos filmes porque temos a referencia do 4k em telas até 65 pol que fica parecendo melhor que das projeções nos cinemas. Sabe aquela tenue linha esbranquecida no contorno das pessoas e objetos???!!! incomoda muito.
Em telas gigantes como do IMAX então fica muito claro que necessita de captação em resoluções superiores.
Resumo:- quer ver o melhor de uma captação full HD então use uma tela 4k, o melhor do 4k use uma 8k, Profundidade quase 3D sem objetos pulando da tela somente em telas com máxima resolução e qto a proporção fico desconfortável com o 16X9 em telas acima de 55 pol, prefiro a 1.85.1 usada na maioria dos titulos da Amazon.
Torcendo para que tenhamos eventos ao vivo em 8k na Olímpiadas de Paris, mesmo que seja somente para os japoneses e coreanos e aí o material fique disponível no you tube.
Lógico que tudo isso é um luxo, não uma necessidade pq custa caro.
 
Membro conhecido
Feb
1,430
1,700
entendo que o objetivo principal de ter uma tela 8k é o poder de entregar o máximo do que for captado em resoluções inferiores e transmitir uma noção de profundidade que a tela 4k não consegue com conteudos nativos em 4k.
Interessante terem citado que as telas de cinema estarem limitadas ao 4k. Sinto uma nítida deficiencia na qualidade de imagem atual dos filmes porque temos a referencia do 4k em telas até 65 pol que fica parecendo melhor que das projeções nos cinemas. Sabe aquela tenue linha esbranquecida no contorno das pessoas e objetos???!!! incomoda muito.
Em telas gigantes como do IMAX então fica muito claro que necessita de captação em resoluções superiores.
Resumo:- quer ver o melhor de uma captação full HD então use uma tela 4k, o melhor do 4k use uma 8k, Profundidade quase 3D sem objetos pulando da tela somente em telas com máxima resolução e qto a proporção fico desconfortável com o 16X9 em telas acima de 55 pol, prefiro a 1.85.1 usada na maioria dos titulos da Amazon.
Torcendo para que tenhamos eventos ao vivo em 8k na Olímpiadas de Paris, mesmo que seja somente para os japoneses e coreanos e aí o material fique disponível no you tube.
Lógico que tudo isso é um luxo, não uma necessidade pq custa caro.
Li uma matéria no ano passado a respeito das Olímpiadas de Paris e quanto a captação das imagens por emissoras daquele país. Mas não consigo lembrar, nesse momento, qual será o modo: em 4K ou 8K. E por aqui, torcer para que a Cazé TV utilize a melhor solução possível.
 
Membro conhecido
Oct
580
303
Sabe aquela tenue linha esbranquecida no contorno das pessoas e objetos???!!! incomoda muito.
Em telas gigantes como do IMAX então fica muito claro que necessita de captação em resoluções superiores.
Resumo:- quer ver o melhor de uma captação full HD então use uma tela 4k, o melhor do 4k use uma 8k, Profundidade quase 3D sem objetos pulando da tela somente em telas com máxima resolução e qto a proporção fico desconfortável com o 16X9 em telas acima de 55 pol, prefiro a 1.85.1 usada na maioria dos titulos da Amazon.
Torcendo para que tenhamos eventos ao vivo em 8k na Olímpiadas de Paris, mesmo que seja somente para os japoneses e coreanos e aí o material fique disponível no you tube.
Lógico que tudo isso é um luxo, não uma necessidade pq custa caro.
Pois é, Juca
A questão do contorno luminoso é um problema ainda não resolvido. Como as imagens capturadas pelas cameras seguem um padrão de varredura ordenado em linhas, ocorre uma variação abrupta na amplitude do sinal luminoso, quer por mudança de foco, brilho ou cor.
Quem sabe, no futuro, a captura dos pontos que compõem as imagens poderá ser obtida por um padrão pseudo randômico. (falsamente aleatório). Essa estratégia poderá resolver o problema dos contornos,mas demandará um absurdo aumento de emissão de dados. Lembre-se que TV atual usa técnicas estatísticas de compactação de dados, as quais, por mais bem elaboradas que sejam, "desnaturalizam" a qualidade de imagem.
De minha parte, penso que a reduzida gama de cores exibidas pelas modernas telas planas é um problema prioritário.
A Canon é a Toshiba desenvolveram em conjunto as telas SED, as quais reproduzem cores mais naturais, mas por disputas de patentes ou questões energéticas, o projeto foi engavetado.
 
Top