Philips, 100 anos de Brasil
A Philips começou no Brasil no Rio de Janeiro. Instalou-se em S.Paulo durante a construção do Viaduto do Chá, quando os diretores da empresa observaram as oportunidades que mercado paulista oferecia.
A Philips operou vários anos na Vila Maria, Capital de São Paulo. Depois expandiu-se para Capuava, Guarulhos, São José dos Campos, Recife e finalmente Manaus.
Durante esses 100 anos, foram desenvolvidos e produzidos pela Empresa uma infinidade de modelos lâmpadas para uso doméstico, industrial, comercial e automotivo, Raios-X Rotalix, Barbeador Philishave, Mini Gerador Stirling, Gravador Cassette, Câmera Plumbicon, Gravador de Vídeo Tape Doméstico, Vídeo Disco LASER, Compact Digital Disc, Aparelhos de Eletromedicina, etc. A Philips tem um centro de pesquisas e desenvolvimento na Holanda, no qual, nos tempos áureos, destinava 10% do faturamento global para criação de novos produtos.
Trabalhei na prestigiosa Empresa em Guarulhos, quando ela fazia 50 anos de Brasil. Para comemorar a data, lançaram o primeiro televisor totalmente transistorizado (exceto o cinescópio...) com o chassis L-5, conhecido também como L-50.
Bons tempos...