HDTV Rondônia

Destaques do momento

Reprodução em outro trópico:
3 de Dezembro de 2025
CCT aprova 20 outorgas de emissoras de rádio e TV no país
As outorgas são para emissoras de rádio FM e televisão da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou 20 pedidos de concessão e renovação de outorga para emissoras de rádio e de TV no Rio Grande do Sul, Maranhão, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Os pedidos, que tramitam como projetos de decreto legislativo (PDLs), vão à promulgação pela Presidência do Senado.

Imagem-Senado-aprovacao-de-outorgas.jpeg

Comissão aprovou pedidos de concessão e renovação em sete estados, na maior parte para rádios comunitárias / Foto:
Andressa Anholete/Agência Senado
A maioria dos pedidos aprovados são de rádios comunitárias, que são emissoras sem fins lucrativos, com alcance restrito a determinada comunidade e destinadas a integrar seus frequentadores e divulgar informações úteis. Nesses casos, a outorga ou renovação se dá por meio de autorização, que não exige licitação e pode ser revogada a qualquer tempo, sem indenização.

Quatro projetos aprovados tratam de outorga ou renovação para serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM). O PDL 556/2025 trata de outorga para serviço de radiodifusão em onda média no município de Campo Formoso (BA). Nesses casos, a modalidade de outorga é a permissão — que também permite revogação a qualquer tempo sem indenização, mas exige licitação.

Apenas um projeto aprovado (PDL 159/2024) trata de outorga de radiodifusão de sons e imagens (televisão), no município de Porto Alegre (RS). Nesse caso, a modalidade de outorga é a concessão, que exige licitação e possui prazo determinado, ou seja, pode ser extinta apenas nas hipóteses previstas em lei.

Outorgas de emissoras de rádio

Solicitante

Local

Relator

Modalidade

Tipo

Associação de Desenvolvimento Artístico, Cultural e Social Cidade (PDL 1018/2021)General Salgado (SP)Confúcio MouraRenovaçãoAutorização
Televisão Diamante Ltda. (PDL 159/2024)Porto Alegre (RS)Hamilton MourãoOutorgaConcessão
Difusora Natureza FM Ltda. (PDL 291/2022)Teodoro Sampaio (SP)Astronauta Marcos PontesOutorgaPermissão
Associação de Moradores de Cacaulândia (PDL 298/2019)Cacaulândia (RO)Confúcio MouraOutorgaAutorização
Associação Cultural Comunitária (PDL 299/2023)Duartina (SP)Izalci LucasRenovaçãoAutorização
Associação de Rádio Comunitária Transamazônica FM (PDL 355/2019)Porto Velho (RO)Confúcio MouraRenovaçãoAutorização
Associação dos Produtores Rurais do Povoado Maracujá (PDL 377/2023)Aldeias Altas (MA)Efraim FilhoOutorgaAutorização
Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Carmópolis de Minas (PDL 432/2022)Carmópolis de Minas (MG)Chico RodriguesRenovaçãoAutorização
Fundação Jaboticabal de Radiodifusão Educativa (PDL 436/2023)Jaboticabal (SP)Astronauta Marcos PontesOutorgaPermissão
Município de Avaré (PDL 438/2023)Avaré (SP)Astronauta Marcos PontesOutorgaPermissão
Associação Amigos de Campo Bom (PDL 440/2023)Campo Bom (RS)Hamilton MourãoRenovaçãoAutorização
Associação Comunitária de Radiodifusão Cultural do Bairro Extrema (PDL 473/2023)Grajaú (MA)Efraim FilhoOutorgaAutorização
Associação Comunitária Cultural Pampiana (PDL 474/2021)Vila Nova do Sul (RS)Hamilton MourãoRenovaçãoAutorização
Rádio Barretos Ltda. (PDL 475/2023)Barretos (SP)Astronauta Marcos PontesRenovaçãoPermissão
Fundação Cultural e Comunitária Luminense (PDL 520/2021)Paço do Lumiar (MA)WevertonRenovaçãoAutorização
Associação Pró Cidadania – APC (PDL 757/2021)Guaxupé (MG)Chico RodriguesRenovaçãoAutorização
Associação Unidos Para Comunicação Boa Nova (PDL 796/2021)Pancas (ES)Chico RodriguesRenovaçãoAutorização
Associação de Rádio Comunicação Comunitária Lafaiete (PDL 946/2021)Conselheiro Lafaiete (MG)Chico RodriguesRenovaçãoAutorização
Fundação Cultural e Comunitária Rio Novo (PDL 95/2024)Paulino Neves (MA)Efraim FilhoRenovaçãoAutorização
Sistema de Comunicação da Região Sisaleira Ltda. (PDL 556/2025)Campo Formoso (BA)Efraim FilhoOutorgaPermissão
Os senadores aprovaram também requerimentos de informações, dirigidos ao Ministério das Comunicações, a respeito de quatro pedidos de outorga:

  • PDL 655/2021, que renova a autorização outorgada à Associação Comunitária e Ecológica de Ouro Preto (MG) para serviço de radiodifusão comunitária;
  • PDL 807/2021, que renova a autorização outorgada à Associação Sete-Lagoana de Entidades Assistenciais e Rádio Comunitária para serviço de radiodifusão comunitária em Sete Lagoas (MG);
  • PDL 798/2021, que renova a autorização outorgada à Associação dos Movimentos Populares de Diamantina para serviço de radiodifusão comunitária em Diamantina (MG);
  • PDL 997/2021, que renova a autorização outorgada à Associação Bocaiuvense pela Cidadania (ABC) para serviço de radiodifusão comunitária em Bocaiúva (MG).
Esses pedidos de informações acontecem quando os senadores sentem falta de dados específicos e dos critérios usados nos processos de outorga.

Com Agência Senado
 
Rede amazonica de Jí Paraná e de Ariquemes tem telejornal a noite JRO 2ª edição falta cacoal Vilhena e guardará mirim prometeram instalar mini geradoras em rolim de moura e jaru
 
Rede amazonica de Jí Paraná e de Ariquemes tem telejornal a noite JRO 2ª edição falta cacoal Vilhena e guardará mirim prometeram instalar mini geradoras em rolim de moura e jaru
Em Cacoal Imagem dessa emissora está horrível, quando há movimentos rápidos imagem borra, derrete imagem, conseguio acabar com canal, que antes era top de linha.
 
Em Cacoal Imagem dessa emissora está horrível, quando há movimentos rápidos imagem borra, derrete imagem, conseguio acabar com canal, que antes era top de linha.
Quais canais de TV tem em cacoal e tem programação local?
 

Diário Oficial da União


Publicado em: 15/04/2026 | Edição: 71 | Seção: 1 | Página: 22

Órgão: Ministério das Comunicações/Secretaria de Radiodifusão

PORTARIA MCOM Nº 22.505, DE 14 DE ABRIL DE 2026

O SECRETÁRIO DE RADIODIFUSÃO, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo art. 434 da Portaria de consolidação GM/MCOM nº 1, de 02 de junho de 2023, resolve:

Art. 1° Aprovar a numeração dos canais virtuais para utilização pela Empresa Brasil de Comunicação - EBC, CNPJ nº 09.168.704/0001-42, consignatária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, nas seguintes localidades:
UF
MUNICÍPIO
CANAL VIRTUAL AUTORIZADO
AM
Amaturá
1
AM
Anamã
1
AM
Beruri
1
AM
Benjamin Constant
1
AM
Borba
1
AM
Carauari
1
AM
Codajás
1
AM
Pauini
1
AM
Santo Antônio do Içá
1
AM
São Paulo de Olivença
1
AP
Laranjal do Jari
1
CE
Iguatu
1
GO
Mineiros
1
MA
Bacabal
1
MA
Caxias
1
MA
Imperatriz
1
MA
Santa Inês
1
MG
Divinópolis
1
MG
Juiz de Fora
1
MS
Campo Grande
1
MT
Rondonópolis
1
MT
Sapezal
1
PA
Parauapebas
1
PB
Campina Grande
1
PR
Assis Chateaubriand
1
PR
Curitiba
1
PR
Marechal Cândido Rondon
1
PR
Maringá
1
RJ
Campos dos Goytacazes
1
RO
Ji-Paraná
1
RS
Pelotas
1
SC
Itajaí
1
SE
Lagarto
1
SP
Piracicaba
1
SP
Santa Bárbara D'Oeste
1
SP
São José do Rio Preto
1
SP
Taubaté
1
TO
Araguaína
1

Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
WILSON DINIZ WELLISCH

via @juniorlimardf no HDTV Imperatriz MA.
Canais autorizados no interior para EBC (TV Brasil) com canal virtual 1.x.
 
PORTARIA MCOM Nº 22.304, DE 31 DE MARÇO DE 2026

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das suas atribuições, considerando o disposto no Decreto nº 5.371, de 17 de fevereiro de 2005, que aprovou o Regulamento do Serviço de Retransmissão de Televisão e do Serviço de Repetição de Televisão, ancilares ao Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, o art. 498 e ss. da Portaria de Consolidação GM/MCom nº 1, de 2 de junho de 2023, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo nº 53115.027409/2025-17, resolve:

Art. 1º Transferir a autorização outorgada ao Sistema Nativa de Comunicações Ltda, inscrito no CNPJ nº 92.560.333/0001-93, por meio da Portaria nº 4162, de 14 de agosto de 2018, publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de agosto de 2018, para a Rede Brasileira de Comunicação Ltda, inscrita no CNPJ nº 25.325.182/0001-00, que fica autorizada a executar, por prazo indeterminado, o serviço de retransmissão de televisão, ancilar ao serviço de radiodifusão de sons e imagens, com utilização do canal 33 (trinta e três), digital, em caráter secundário, no município de Porto Velho, estado de Rondônia.

Art. 2º A autorização transferida tem caráter precário e objetiva retransmitir os sinais provenientes da pessoa jurídica geradora da programação básica, Guarani Radiodifusão Ltda, inscrita no CNPJ nº 09.120.878/0001-35, detentora da concessão do serviço de radiodifusão de sons e imagens, cuja concessão foi outorgada por meio do Decreto nº 11, de 28 de agosto de 2013, publicado no Diário Oficial da União de 29 de agosto de 2013, para execução do serviço no município de Caldas Novas, estado de Goiás.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FREDERICO DE SIQUEIRA FILHO
 
Back
Top