HDTV Piauí

Membro conhecido
Mar
5,707
13,570
e) Sinalização da TV Lupa 1 (TV A Critica) para chegar em Pedro II e planejada em Parnaíba em março.

1. Em Pedro II, as 6 outorgas de RTVD já estão sendo utilizadas. O único canal vago no Plano Básico de Pedro II é o 26D de Caráter Primário, reservado à Rede Clube.

2. Em Parnaíba, tem a outorga da Rede Super, e não se sabe se a emissora irá de fato utilizá-la para retransmitir o seu sinal, haja vista que raramente ativam retransmissoras. Ademais, no Plano Básico de Parnaíba existem os canais vagos 47, 48 (ambos na classe A) e 20 (nas classes C e B) para futuras outorgas de RTVD.

Assim, é provável que a TV Lupa 1 opere sem nenhuma autorização em Pedro II - e em Parnaíba opere na outorga da Rede Super, ou então também sem nenhuma autorização, em um dos canais vagos.

Membro conhecido
Dec
263
464
De onde tirou a informação de que a TV Lupa 1 terá sinal em Pedro II e Parnaíba em março de 2025?

Inclusão do PNO.

Só um adendo: Em PHB não é nada certo o uso da outorga da Fundação Ipanema (usada pela a Rede Super de Televisão no país a fora).
Não será feito o uso do spectrum sem autorização. Já basta o que aconteceu na cidade de Piripiri recentemente.

Membro conhecido
Dec
263
464
Há dois canais analógico ativos em PIRACURUCA, Canal 12 - Antena 10, Canal 36 - TV Meio
Não há sinal digital ativo da TV Cidade Verde.

Supervisionar os equipamentos de retransmissão de sinal digital aberto numa cidade não é tarefa fácil. Ou tem sinal ou não tem. Diferente do analógico, que o velho transmissor vai funcionando aos trancos e barrancos, isso não é possível com o transmissor digital.
- Surpreso com essa noticia que o sinal digital do 5.1 da TV Cidade Verde não esteja no ar na nossa querida Piracuruca.
Já até imagino os motivos: Transmissor dentro de uma abrigo sem ar condicionado ou LNB da parabólica de recepção não está alinhada, queimada, etc.

D

Deleted member 8365

Guest
Eu acho PIRACURUCA simplesmente um nome LINDO!!! QUERIA QUE MINHA RUA TIVESSE ESSE NOME!!!

Quer dizer o quê, "peixe sapo"? (Já que "pirá" é "peixe" e "kuruka" é "sapo" em tupi antigo...)

Membro conhecido
Mar
5,707
13,570
Eu acho PIRACURUCA simplesmente um nome LINDO!!! QUERIA QUE MINHA RUA TIVESSE ESSE NOME!!!

Quer dizer o quê, "peixe sapo"? (Já que "pirá" é "peixe" e "kuruka" é "sapo" em tupi antigo...)

História do município de Piracuruca:

Piracuruca é um nome tupi que significa "peixe que ronca", e vem de pirá (peixe) e curuca (roncar ou resmungar).

D

Deleted member 8365

Guest
Ah é, fiz confusão.
"Sapo" em tupi é "kururu".
Sapo cururu, na beira do rio...
Minha memória da faculdade tá terrível ultimamente!!!

EDIT: o "coroca" da "velha coroca" é exatamente o "kuruk" do tupi: "velha resmungona".

D

Deleted member 8365

Guest
Curiosidade: Sapo em japonês é "kaeru" (quase parecido, apesar da distância entre Brasil e Japão).
Tem outra palavra que é bem parecida em tupi e japonês com o mesmo sentido, eu usaria ela (como está em tupi) para descrever o Alô Juca lá do nosso tópico favorito dessa seção...

Aliás, "raiz" é "apó" em tupi, como seria em japonês, né?

Última edição por um moderador:
Membro conhecido
Sep
5,239
7,010
Realizei o print da imagem nas cidades que vão ser expandidas em 2025, inclusive Paulistana (sim, pra quem mora fora de Piauí, existe esta cidade no Piauí e não fica em São Paulo!).​

Curiosamente o sinal digital deste canal em Parnaíba está fora do ar há meses
O canal é mencionado em só que admite que só em Picos que tem o sinal.​

Membro conhecido
Sep
4,417
4,770
Mariana Miranda Deixa A TV Meio E Vai Para TV Antena 10
Na última quinta-feira (02 de janeiro), a TV Antena 10, afiliada da Record no Piauí, anunciou mais um reforço na sua equipe de reportagem.

A jornalista Mariana Miranda, que estava no Grupo Meio de Comunicação há 8 anos, passa a fazer parte do time de repórteres da emissora piauiense. "Tem gente nova chegando por aqui! A jornalista Mariana Miranda é a nossa nova contratada. Ela fará parte da equipe de reportagens e produzirá grandes conteúdos para você de casa. Seja bem-vinda!", anunciou a Antena 10.

Agora, na equipe de reportagem do canal teresinense, ela levará as principais notícia do Estado, através de Reportagens e entradas ao vivo, para os telespectadores nos programas e telejornais da TV Antena 10, Record e Record News.

SOBRE MARIANA MIRANDA

Com bacharelado em Jornalismo e pós graduação em Marketing de Moda, a profissional estava no Grupo Meio de Comunicação há mais de 8 anos, onde foi produtora, repórter e apresentadora na TV Meio, e produtora, radialista e locutora na Rádio Boa FM.

Por: Allan Henrique/Fala Mais Online

Apr
52
87
Alguém sabe me informar se ainda tem aquele programa em que as cidades solicitam a instalação de canais uhf do governo federal? Acho que é Digitaliza Brasil ou algo do tipo. Um prefeito de uma cidade vizinha a Picos entrou em contato comigo pra saber como é que fazia pra colocar tv digital no município,e eu não soube responder

Membro conhecido
Nov
2,020
3,938

acho que não tem mais como novos municípios aderirem ao projeto, infelizmente. e isso dependia de algumas regras.

o digitaliza brasil agora só tá trabalhando com as estações que já estão instaladas e com a capacidade ociosa que restou dos canais para ativação.

se alguém quiser me corrigir, fique a vontade.