Tem a seguinte dúvida: a Manchete dava ver em dois canais 6 (Recife) e 13 (João Pessoa) na capital paraibana nas décadas de 80 e 90?
Umas das informações postadas (principalmente no Orkut e na Wikipédia) na década de 2000 e ficou por muitos anos como se fosse verdade, dizia que a Manchete teve sinal em João Pessoa em 1998 pelo Canal 24 até seu fim em 1999, virando TV! e depois RedeTV!. No entanto, alguns usuários diziam que nunca teve canal (apesar da Manchete ter ganho a concessão) como também pelo fato da TV O Norte ter retransmitido a rede no Canal 7 entre final de 1997 a início de 1998 (pois teriam dois canais com a mesma rede) e a MTV Brasil ser o único canal UHF na cidade e região (o primeiro na Paraíba) sintonizado no canal 32. Apesar disso, esse erro continua até hoje no site wiki:
pt.wikipedia.org
1º) Nos primeiros dias de 1987 foi possível ver a Manchete em 3 canais: 06 de Recife, 10 da TV O Norte e 13 do Sistema Correio.
2º) A Manchete ficou sem sinal oficial em João Pessoa após a TV Tambaú passar para o SBT e a TV O Norte preferir a Record, que ganhava a sua primeira afiliada no Nordeste. Depois que a Record fechou com a TV Correio, a TV O Norte se coligou à Manchete por menos de 60 dias e antes do Carnaval 98 passou a ser afiliada da Bandeirantes e a Manchete saiu de vez de João Pessoa.
3º) Essa lenda em torno do canal 24 UHF existe porque a RedeTV! solicitou esse canal no Ministério das Comunicações, mas nunca colocou no ar. Desconheço a informação de que esse canal foi concedido anteriormente à Manchete. Teoricamente seria possível usar o canal 2 em potência mediana. Outra informação a se considerar: o canal 14 UHF entrou em concorrência pública em 1997, mas a concessão só saiu em outubro de 2007! Essa concessão virou a TV Arapuan no ano seguinte e só assim, em junho de 2008, que o sinal da RedeTV! chegava à João Pessoa. A MTV chegou aqui em 24/05/1997 pelo canal 32 UHF, lembro bem dos meus primos descobrindo o canal e vendo os videoclipes pela TV. Lembro bem da Ivete Sangalo numa tarde de domingo.
4º) algo bastante curioso são as "ucronias televisivas paraibanas". A história da TV na Paraíba poderia ter sido muito diferente se...
Chateaubriand fez uma transmissão experimental de TV em João Pessoa durante um comício em 1952. Posteriormente, ele cogitou montar uma TV na capital paraibana, mas decidiu por montar em Campina Grande e assim nascia a TV Borborema.
Em 1975, o canal 7 foi concedido à Rádio Arapuan AM mas nunca entrou no ar.
Em 1978, a Globo solicitou a concessão de uma geradora no canal 10, mas a solicitação foi negada pelo Regime Militar.
Em 1982, o Governo da Paraíba tentou montar uma emissora de TV local e até comprou o equipamento. Só não foi ao ar porque ele veio com a codificação errada [PAL-SECAM].
A relação da Globo com a TV Borborema era tão boa que ela só não continuou como afiliada porque ela não investiu na expansão do sinal. Posteriormente, já como afiliada do SBT, ela teria tentado implantar uma repetidora em João Pessoa pra não dividir a cobertura com a TV Tambaú.
A TV Correio poderia ter entrado no ar em 1989 e se chamar TV João Pessoa. Por sua vez, a TV Tambaú quase se vinculou à Bandeirantes.