Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV Em Chapecó e Oeste Catarinense

Membro conhecido
Dec
446
888
Impossivel ter afiliadas locais desde o começo. Um canal como a band ocupa sozinha meio transponder e tem um custo bem elevado, eu arrisco chutar em torno de 300 mil reais mensais pra manter o sinal analógico. Emissoras locais poderiam pagar esse valor? Com a codificação DVBS2X e H265 no mesmo espaço dá pra colocar praticamente 10 canais, o que baixa o custo pra cerca de 30 mil mês, além disso os satélites tem limite.

A ida pra banca Ku só tem benefícios, teremos mais regionalização, maior capacidade de canais, melhor qualidade de imagem, custo extremamente reduzido para a distribuição dos sinais por parte das emissoras e consequentemente mais canais disponiveis ao usuário final.
As opções são essa ou as emissoras disligarem o sinal analógico e te deixar na mão das operadoras de TV por assinatura ou de recepção terrestre. Já que elas não tem obrigação nenhuma de manter o sinal analógico e se hoje todas decidirem desligar não há nada na legislação que possa impedir e consequentemente nínguém terá onde reclamar.

Façam suas escolhas.
 
Membro conhecido
Aug
2,114
2,494
A ida pra banca Ku só tem benefícios, teremos mais regionalização, maior capacidade de canais, melhor qualidade de imagem, custo extremamente reduzido para a distribuição dos sinais por parte das emissoras e consequentemente mais canais disponiveis ao usuário final.
As opções são essa ou as emissoras disligarem o sinal analógico e te deixar na mão das operadoras de TV por assinatura ou de recepção terrestre. Já que elas não tem obrigação nenhuma de manter o sinal analógico e se hoje todas decidirem desligar não há nada na legislação que possa impedir e consequentemente nínguém terá onde reclamar.

Façam suas escolhas.
Sobre a imagem e som, a TV Digital Terrestre tem mais qualidade, pelo menos atualmente, não sei depois, mas pra mim, a imagem fica muito mais definida e um áudio mais definido, já nos decoders e receptores, a qualidade não é a mesma, tipo tem um pouco de perda, digo isso por mim que sou exigente quanto a imagem e som. Sou mais TV Digital Terrestre, quem tiver com sinal disponível na cidade, faça bom proveito. Agora quem não tem, a Ku vai ajudar bastante sim, só tem que ter grana pra comprar o receptor que inicialmente vai ser absurdamente caro, pelo menos no começo. Mas é isso aí... Fora que na TV Digital Terrestre tem a vantagem de você não ficar sem sinal quando chove (embora acredito que na próxima geração da Ku possam resolver essa questão). Muitos vão falar, ah o apontamento foi mal feito, nem sempre, fui cliente sky, sinal ultrapassava 100%, chovia e caia do mesmo jeito! Enfim
 
Membro ativo
Sep
69
142
O maior problema da banda KU é a chuva sim, é igual rádio AM à noite, não tem o que fazer pois é a limitação da tecnologia. Sobre a compra de um receptor, se essa migração pra banda KU os canais forem totalmente LIVRES sem nenhuma codificação, qualquer receptor satelital pode ser usado, ou seja, até aquele receptor "SKY gato" que entre aspas não funciona poderá ser usado (isso desde que o sinal no satélite seja livre de qualquer bloqueio de codificação). E aqui no oeste é muito fácil achar esses aparelhos que para desbloqueio de operadora não funcionam, porém irão funcionar na migração KU. Se conseguir, a pessoa consegue até de graça o receptor, se tiver uma antena no telhado ótimo, só precisa do técnico. Então dependendo do caso o custo para a migração KU deverá ser barato.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
O maior problema da banda KU é a chuva sim, é igual rádio AM à noite, não tem o que fazer pois é a limitação da tecnologia. Sobre a compra de um receptor, se essa migração pra banda KU os canais forem totalmente LIVRES sem nenhuma codificação, qualquer receptor satelital pode ser usado, ou seja, até aquele receptor "SKY gato" que entre aspas não funciona poderá ser usado (isso desde que o sinal no satélite seja livre de qualquer bloqueio de codificação). E aqui no oeste é muito fácil achar esses aparelhos que para desbloqueio de operadora não funcionam, porém irão funcionar na migração KU. Se conseguir, a pessoa consegue até de graça o receptor, se tiver uma antena no telhado ótimo, só precisa do técnico. Então dependendo do caso o custo para a migração KU deverá sem barato.
Eu tive SKY e conheço esse problema com chuva sim, bastava nublar que alguns canias começavam a travar. Mas também tive OITV (DTH) e durante todos os anos apenas uma vez houve queda de sinal e bem rápida, isso numa situação de chuva torrencial extrema. Ou seja, depende de uma instalação bem feita.

Além de que mesmo com queda a disponibilidade do serviço é altissima, mais de que conexões de intrernet banda larga em grandes centros. São muito mais benefícios em comparação com os pequenos problemas.
 
Membro conhecido
Aug
1,303
1,456
Galera das cidades pequenas, desistam de TV aberta terrestre, aproveitem a migração das parabólicas para banda Ku e comprem sua antena e receptor. NSC, NDTV, SCC e TVBV vão disponibilizar seus sinais por satélite. Assim acabam as repetições infinitas das reclamações por aqui.

Entendam que TV aberta terrestre vai ficar cada vez mais restrito as cidades com retorno financeiro, quem está longe delas vai pra recepção por satélite.
Nem todos tem condições financeiras de comprar um receptor e uma antena de banda KU, Gastar 1000,00 para se comprar não é para qualquer um. Na questão de audiência, uma grande parte dela vem das cidades pequenas. Florianópolis tem 31 canais, todos em digital enquanto que tem cidades que tem 2 ou menos canais digitais. 2023 está logo aí e nenhuma emissora se mexeu ainda... Canal aberto é gratuito.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
Nem todos tem condições financeiras de comprar um receptor e uma antena de banda KU, Gastar 1000,00 para se comprar não é para qualquer um. Na questão de audiência, uma grande parte dela vem das cidades pequenas. Florianópolis tem 31 canais, todos em digital enquanto que tem cidades que tem 2 ou menos canais digitais. 2023 está logo aí e nenhuma emissora se mexeu ainda... Canal aberto é gratuito.
Florianópolis tem um maior numero de pessoas, então gastando muito pouco se levo o sinal pra muita gente, eu como dono de uma TV não gastaria em infraestrutura pra colocar o sinal numa cidade de 30, 40 ou 50 mil pessoas (eu só gastaria de um unico transmissor conseguisse abranger um raio que cobrisse mais de 100 mil telespectadores). Não é viável e a chache de alguma empresa dessa pequena cidade anunciar no canal é quase impossível. Quem anuncia é quem quer atingir os grandes centros, para esses se justifica o investimento.

Além de que o kit de antena + receptor em banda KU deve ficar na faixa de uns 700 reais, isso agora no inicio da migração, logo o preço vai baixar. Então é a maneira mais viável de se assistir TV.

Uma simples maneira de tornar cidades menores atraentes para a cobertura e expandir o sinal terrestre seria pela aprovação do PL 5533/2013 que dá as condições das retransmissoras da amazônia legal para todo o país, ai sim as retransmissoras poderiam inserir publicidade local e gerar até 3h30min/dia de programação local, fora disso é não há viabilidade financeira e quem paga a conta é que decide. Basta ver o motivo das emissoras não investirem nessas cidades ai que vocês sempre reclamam mesmo sabendo que reclamar não vai mudar nada.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
Nem todos tem condições financeiras de comprar um receptor e uma antena de banda KU, Gastar 1000,00 para se comprar não é para qualquer um. Na questão de audiência, uma grande parte dela vem das cidades pequenas. Florianópolis tem 31 canais, todos em digital enquanto que tem cidades que tem 2 ou menos canais digitais. 2023 está logo aí e nenhuma emissora se mexeu ainda... Canal aberto é gratuito.
Comparem os aspectos socioeconomicos de Florianopolis com as cidades que tem 2 canais disponiveis e você já terá a resposta do seu próprio questionamento.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
Só deixando para quem quiser acompanhar como anda a tramitação da referida proposta que eu citei anteriormente (PL 5533/2013):
Existe a opção de ser alertado caso haja alguma movimentação no processo.

Essa aprovação sim aumentaria o número de emissoras locais e a cobertura. Imagina SCC e TVBV podendo disputar com NSC e ND tendo emissoras em diversos pontos do estado, cidades pequenas poderiam ter programas locais mesmo de baixa qualidade como se vê em emissoras do interior da amazônia, mesmo assim isso ampliaria a cobertura e daria mais capilaridade a todas a redes e aumentaria substâncialmente a concorrência entre as emissoras.

 
Membro conhecido
Aug
1,303
1,456
Comparem os aspectos socioeconomicos de Florianopolis com as cidades que tem 2 canais disponiveis e você já terá a resposta do seu próprio questionamento.
Sinal que as emissoras (tirando a NDTV e SCC SBT) não estão nem aí para as cidades menores. Tu falas que cidades de 30, 40 e 50 mil habitantes não tem empresas para anunciar. Aqui em Maravilha nós temos a FM Pneus (do deputado Federal Celso Maldaner) Piracanjuba (a única unidade em Santa Catarina é em Maravilha e cidades grandes compram daqui) A Aurora, entre outros. E como explica então Chapecó, a maior cidade de toda a região Oeste, considerado por nós como a nossa "capital" não tem nem metade dos canais que Florianópolis tem (e não tem sinal da TVBV). Deveria ter quase o mesmo número de canais.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
Sinal que as emissoras (tirando a NDTV e SCC SBT) não estão nem aí para as cidades menores. Tu falas que cidades de 30, 40 e 50 mil habitantes não tem empresas para anunciar. Aqui em Maravilha nós temos a FM Pneus (do deputado Federal Celso Maldaner) Piracanjuba (a única unidade em Santa Catarina é em Maravilha e cidades grandes compram daqui) A Aurora, entre outros. E como explica então Chapecó, a maior cidade de toda a região Oeste, considerado por nós como a nossa "capital" não tem nem metade dos canais que Florianópolis tem (e não tem sinal da TVBV). Deveria ter quase o mesmo número de canais.
É simples, se fosse interessante de investir as emissoras investiriam. Ou será que elas fazem por maldade? Algum execultivo de TV deve pensar assim: "Não quero que aquela cidade recebe o sinal da minha TV" KKKKKKKK
 
Membro conhecido
Aug
1,303
1,456
É simples, se fosse interessante de investir as emissoras investiriam. Ou será que elas fazem por maldade? Algum execultivo de TV deve pensar assim: "Não quero que aquela cidade recebe o sinal da minha TV" KKKKKKKK
Então que essas emissoras não reclamem a falta de audiência. E por que a TVBV não deixou pelo menos a TV analógica para nós? E como a NDTV e SCC SBT conseguiu colocar o sinal digital aqui? Por que as outras não seguem o exemplo. É isso que me refiro Venanciorocha. Mas não vou continuar falando nisso, porque alguns acham que não pode reclamar, pois é minha indignação pela falta de interesse de algumas emissoras em investir aqui.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
Então que essas emissoras não reclamem a falta de audiência. E por que a TVBV não deixou pelo menos a TV analógica para nós? E como a NDTV e SCC SBT conseguiu colocar o sinal digital aqui? Por que as outras não seguem o exemplo. É isso que me refiro Venanciorocha. Mas não vou continuar falando nisso, porque alguns acham que não pode reclamar, pois é minha indignação pela falta de interesse de algumas emissoras em investir aqui.
Não existe almoço grátis.

Aproveita e pede ajuda do deputado pra aprovar o projeto de lei. Isso traria beneficios não só para a sua região, mas pra todo o Brasil.
 
Membro conhecido
Aug
1,303
1,456
Não existe almoço grátis.

Aproveita e pede ajuda do deputado pra aprovar o projeto de lei. Isso traria benefícios não só para a sua região, mas pra todo o Brasil.
Só uma pergunta... Qual é o seu município e como está a questão do sinal digital para sua cidade? Maravilha por exemplo tem 2 canais digitais (10.1 NDTV Record Chapecó e 54.1 SCC SBT (vindo de Cunha Porã) ) e 4 analógicos (NSC TV Chapecó - canal 4VHF, Record News SC 11 VHF, TV Cachoeira/ Novo Tempo 5VHF e SCC SBT 7VHF) tínhamos a TVBV pelo canal 13VHF, mas saiu do ar (Tínhamos até quando teve a mudança de nome de TVBV para Band SC, depois nunca mais)
 
Membro conhecido
Dec
446
888
Não existe almoço grátis.

Só uma pergunta... Qual é o seu município e como está a questão do sinal digital para sua cidade? Maravilha por exemplo tem 2 canais digitais (10.1 NDTV Record Chapecó e 54.1 SCC SBT (vindo de Cunha Porã) ) e 4 analógicos (NSC TV Chapecó - canal 4VHF, Record News SC 11 VHF, TV Cachoeira/ Novo Tempo 5VHF e SCC SBT 7VHF) tínhamos a TVBV pelo canal 13VHF, mas saiu do ar (Tínhamos até quando teve a mudança de nome de TVBV para Band SC, depois nunca mais)
Não moro mais em Santa Catarina, mas até o dia 11/03 morava em Itajaí e lá tem a NSC Blumenau, NDTV Itajaí, TVBV, TVBE, Record News, SCC e TV Verdade.
 
Membro conhecido
Sep
1,373
1,648
4 pontos pra realçar:

- nas cidades pequenas deva se contar nos dedos em uma mão os canais digitais terrestres;
- infelizmente nestas cidades nao se tem retorno financeiro que justifique os investimentos;
- numa cidade com mais de 50 mil será tipo as 3 principais redes e mais algum canal que consiga alguma fonte de capital tipo religioso, educativo, poder publico;
- antes mesmo da migração de sinais via satélite, em função de disponibilizar banda pra 5G, a única forma de assistir vários canais é este, no satélite D2 na Banda C já tem vários canais e com o uso da Banda Ku terá uma variedade maior ainda com mais canais locais, mas com um porem que alguns grupos prefiram instalar a programação estadual, ou do canal mais próximo, no caso daqui se tem pelo menos 2 emissoras "100% locais" no terrestre pois uma investiu e a outra pra nao perder audiência tb investiu, mas se nao precisasse nao se daria ao trabalho!!!
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
69
142
Só uma pergunta... Qual é o seu município e como está a questão do sinal digital para sua cidade? Maravilha por exemplo tem 2 canais digitais (10.1 NDTV Record Chapecó e 54.1 SCC SBT (vindo de Cunha Porã) ) e 4 analógicos (NSC TV Chapecó - canal 4VHF, Record News SC 11 VHF, TV Cachoeira/ Novo Tempo 5VHF e SCC SBT 7VHF) tínhamos a TVBV pelo canal 13VHF, mas saiu do ar (Tínhamos até quando teve a mudança de nome de TVBV para Band SC, depois nunca mais)
Na minha cidade (Iporã do Oeste) aí sim a perspectiva é zero, porém eu consigo captar todos os canais disponíveis direto de Chapecó, precisamos lembrar que o sinal das emissoras de Chapecó vão muito longe (as principais), mas é claro que você precisa ter o relevo ao seu favor. Moro a 95km em linha reta das torres de Chapecó e capto todas sem necessidade de booster, somente de uma antena de boa qualidade.
 
Membro conhecido
Aug
2,114
2,494
4 pontos pra realçar:

- nas cidades pequenas deva se contar nos dedos em uma mão os canais digitais terrestres;
- infelizmente nestas cidades nao se tem retorno financeiro que justifique os investimentos;
- numa cidade com mais de 50 mil será tipo as 3 principais redes e mais algum canal que consiga alguma fonte de capital tipo religioso, educativo, poder publico;
- antes mesmo da migração de sinais via satélite, em função de disponibilizar banda pra 5G, a única forma de assistir vários canais é este, no satélite D2 na Banda C já tem vários canais e com o uso da Banda Ku terá uma variedade maior ainda com mais canais locais, mas com um porem que alguns grupos prefiram instalar a programa estadual, ou do canal mais próximo, no caso daqui se tem pelo menos 2 emissoras "100% locais" no terrestre pois uma investiu e a outra pra nao perder audiência tb investiu, mas se nao precisasse nao se daria ao trabalho!!!
No caso da Ku, espero que de fato eles regionalizem os sinais. Esse negócio de morar em Santa Catarina e ver programação de São Paulo por exemplo, foi um grande erro.
 
Membro conhecido
Aug
2,114
2,494
Na minha cidade (Iporã do Oeste) aí sim a perspectiva é zero, porém eu consigo captar todos os canais disponíveis direto de Chapecó, precisamos lembrar que o sinal das emissoras de Chapecó vão muito longe (as principais), mas é claro que você precisa ter o relevo ao seu favor. Moro a 95km em linha reta das torres de Chapecó e capto todas sem necessidade de booster, somente de uma antena de boa qualidade.
Não sei se eu comentei aqui, mas aqui onde eu moro, Morretes PR, tinhamos apenas algumas retransmissoras, como o tempo elas foram saindo do ar e fomos abandonados, a população se viu obrigada a ter as antenas parabólicas, por ter mais canais e tals. Ai com o sinal digital, as emissoras começaram a lembrar de nós, emissoras como a RICtv, usam a torre da TVCi em Paranaguá e um bom transmissor. O mesmo abrange os municipios de Antonina, Morretes, Paranaguá e ilhas, e acredito que alcance até a parte das praias. Então tipo a medida que foram entrando no ar esses canais, algumas pessoas começaram a abandonar as parabolicas (pois a maioria assiste Band, Record, SBT e Globo). Pessoas que migraram da parabólica para Sky, Oi, Claro (pois na época as mensalidades eram baixissimas R$30 a R$60 pila), pelos canais mais básicos, ai depois começou a ficar mais caros e já vi vários desses decoders e antenas Ku no lixo ou antenas virando suporte de lixo rsrs, o pessoal começou a descobrir o sinal digital terrestre e aos poucos tão instalando essas antenas de UHF, pois o custo é mais baixo e tem os canais que gostam de assistir, com uma qualidade incrivel. Aqui onde eu moro, todos os canais principais (exceto o SBT), funcionam bem, sem booster, talvez nos buracos que tem aqui na cidade talvez precise, mas... São muito raras as exceções.
 
Membro conhecido
Dec
446
888
No caso da Ku, espero que de fato eles regionalizem os sinais. Esse negócio de morar em Santa Catarina e ver programação de São Paulo por exemplo, foi um grande erro.
E justamente essa a idéia. O preço de subida do sinal vai cair drasticamente e a regionalização será uma realidade.
 
Membro conhecido
Aug
1,303
1,456
A ida pra banca Ku só tem benefícios, teremos mais regionalização, maior capacidade de canais, melhor qualidade de imagem, custo extremamente reduzido para a distribuição dos sinais por parte das emissoras e consequentemente mais canais disponiveis ao usuário final.
As opções são essa ou as emissoras disligarem o sinal analógico e te deixar na mão das operadoras de TV por assinatura ou de recepção terrestre. Já que elas não tem obrigação nenhuma de manter o sinal analógico e se hoje todas decidirem desligar não há nada na legislação que possa impedir e consequentemente nínguém terá onde reclamar.

Façam suas escolhas.
Mas daí vamos ter que esperar até 2029? A questão do desligamento do sinal analógico há rumores que vai ser prolongado para 2025... daí é para acabar!
 
Top