Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Computador - Verdades Não Ditas

Membro conhecido
Oct
580
303
"O computador é um estúpido em alta velocidade".

Assim era tratada, entre os especialistas, essa impressionante máquina, nos primórdios de sua longa e vitoriosa escalada tecnológica

"Amontoado de Sucatas!"

"Cabeça de Pau!"

"Frankenstein Metálico!"

"Ignóbil Paspalho!"

"Lata de Sardinhas Enferrujada!"



Esses, entre muitos outros vitupérios, faziam parte da coleção insultos proferidos pelo Dr. Smith, patético e divertido vilão da antiga série de TV "Perdidos no Espaço", dirigidos ao Robot da Missão Júpiter II.

De lá para cá, o computador vem ganhando um desmedido glamour, principalmente entre os leigos. Culpa do Marketing, especialista em dourar pílulas. A bola da vez é o "Chat GPT", um descarado plagiador de textos alheios. Inteligência ou Malandragem Virtual?

Em essência, o computador não mudou. Sua arquitetura ainda é a mesma, concebida por Von Newman, na primeira metade do século passado.

A única operação matemática que o computador realiza é a soma. Até para subtrair, o computador soma!

O computador também é capaz de contar de zero a quinze.

O conjunto de operações lógicas realizáveis pelo computador é modesto. Elas limitam-se ao "E", "OU" e "NÃO", definidas por Boole, no século XIX.

As células de memória são bipolares, registram "zero" ou "um". Nada além disso.

A evolução dos atributos do computador são consequências do árduo e incansável trabalho dos engenheiros e programadores, os quais se contorceram para fazer com que essa estúpida máquina, dentro de suas estritas limitações, produzissem alguma coisa útil para a humanidade.

Os tempos mudaram. Hoje o computador e a robótica estão cada vez mais onipresentes.

As consequências são terríveis. Essas máquinas anulam ou sobrecarregam carreiras profissionais, vigiam a tudo e a todos. Tornaram a tragédia da Inquisição Espanhola uma historinha de ninar crianças.

Em função da progressiva dependência maquinal, a capacidade intelectual das pessoas está diminuindo perigosamente. E parece que ninguém mais se importa com isso.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
908
629
Os tempos mudaram. Hoje o computador e a robótica estão cada vez mais onipresentes.
As consequências são terríveis. Essas máquinas anulam ou sobrecarregam carreiras profissionais, vigiam a tudo e a todos. Tornaram a tragédia da Inquisição Espanhola uma historinha de ninar crianças.


Texto simplista e de visao limitada e enviezada... Temos de dar graças aos céus que existem os computadores, robots e outros tipos de maquinas, que impulsionam cada vez mais a humanidade, trazendo muito mais eficiencia e aperfeiçoando e melhorando os produtos e os serviços. Quem se lembra, por exemplo, da porcaria que eram os automoveis na epoca que eram produzidos por milhares de funcionarios? Cheios de defeitos e problemas que ja vinham de fabrica. E quanto esses mesmos automoveis melhoraram em termos de qualidade, depois que as linhas de montagem foram automatizadas e robotizadas?

Os proprios computadores melhoraram absurdamente depois que suas placas e circuitos passaram a ser produzidos unicamente por maquinas automatizadas e sem contato humano, sem os erros humanos para introduzir falhas e defeitos ao produto...

.
 
Membro conhecido
Oct
580
303
Quem se lembra, por exemplo, da porcaria que eram os automoveis na epoca que eram produzidos por milhares de funcionarios? Cheios de defeitos e problemas que ja vinham de fabrica.
Uma excepção...

el5ivadyblthuk2jipdz6viga.jpg

P.S.:
Uma opinião é, pela própria natureza, ENVIESADA, pois representa um ponto de vista particular.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
908
629
Uma excepção...

Pessoalmente, nao vejo porque, sempre achei o Fusca um carro ruim: obsoleto, desconfortavel, inseguro, problemas na carroceria, pessimo acabamento, sem tecnologia, motor fraquissimo... A unica vantagem era o preço (inclusive de manutencao). Ou seja, a unica vantagem era ser um carro barato feito para quem nao podia pagar por um automovel, mais ou menos como é o GM Onix hoje.

Mesmo assim, certa vez minha mae tirou um em um consorcio e era eu quem o dirigia. O ano era 1983. Ja veio com defeitos de fabrica desde o primeiro dia que saiu da concessionaria, como um carburador que a tal concessionaria nunca conseguiu regular corretamente (o motor "engasgava" o tempo todo). Nao suportei ficar muito tempo com ele e meu carro seguinte foi um VM Passat TS 1.8, ainda no mesmo ano. Muito melhor, para a epoca.

.
 
Top