Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Áudios HD Realtek indisponível no Windows 10 Pro

Novo membro
Dec
3
1
Olá,
Voltando após longo hiato.
Tenho um problema que tentei muito resolver pela web, com amigos da área HT, com os fabricantes e não foi o suficiente. Agora incomodo aqui tentando uma solução, pois sozinho creio que não terei sucesso. Agradeço desde já pela atenção de tempo de todos.

Para não estender muito o texto, desenhei o meu setup atual e meu problema está em não ser possível utilizar os formatos de áudio HD da Realtek. Os drives estão corretos mas no Windows 10 Pro 64 bits, nas configurações de áudio o Realtek HD Audio fica indisponível, com a inscrição "Não conectado".
Até dias atrás eu usava o mesmo setup, só que a tv era uma Sony Bravia de 2014 e tudo funcionava perfeito, os áudios hd sendo reproduzido e o receiver exibindo cada formato tocando (DD HD-MA, DTS True HD etc) e agora, com a queima da tv, comprei uma LG UHD de 2022 que reproduz todos os vídeos com áudios HD, mas todos eles em apenas 2 canais.
Desinstalei os drivers Realtek diversas vezes (umas 30 acho) e não é possível fazer a Realtek como padrão para áudio, mas sim apenas o audio da placa de vídeo Nvidia GeForce GT710, que também tem suporte a formado de áudio HD, mas não sei a razão, só reproduz em 2 canais estéreo.
Conforme o desenho, levando o cabo hdmi da placa Nvidia para o receiver direto e do receiver via hdmi também à tv, dá tela preta e "Formato inválido" na tv. Para usar a tv como monitor, somente conectando o cabo hdmi direto do pc para uma porta qualquer hdmi na tv. Nesse caso funciona, mas ao reproduzir um vídeo com audio hd, no receiver só reproduz nas 2 caixas frontais.
Então como a Nvidia tem também saida DVI, usei um cabo DVI/HDMI pensando que ele levaria apenas o video para a tv e o audio direto no receiver, mas deixando ambos os casos ou apenas o cabo dvi/hdmi, o resultado é o mesmo.
Também conectei um cabo hdmi da saida onboard do pc, direto ao receiver, mesmo resultado, sem áudio hd.
Pesquisando muito, encontrei problemas similares em que o pc não conseguia enviar audio pela saida hdmi mas as sugestões não alteraram em nada o meu problema.
Tentei ainda usar para o audio a saida Optica da tv para a entrada Optica do receiver. Mesmo problema, sem audio.
Agradeço por qualquer dicas e se necessário citarei mais detalhes dos equipamentos.
Obrigado

Obs: As setas pontilhadas em preto representam os cabos conectados. As setas pontilhadas em vermelho representando cabos não conectados nas duas extremidades.

SETUP.png
 
Top