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Tela azul: problema causado pelo apagão cibernético

Tela azul: problema causado pelo apagão cibernético (Foto: Reprodução)

Apagão cibernético causado pela CrowdStrike afeta computadores globalmente

Um apagão cibernético causado pela CrowdStrike afetou diversos computadores ao redor do mundo na manhã desta sexta-feira (19). A “tela azul da morte”, um problema crítico no sistema operacional Windows, foi provocada por uma atualização de software mal-sucedida enviada a um programa de cibersegurança.

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Com isso, serviços de companhias aéreas, aeroportos, emissoras de TV e bancos enfrentam intermitências nos Estados Unidos, Europa, Austrália e outros locais. No Brasil, a falha afetou principalmente aplicativos de bancos como Bradesco, Next, Pan e Neon, que ficaram fora do ar.

De acordo com a CrowdStrike, a situação não foi causada por uma invasão hacker, e a falha já foi solucionada. No entanto, diversos serviços ainda estão paralisados ou sofrendo interferências devido à tela azul do Windows. A seguir, entenda mais sobre o problema e como ele pode ocorrer.

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Tela azul: problema causado pelo apagão cibernético (Foto: Reprodução)
Tela azul: problema causado pelo apagão cibernético (Foto: Reprodução)

O que é a tela azul da morte no Windows e por que o problema aconteceu hoje?

A tela azul da morte ocorre quando há uma falha crítica no sistema do Windows. Computadores afetados exibem a mensagem “SYSTEM THREAD EXCEPTION NOT HANDLED” (em português, “exceção de ameaça ao sistema não tratada”). Esse problema costuma estar relacionado a drivers desatualizados ou incompatíveis, além da instalação de softwares ou programas incompatíveis com o dispositivo.

Outras possíveis causas incluem peças de hardware defeituosas, superaquecimento do sistema e malwares. No caso do apagão cibernético de hoje, a falha foi causada por uma atualização problemática enviada para computadores Windows que utilizam o sistema de cibersegurança da CrowdStrike. O problema está ligado ao programa Falcon Sensor, que busca ativamente por ameaças críticas de segurança nos PCs.

Segundo o especialista em cibersegurança Allan de Alcântara, engenheiro de computação e sócio-proprietário da FrankFox Informática, “a natureza exata da interrupção pode variar, mas geralmente envolve problemas que afetam serviços críticos ou redes de clientes dessas empresas. Isso pode incluir dificuldades de acesso a serviços em nuvem, problemas de autenticação, ou impactos nas operações internas das empresas afetadas”.

Alguns procedimentos podem ajudar a solucionar a tela azul no Windows. Verificar a necessidade de atualização de drivers e softwares é uma das principais medidas. Se instalações recentes estiverem causando problemas, recomenda-se removê-las do sistema. Usuários também podem recorrer ao modo de segurança do Windows para facilitar a exclusão dos softwares problemáticos.

Além disso, é recomendado realizar um diagnóstico de memória para verificar problemas na RAM ou em outros componentes de hardware.

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