OFF-TOPIC: Sobre a situação da TV Tribuna
A TV Tribuna sim sempre foi a pior afiliada do SBT no Brasil e isso é relatado nos foruns de TV há mais de uma década.
Enquanto afiliadas da rede de Silvio Santos em outros estados tem na média 7 a 8 horas de programação local diáriamente, a TV Tribuna só tem apenas 1h25 minutos de programação local "ao vivo" por dia.
Na década passada, a TV Tribuna enchia o resto da grade local com programas alugados, grande parte de gosto duvidoso e muito mal feitos como o Circulando com Lu Lima que é o maior lixo local atualmente que vive de festas para ricos e burgeses. O programa Tribuna na Estrada com a Liliajane Malmann, que foi encerrado no ano passado depois a apresentadora disputou eleição (e perdeu mais uma vez) era um dos poucos programas locais da emissora que salvava a grade local mostrando viagens e turismo regional, mas nos ultimos anos deixou de fazer mostrar o Turismo local e passou a encher o programa com progapanda e "cobertura" de abertura de lojas e assuntos que não tem nada a ver com foco do programa que é o turismo.
Durante a implantação do sinal digital no Brasil, enquanto que todas as outras afiliadas do SBT no Brasil se movimentavam para a implantação do sistema e posteriomente a implantação do HD local, a TV Tribuna não se movimentava, ficava parada no tempo deixando até concorrentes passar na frente. Na epoca do desligamento analogico, enquanto suas concorrentes aqui dentro do estado já estavam tudo em HD, a TV Tribuna ainda estava com programação toda analogica no horário local e retransmitido no sinal digital. Somente na vespera do desligamento conseguiram no minimo disponibilizar o HD nacional e por pressão dos anunciantes e locatórios como Desafios, Tribuna na Estrada, Imovéis Infoco, etc que ameaçavam sair da Tribuna, colocar o HD local pelo menos no comerciais locais e na exibição dos programas de aluguel.
Em qualquer outra afiliada do SBT, um programa policial dura em média 2 horas no ar, na TV Tribuna o Ronda Geral que foi criado em 2013 para "concorrer" com o Balanço Geral durava 30 minutos no ar. No auge da crise economica de 2015, chegou a ficar 14 minutos no ar para dar espaço para os antigos programas de caça trouxa que infestava inumeros canais de TV naquele tempo. O programa foi encerrado na Pandemia em 2020 e nunca mais voltou ao ar.
Em qualquer outra afiliada do SBT a programação regional (da faixa de almoço) começa as 10:45/11:00 e vão até as 15:20, dependendo da emissora. Na Tribuna, o atual jornal do horário de almoço começa tardiamente as 12:00 e acaba as 12:59. Até em grandes coberturas (como tragédias e julgamentos) é comum outras emissoras até aqui dentro do Espírito Santo preparar uma grande cobertura, mas na Tribuna não fazem nada para atrair a pouca audiência que eles tem e preferem ficar passando desennho ou novela velha do SBT que ninguem assiste.
Resumo: Foram muitos anos de omissão e descaso da antiga diretoria da Rede Tribuna (que foram afastados esse ano, após o inicio da Recuperação Judicial), esses diretores só queriam mesmo é ganhar dinheiro e nada mais. O negócio deles era torrar dinheiro com investimentos no Jornal Impresso (A Tribuna), mas com a popularização da internet, o público deixou de comprar jornal de papel e passou a ler noticias pelo celular e pc. O principal concorrente da Tribuna, o Jornal A Gazeta fechou o jornal impresso e migrou para o digital.
É um abusrdo até a TV Guarapari (afilada da TV Brasil em Guarapari/ES, 60 km de Vitória) com muito menos recursos financeiros que a TV Tribuna conseguirem colocar toda a programação local em HD, mesmo que seja equipamentos baratos e a TV Tribuna que teoricamente lucra muito mais não conseguir nem mesmo trocar as cameras do estudio.
Com a saída do SBT da Tribuna, é muito provalvel que a atual diretoria da rede em Pernambuco coloque a venda toda a emissora no estado e se concentre apenas no Recife, onde tem a TV Tribuna/Band e Tribuna FM.