Bem, diante desse "chute na Record", deixo aqui minha mensagem de despedida para o Papa Francisco. Como não sou cristão, muito menos católico, deixo um versículo do Evangelho gnóstico de Tomé (considerado apócrifo e herege pelo cristianismo ortodoxo como um todo). São palavras de Jesus que os Pais da Igreja consideraram não conveniente que fossem incluídas nos Evangelhos canônicos do Novo Testamento. Como Francisco foi ortodoxo a Jesus de Nazaré e não à ICAR e à sua dogmática, chegando inclusive a negar o lema "fora da Igreja não há salvação", creio que estas palavras cabem também a ele.
"Os discípulos de Jesus lhe perguntaram:
- Onde estás, Senhor?
E ele lhes respondeu:
- Quem tem ouvidos de ouvir, que ouça! Há Luz num Ser de Luz, e assim Ele ilumina o mundo inteiro! Se ele não brilhar a Luz, fazem-se as trevas!"
(Para maiores informações sobre o Evangelho de Tomé e a sua histórica rejeição pelo cristianismo ortodoxo, favor assistir o filme Stigmata, com Patricia Arquette e Gabriel Bryne. O Evangelho de Tomé, ou simplesmente Evto, como nós gnósticos o chamamos, é facilmente encontrável na internet - recomendo o link do site Saindo da Matrix.)
(Aliás, nada mais natural que um papa que foi acusado de heresia por seguir explicitamente as decisões do Mestre Jesus receba essa homenagem aqui deste "herege".)