SBT ganha nova afiliada no Espírito Santo
A Rede Sim será a terceira afiliada do SBT no Espírito Santo. Entre 1981 e 1984, a emissora de Silvio Santos era retransmitida pela TV Vitória, que na época pertencia aos Diários Associados (hoje afiliada à Record). Relatos indicam que, durante esse período, Gerson Camata chegou a ser apresentador da emissora. Com a venda da TV Vitória e da extinta Rádio Vitória (atual FM O Dia Vitória) para o Grupo Buaiz, a emissora deixou o SBT em 1984 para se afiliar à extinta Rede Manchete.
De 1984 a 1985, o SBT ficou sem uma afiliada no estado. A situação mudou em 1985, quando a TV Tribuna, pertencente ao Grupo João Santos, iniciou suas transmissões com o SBT. Recém-inaugurada, a emissora era considerada a mais moderna do Espírito Santo na época, sendo a primeira incursão do grupo no setor de comunicação. Antes disso, o grupo já havia adquirido o jornal A Tribuna, que permanece em atividade até hoje.
Apesar de um início promissor, a TV Tribuna foi gradualmente sucateada, pois o grupo priorizava investimentos no jornal impresso, considerado mais lucrativo. A situação piorou com a transição do sinal analógico para o digital, iniciada em 2009, evidenciando a falta de investimentos. Com o fim da parceria com a TV Tribuna, o SBT passará a ser transmitido pela Rede Sim a partir de 2025.
A história da Band no Espírito Santo
A transmissão da Band no Espírito Santo começou em outubro de 1989 pela TV Capixaba. Inicialmente pertencente a Rui Baromeu, a emissora foi vendida ao Grupo Sá Cavalcante, conhecido pelo foco na construção civil e pela criação de diversos shoppings, como o Shopping Praia da Costa (2002) e outros empreendimentos no estado e no Nordeste.
Na década de 1990, a TV Capixaba destacou-se como a emissora mais popular do estado. Entre seus programas de maior sucesso estavam Esporte Capixaba, com Ferreira Neto, e os jornalísticos Na Mira do Repórter e Jornal Capixaba, apresentados por Adriano Beraldi. A cobertura policial também ganhou notoriedade, com reportagens sobre crimes e assassinatos na Grande Vitória, contando com jornalistas como Violene de Carvalho (hoje aposentada), Jorge Fiorin, Alex Pandini (atualmente na TV Vitória) e Nety Façanha.
A emissora foi pioneira na transmissão de eventos como o Verão Vivo, a Festa da Penha (hoje exibida pela TV Gazeta/Globo) e o Carnaval Capixaba (atualmente transmitido pela TVE e TV Gazeta).
Entretanto, a partir de 2009, o Grupo Sá Cavalcante reduziu os investimentos na TV Capixaba, optando por lotear sua grade de programação para conteúdos de colunas sociais e programas religiosos. Em 2019, o departamento de jornalismo foi desativado, resultando na extinção do único telejornal da emissora.
Após enfrentar diversos problemas, a Band decidiu rescindir o contrato com o Grupo Sá Cavalcante. Com isso, a TV Capixaba deixará de ser afiliada da Band em 31 de dezembro de 2024.