• Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Simple), em seguida selecione o (modo escuro) ou (modo azul).

Vivo Internet Fibra

MarioMattos

Novo membro
Proponho discutir nesse tópico formas de substituir o modem/router da Vivo por um router com melhor tecnologia e maior capacidade de processamento.
Assino o Vivo Internet Fibra 300Mbits/s. Percebi que o modem/router da Vivo (Askey RTF3505VW-N1) 'engasga' com esse volume de tráfego, além de prover um wi-fi de pouco alcance.
Pelo que andei pesquisando, há duas formas de substituir o modem/router da Vivo:
(a) Usar o modem/router da operadora como bridge, tranferindo as operações para o novo router; ou
(b) Adquirir um modem denominado ONT (Optical Network Terminal), que custa uns R$160, e programa-lo para usar o mesmo SLID do modem/router da Vivo (pelos vídeos no Youtube parace uma operação simples). Após isso, basta alterar alguns parâmetros do novo router e conecta-lo pela porta WAN ao ONT.

Convido as pessoas que já fizeram essa substituição a compartilharem os detalhes e, principalmente, as 'cascas de banana' que por ventura existirem.

andre-itu

Membro ativo
Não fiz essa substituição mas quero comentar da minha instalação.
Instalaram Vivo Fibra nesta semana, assinei o plano de 200 Mb. De fato o sinal de wifi desse aparelho é baixo, se equipara ao do meu roteador TP-Link TL-WR741 com a antena original. Insatisfeito passei a usá-lo como bridge mantendo o roteador que já tinha, com antena de alto ganho que também já tinha. Esse negócio de "antena interna" sem haver um conector na parte traseira é um problema que a Vivo cria p/ venderem a solução: repetidor, que no site da Vivo custa mais de 300 reais o_O
Percebi que com o TL-WR741 não vou usufruir dos 200 Mb porque ele se conecta ao PC a 100 Mb mesmo a placa de rede do PC estando em automático ou 1 Gbps, ou seja, vou pesquisar um novo roteador. Até o momento fazendo download a 100 Mb com o aparelho Askey não notei engasgos ou interrupções significativas.
Um detalhe é que um segundo PC, antigo e com Windows 7 conectado no mesmo modem da Vivo não passou de 30 Mb. Ligando-o numa porta livre do roteador TP-Link pulou para 90-95 Mb!

MarioMattos

Novo membro
Boa tarde Andre. Estou na mesma situação. Todavia, vou aguardar, pois no momento começam a entrar os wi-fi versão 6, que apresentam um salto tecnológico significativo. Para ambientes complicados, como o meu, há roteadores com a tecnologia mesh, que já vêm com 2 ou mais unidades, formando uma rede única, integrada, ampliando o alcance do wi-fi, sem degradação.

AdBlock Detectado
Olá, detectamos um bloqueador de publicidade em seu navegador, para ajudar o HT Fórum a permanecer no ar, desative o bloqueio para este site. Não pedimos doações ou fazemos qualquer cobrança, então desativando você faz sua contribuição :)