Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Válvula Transistorizada

Membro conhecido
Oct
573
296
Equipe da NASA reinventa válvulas eletrônicas com transístor a vácuo
Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/01/2021

Transistores a vácuo: Equipe da NASA reinventa válvulas eletrônicas
[img(400px,200px)]https://www.inovacaotecnologica.com...20110210104-VFET-transistor-a-vacuo.jpg[/img]

Transistores a vácuo do tipo p (positivo) e n (negativo) permitem a criação de circuitos completos.
[Imagem: Meyya Meyyappan]

Comentário:
Há uma associação comum do termo "válvula" com dispositivos termoiônicos.
Mas qualquer dispositivo capaz de controlar a corrente elétrica, seja um triodo a vácuo, a gás, todos os dispositivos em estado sólido, tais como: tiristor PNPN, transistor de junção, unijunção ou por efeito de campo, todos são igualmente válvulas eletrônicas.
Aliás, o termo transistor de efeito de campo é conceitualmente errado pois esse dispositivo não funciona pelo efeito transistor, mas por efeito de campo.

Válvulas e transistores

As antigas válvulas eletrônicas, que, antes de serem substituídas pelos transistores, deram origem ao rádio, à TV e aos primeiros computadores, podem estar prestes a um retorno triunfante.

Pesquisadores da NASA usaram a mesma tecnologia usada pela eletrônica moderna (CMOS) para criar um transístor de emissão de campo a vácuo (VFET: Vacuum Field Emission Transistor) que opera a uma tensão abaixo dos 2 volts.

As válvulas eletrônicas nada mais eram do que diodos e transistores a vácuo, mas que exigiam tensões elevadas e esquentavam tanto quanto lâmpadas incandescentes, além de serem difíceis de miniaturizar.

Mas, nos últimos anos, nanotransistores a vácuo mostraram que essas "válvulas de última geração" podem superar a eletrônica sólida baseada nos transistores em alguns quesitos.

Mais:
 
Top