TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

Membro conhecido
Oct
706
387
O que é a TV 3.0?
A TV 3.0 vai trazer mais praticidade ao telespectador. Um dos impactos será na qualidade de imagem, com aparelhos com a tecnologia de até 8K, para permitir melhor resolução, e maior contraste de cores. Outra mudança irá propiciar a experiência de “som de cinema”, semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes.
A TV 3.0 precisará de internet?
Não. Não é necessário ter internet para ter acesso à TV 3.0. A internet vai propiciar que você tenha mais opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos que são distribuídos pela TV aberta.
Pequenas cidades e municípios do interior do Brasil serão contempladas com a TV 3.0?
Assim como aconteceu na mudança do analógico para o digital, esse acesso à TV 3.0 também vai acontecer. Será de forma gradual para todo o território nacional.


Comentário:
Não deixa de ser engraçado. De acordo com o próprio governo...

Programa já levou o sinal digital de TV a quase 80% dos municípios aptos a receberem a tecnologia​

A qualidade de som e imagem superior à analógica já chegou a 1,2 mil cidades, das quais 561 no primeiro semestre de 2023

Ou seja, a transição da TVD 1.0 ainda não acabou e já querem fazer uma nova transição ...

fonte:


Vai precisar de antena como é hoje? Qual é a qualidade de imagem?
Será necessário ter acesso a antenas, sejam elas acopladas a própria televisão ou antenas externas. E a qualidade da imagem disponível será de no mínimo 4K, podendo ser também 8k.
O controle remoto vai acabar?
A troca de canais de forma numérica será substituída com a TV 3.0. Nos novos modelos, os canais serão acessados por meio de aplicativos das emissoras de conteúdo, semelhante aos botões para acesso às plataformas de streaming. Alguns modelos atuais de televisões já são produzidos sem o acompanhamento do controle de teclado numérico, mas ainda com botões para troca de canais.
Não há internet disponível onde eu moro. O que devo fazer?
Sem acesso à internet, as televisões terão conteúdos já disponibilizados pelos canais abertos e transmitidos por sinal aberto e gratuito.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
Link: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2024/abril/ministerio-das-comunicacoes-responde-as-principais-duvidas-sobre-a-tv-3.0
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
115
129
"...mais opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos que são distribuídos pela TV aberta."

O tal do GINGA prometeu isso na tv digital e até hoje estou aguardando pelas interatividades
 
Membro conhecido
Oct
353
784


Destaque para o trecho abaixo que nos responde uma dúvida primordial

Sem retrocompatibilidade​

Seja qual for, o padrão da TV 3.0 não será compatível com a atual TV Digital. Portanto, o brasileiro devera adquirir novos televisores ou conversores para captar os sinais. O MCOM afirma, no entanto, que haverá uma migração gradativa para a tecnologia – algo que o decreto também deverá pontuar. Possivelmente, a implantação começará pelas grandes cidades, a exemplo da migração da TV analógica para o padrão digital.
 
Membro conhecido
Aug
1,470
2,103

Se o objetivo fosse somente multiprogramação e qualidade 4k, conforme foi demonstrado nos EUA, mas com poucos detalhes tecnicos, uma pequena emissora conseguiu transmitir até 4 canais 4k e inumeros HDs usando o mesmo canal, e pelo que entendi, mudando a compressão para o 265.H, o que pouco exigiria na recepção pq a maioria das tvs atuais já vem embarcada com o codec HEVC exigido pelos streamings. Nas mais antigas ainda precisaria de uma caixinha fazendo o serviço, ou seja, desde a digital 2.5 já poderiamos ter canais em 4k na tv aberta e vários sub canais para sustentar o negócio.
Mas o 3.0 é muito mais ambicioso e chega como salvação da tv aberta na medida que integra o sinal do ar gratuito com a internet, permitindo interatividade total com o programa que esta sendo mostrado.
O maior desafio será alocar novas frequencias porque a 3.0 exige sofisticadissimo sistema de modulação, não sendo possivel sobrepor as novas camadas de dados sobre a atual modulação aproveitando o dial atual.
 
Última edição:
Novo membro
Dec
15
14
Uma dúvida minha, a escolha de padrão da tv digital ATSC 3.0, ISDB.. pode influenciar na escolha de um talvez futuro padrão do Rádio Digital no Brasil? haveria interferência nas frequências caso fosse adotado DAB, DRM entre outros fazendo com que adotássemos HD Rádio?
 
Membro conhecido
Sep
1,031
1,054

Não haverá retrocompabilidade, mas parece que as futuras TVs serão obrigadas a virem com os dois tuners por um bom tempo....
 
Membro conhecido
Dec
1,614
2,693
Não diria insuperável visto que a fragmentação tende a ficar mais acentuada conforme o tempo. O que se vê, é que a globo ainda está numa situação mais "confortável, é líder em programação paga e tem investido bastante em conteúdo online, o que lge da uma certa "folga"

O mesmo não podemos dizer sobre as demais que têm uma fração da audiência da globo e possuem pouca ou nenhuma presença online.
 
Membro conhecido
Oct
353
784

Juca Mora TV digital não é flexível igual o PC que você resolve as coisas com atualização de drivers, firmware, BIOS, etc
 
Membro conhecido
Oct
706
387
Não deixa de ser engraçado...

Durante a transição do sistema analógico para digital, foram feitos vários testes de campo em São Paulo pela Universidade Mackenzie. Na ocasião o padrão japonês apresentou resultados bem melhores que o padrão Europeu e Americano. O estudo serviu de referência para União Internacional de Telecomunicações.

A Argentina, originariamente havia optado pelo padrão americano, mas após os testes no Brasil, mudou sua opção para o Padrão Japonês. Praticamente toda a America do Sul foi a reboque.
.
O projeto original americano era ambicioso: tornar-se um padrão "hemisférico", isto é: ´único em todo o continente americano. Mas ficou praticamente com a America do Norte, conforme mapa abaixo:



Fonte:
Teleco

Será que desta vez o Tio Sam levará a melhor?
 
Membro conhecido
Jun
274
375
Não haverá retrocompabilidade, mas parece que as futuras TVs serão obrigadas a virem com os dois tuners por um bom tempo....
Existem sintonizadores na China que funcionam com qualquer padrão de TV digital, são configuráveis via software. Cheguei a ver conversores no AliExpress com Android que tinham um aplicativo para cada sistema. Pelo jeito não vingaram em um primeiro momento devido ao custo, mas com a TV 3.0 pode ser que voltem com força total.
 
Membro conhecido
Oct
407
423
Pode estar ainda pior, 1 ano e 2 meses depois...
 
Membro conhecido
Sep
7,076
3,392
Pode estar ainda pior, 1 ano e 2 meses depois...








 
Membro conhecido
Aug
1,470
2,103

Temos que tirar o chápeu e outros acessórios para a Globo. `Presente em todos os eventos possíveis buscando melhorar a qualidade nas transmissões.
No Rio 2016 ocorreram transmissões ao vivo em 8k e 32 canais de audio, mostrada numa tela de 100 pol no Museu do Amanha. E por sorte eu estava lá. Daí esse entusiasmo que alguns acham exagerado pelo 8k.
Não se espante se a Venus Platinada aprontar uma transmissão experimental em tv aberta lá do morro do Sumaré, aproveitando os equipamentos que foram testados em campo para a definição do sistema americano como nosso padrao 3.0
Quem esta vendo a de Paris em 4k em telas grandes sente a nitida diferença em relação ao HD. Já é padrão nos principais streamings e tomara que se consolide em eventos esportivos ao vivo rumo ao 8k nas Olimpiadas de Los Angeles em 2028
Vamos ficar atentos para as demonstrações prováveis em alguns shoppings. Imagine algum evento numa sala IMAX???!@!!!

mais informações tecnicas sobre a transmissão via internet:

 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
1,470
2,103

primeira reportagem que admite a implantação ser adiada devido a falta de espaço para canalização. Em outra, o ministerio informou que já teria até 14 posições para a 3.0 na faixa 300 mhz dependendo de remanejamentos de alguns serviços e assim poderem liberar a de 600 mhz para as teles, antes reservada para a radiodifusão.
Acho mais do que suficiente para a etapa inicial até porque poucas terão cacife para bancar a transição e como não será impositiva neste começo, dificilmente mais que as 5 redes + Cultura e Tv Brasil vao solicitar os testes ja para 2025.
Que seja estabelecido um critério de solicitação de outorgas com prazos de implantação e penalidades de não cumprimento caso a emissora queira entrar na nova tecnologia.
Vejam os casos que emissoras seguram frequencias por mais de 10 anos e não ativam o sinal e vão renovando, impedindo que outra se manisfestem.
 
Membro conhecido
Aug
1,470
2,103
como dinossauro da tv brasileira, o Boni coloca duvida sobre o sucesso do novo modelo de negocios para as emissoras já que vai exigir alto investimento, mas se mostra bem antenado com novas tecnologias.


neste artigo varias informações já postadas mas detalha mais alguns aspectos que ainda são inéditos no sistema americano que foi o escolhido para a camada fisica, ou seja, nosso sistema vai ser único no mundo e muito mais sofisticado. Vamos torcer para que os testes venham já em 2025 tamanho serão os desafios.
 
Membro conhecido
Mar
2,390
4,272
"O primeiro aspecto que precisa ser entendido é que a experiência de assistir TV 3.0 será uma experiência logada. Ou seja, você precisará informar quem você é para acessar os conteúdos. Isso é comum hoje na internet, e milhões de pessoas se logam para ver e ouvir conteúdos pagos e gratuitos", destaca Raymundo Barros diretor de tecnologia e estratégia da Globo.

Pode ir tirando o cavalo da chuva então, ninguém precisa saber o que estou assitindo na minha TV! Vou ficar com a "velha" TV digital de atualmente por muito tempo.
 
Membro conhecido
Jun
274
375
E quem não tem Internet e mesmo assim consegue captar o sinal da TV 3.0, ficará sem acesso? Não faz sentido. Pelo jeito vão transmitir com sinal codificado e só vai abrir se você tiver conexão com a Internet e realizar o login. Que coisa ridícula.
 
Membro conhecido
Oct
353
784

Isso é fácil de contornar usando uma conta fake. O que me preocupa mais é a questão do DRM que alguem comentou no outro tópico.
 
Membro conhecido
Oct
353
784

Se realmente for assim essa versão já nasce fadada ao fracasso. Mas ainda acredito que o login só será necessário para as funcionalidades extras via internet.