Possibilidade diria que é mínima e o apetite das teles é insaciável. Se perguntar pra Vivo, Tim e Claro sobre a faixa dos 600 MHz irão responder que deve ser destinada a elas como já ocorre em algumas partes do mundo, e deixar de ser pra radiodifusão.A saída talvez seria algum remanejamento de outro serviço, como a devolução dos 700 Mhz ocupados pelo 4G, ou mesmo a faixa dos 800 Mhz (teríamos novamente o uso dos canais 52 ao 83 UHF). Pode ser uma possibilidade, mas não sei se seria viável.
Nossos colegas comentaram sobre a indisponibilidade de espectro para a TV 3.0Provavelmente será numa faixa diferente do UHF de hoje...
Não dá pra simplesmente criar uma nova faixa de radiodifusão. Isso é definido em convenções internacionais. Vai ter que usar o que tem hoje, VHF alto ou UHF. Como será a canalização, se os canais seguirão tendo 6 MHz cada, isso não importa mas terá que ser nas mesmas faixas de frequência atualmente disponíveis.
Nossos colegas comentaram sobre a indisponibilidade de espectro para a TV 3.0
Pelo jeito, esse serviço ficará restrito a TV a cabo ou terá de ocupar faixas de satélite.
À propósito, está fase de conclusão o apagão de TV via satélite da Banda C Analógica, no ar desde os anos 1980.
Será que a TV 3.0 terá de se acomodar nessa faixa?
Twm o artigo no set onde esta essa informaçao?Sim, será terrestre. Mas surgiu uma informação nova. A Anatel agora estuda acabar com os canais 35 a 50 cedendo a faixa dos 600 MHz para as teles, mediante a criação de uma nova faixa de radiodifusão entre o VHF alto e o UHF. Só não sei se é algo que já existe ou haverá a nível mundial, ou se é mais uma jabuticaba:
Na próxima reunião do GT TV 3.0, vamos apresentar o estudo que fizemos na faixa de 300 MHz para alocar a TV 3.0 no país. Já identificamos 14 canais, e sabemos que haverá mais canais no futuro”.
fonte: set.org.br
Se me permite, aqui esta!Twm o artigo no set onde esta essa informaçao?
Sim, será terrestre. Mas surgiu uma informação nova. A Anatel agora estuda acabar com os canais 35 a 50 cedendo a faixa dos 600 MHz para as teles, mediante a criação de uma nova faixa de radiodifusão entre o VHF alto e o UHF. Só não sei se é algo que já existe ou haverá a nível mundial, ou se é mais uma jabuticaba:
Na próxima reunião do GT TV 3.0, vamos apresentar o estudo que fizemos na faixa de 300 MHz para alocar a TV 3.0 no país. Já identificamos 14 canais, e sabemos que haverá mais canais no futuro”.
Sim, será terrestre. Mas surgiu uma informação nova. A Anatel agora estuda acabar com os canais 35 a 50 cedendo a faixa dos 600 MHz para as teles, mediante a criação de uma nova faixa de radiodifusão entre o VHF alto e o UHF. Só não sei se é algo que já existe ou haverá a nível mundial, ou se é mais uma jabuticaba:
TV 3.0 deve ser iniciada com 10 a 14 canais, estima Anatel
Proposta de uso do espectro deve ser encaminhada pela área técnica ao Conselho Diretor da Anatel até o final de julho.telesintese.com.br
Isso me lembra a estratégia da antiga solução da TV em cores, na segunda metade do século 20, quando criaram um padrão de TVC compatível com a TV em preto e branco. Será que o os criadores da TVD pensaram nisso também ?Se o novo padrão for retrocompatível com os televisores atuais a canalização e largura de banda devem permanecer inalteradas. E se houver mudanças nos pacotes de dados teria que estar dentro das normas do ISDB-T, sob risco das TVs não conseguirem abrir o sinal.
Pois é...O padrão que é retrocompativel é o 2.5, que já está no ar, o 3.0 não é retrocompativel, vai precisar de novos equipamentos de ambos os lados, transmissores e receptores.
O "UHF baixo" , em função do comprimento de onda, exigirá a construção de antenas transmissoras e receptoras maiores que as atuais.Na hipótese de termos uma nova faixa de TV, vou chamá-la de "UHF baixo" não é só fazer um tuner de TV que a sintonize, tem a questão da antena para quando não tivermos mais a atual TV digital. Se pensarmos nas log-periódicas ela seria como que "espichada" pros lados, isto é, com elementos maiores a fim de pegar o UHF baixo adequadamente, e descartando os menores, da ponta, que se destinam a pegar os canais mais altos, que já não existirão.
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?