Transmissões em AM terminam dia 31/12/2023

Membro conhecido
Mar
2,391
4,277

É o Fim de uma era no radio do Brasil. Muito triste! Bem que poderíamos continuar as transmissões das Ondas Medias, se tivéssemos adotado o DRM como na Índia ou o HD Radio, como acontece nos EUA.
Esse link que vc postou está pedindo login.
Mas o título não corresponde à realidade, veja só:

Segundo o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, apenas as de caráter local, que deixarão de existir. “Caso essas rádios não queiram migrar para FM, elas serão automaticamente direcionadas para rádio AM regional, permanecendo com suas outorgas, mas com algumas características diferentes, como a potência da transmissão”, explicou.

fonte: Sindiradio.org.br

Membro conhecido
Feb
2,599
3,377
E salvo engano, algumas até desejam migrar para o FM mas a questão aí que pesa seja mesma a financeira. E determinadas rádios, no momento, fazendo campanha de arrecadação.

Membro ativo
Jan
49
134
Esse link que vc postou está pedindo login.
Mas o título não corresponde à realidade, veja só:

Segundo o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, apenas as de caráter local, que deixarão de existir. “Caso essas rádios não queiram migrar para FM, elas serão automaticamente direcionadas para rádio AM regional, permanecendo com suas outorgas, mas com algumas características diferentes, como a potência da transmissão”, explicou.

fonte: Sindiradio.org.br
Correto Andre! Serão apenas as locais.

Novo membro
Jan
15
11
acabar com AM é um atrasado para o rádio
alcance do AM é enorme , FM se concentra apenas em uma pequena área
Radio Capital am lá de são paulo eu capto ela da minha casa aqui na zona norte do RJ

Membro conhecido
Mar
2,391
4,277
Radio Capital am lá de são paulo eu capto ela da minha casa aqui na zona norte do RJ
Mas as de maior potência seguem autorizadas. Acabaram só as locais (até 1000 W).
Só que é fato que está cada vez mais difícil ouvir AM devido à interferências, mesmo à noite quando não há quase nada aberto no centro da minha cidade fica um ruído que não permite ouvir limpo estação alguma.

Membro conhecido
Feb
2,599
3,377
Citei num outro tópico. Dias atrás consegui acessar 20 emissoras em AM. E menos de uma semana depois meia dúzia. Aqui em Sampa e região metropolitana desconheço que exista, talvez, emissora que utilizava-se de 1 KiloWatts. ( 1.000 Watts ) Talvez, talvez, algumas dessas emissoras saíram de vez para economizar na energia elétrica. E se nos EUA continua "firme e forte" o AM por lá, cada vez menos, a minha incompreensão com o término por aqui. ( a maioria das AM foram para o FM) Enfim.... e sair de um AM para ir para um FM estendido....complicado.

Novo membro
Jan
15
11
eu gosto de ficar procurando emissoras durante a madrugada , comprei um tecsun por esse motivo
acabar ou diminuir as AM é um tiro no pé.

Membro ativo
Sep
283
94
Capital am 1030 do RJ deixa a de SP pegar ai?