ESTADOS UNIDOS
Um gigante da publicidade quer controlar o sistema operacional da sua próxima TV
Há rumores de que a Sonos está construindo um aparelho de streaming executando o sistema operacional do The Trade Desk.
Scharon Harding – 21 de nov. de 2024 15:57 | 268
A incursão de uma empresa de anúncios em sistemas operacionais de TV ilustra uma mudança significativa no hardware de TV em direção a produtos cada vez mais focados em vendas e rastreamento de anúncios .
Com mais pessoas usando streaming baseado na web para TV, os sistemas operacionais de TV inteligentes se tornaram a parte mais lucrativa do negócio de TV. Os proprietários de sistemas operacionais acumulam dados valiosos sobre como as pessoas usam suas TVs inteligentes e dispositivos de streaming, o que é útil para operadores de sistemas operacionais e também para terceiros, como empresas que pagam por anúncios distribuídos por sistemas operacionais de TV. Enquanto isso, o negócio de anúncios de TV inteligente está crescendo rapidamente, com o GroupM, a maior empresa de investimento em mídia do mundo, esperando que a receita de anúncios atinja US$ 38,3 bilhões este ano, um aumento de 20,1% em relação ao ano anterior.
Essa tendência levou as operadoras de sistemas operacionais de TV, da Vizio e Roku à Samsung e LG, a buscar novas maneiras de incorporar anúncios e rastreamento em seus softwares de TV. Agora, uma gigante da tecnologia de anúncios está planejando se tornar uma provedora de sistemas operacionais de TV.
A Trade Desk, fundada em 2009 e que vende uma das plataformas de demanda mais populares do mundo (que permite que anunciantes comprem anúncios digitais automatizados em tempo real em vários editores), planeja lançar o Ventura TV OS no segundo semestre de 2025, disse o CEO Jeff Green à Axios esta semana.
O Trade Desk disse à Axios que está trabalhando no sistema operacional há três anos. Seu anúncio do Ventura pintou uma imagem de software projetado para atender aos anunciantes e não detalhou recursos específicos do usuário que representam melhorias em relação aos sistemas operacionais de TV disponíveis hoje. A empresa alegou que melhoraria a experiência do usuário com recursos que muitos sistemas operacionais de TV já oferecem, como "descoberta de conteúdo multiplataforma, personalização, gerenciamento de assinaturas e, finalmente, menos anúncios (mais relevantes)". O Trade Desk também sugeriu que o Ventura seria um referenciador de conteúdo mais imparcial, já que não possui conteúdo, ao contrário de outros provedores de sistemas operacionais de TV, como Amazon e Roku.
De acordo com o The Trade Desk, outros grandes "benefícios" da Ventura incluirão uma "cadeia de suprimentos mais limpa para publicidade em streaming de TV, minimizando os saltos e custos na cadeia de suprimentos, garantindo o máximo ROI para cada dólar investido em publicidade e rendimento otimizado para os editores" e melhor segmentação de anúncios.
TVs vendidas com prejuízo para impulsionar negócios de publicidade
O Trade Desk planeja vender o Ventura para fabricantes e distribuidores de TV, além de outros tipos de empresas, como companhias aéreas, redes de hotéis e "empresas de jogos", informou a Axios.
A empresa de tecnologia de anúncios diz que não pretende ganhar dinheiro diretamente com o sistema operacional e não planeja fabricar hardware.
Em vez disso, Ventura deve beneficiar o The Trade Desk ajudando seus clientes anunciantes a alcançar mais pessoas. Diferentemente de como os donos de TV tradicionalmente veem o propósito do software de TV, Ventura priorizará a capacidade de mostrar aos donos de TV o tipo mais atraente de anúncios. Green considerará Ventura um sucesso "se gerar mais transparência de preços e medição mais forte para o ecossistema de publicidade CTV em geral", segundo Axios.
Ventura já teria despertado interesse da Sonos, disse o CEO Patrick Spence à Axios. Há rumores de que a Sonos está desenvolvendo um decodificador de streaming. A consideração séria e pública da empresa de áudio de algo como Ventura sugere o tipo de abordagem comercial que ela pode adotar com hardware de streaming.
O interesse do Trade Desk em criar um sistema operacional de TV centrado em ser útil para anunciantes indica o quão importantes os anúncios se tornaram para TVs e/ou empresas de software de TV. Algumas, como Vizio e Roku, abraçaram tanto essa mudança que estão vendendo TVs "em algum lugar entre -3 e -7 por cento de margem" em uma luta para atrair usuários, disse Paul Gray, diretor de pesquisa de eletrônicos e dispositivos de consumo da Omdia, em uma conferência da indústria de CTV no início deste mês, de acordo com a Broadband TV News . Depois, há a Telly , uma startup que deu TVs de graça para poder vender e rastrear anúncios. (As TVs Telly também têm uma tela secundária que pode exibir anúncios quando a TV está desligada.)
À medida que as empresas continuam a utilizar software de TV para vender anúncios e coletar dados de usuários, os proprietários de TV provavelmente continuarão vendo menos opções para uma experiência de visualização de TV sem anúncios.
Scharon Harding é Senior Product Reviewer da Ars Technica, escrevendo notícias, avaliações e análises sobre tecnologia de consumo, incluindo laptops, teclados mecânicos e monitores. Ela mora no Brooklyn.
Sonos is rumored to be building a streaming box running The Trade Desk’s OS.
arstechnica.com