Tá aí uma discussão que gera muita polêmica...kkkk
Como esse tipo de mídia virou um mercado de nicho, o valor ficou muito elevado, principalmente dependendo de onde vc mora, vc pode encontrar um cd usado (mas em perfeitas condições por R$20 e o mesmo álbum em vinil pode custar em torno de R$80 (usado) se for partir pra novo pode custar até R$200...isso abala o consumo.
A qualidade de áudio depende muito do equipamento é claro, pra você escutar um vinil, precisa de um pré amplificador mono, um receiver ou amplificador e um toca discos ..pra escutar um Cd é só ter o cd player e eliminar o pré amplificador, pronto...(não entrando em outros detalhes como cápsula de toca discos, cabos e etc)...
E por fim, boas caixas independente da origem do áudio.
Eu particularmente utilizo muito mais o Cd, receiver e um equalizador, minas caixas são de 3 vias construídas por mim mesmo, p mim já sta perfeito.
Mas muita gente prefere o áudio mais puro, cru digamos assim, argumentando que a qualidade é superior, sem equalização e de preferência um vinil em um bom amplificador e boas caixas!!
Ouço muitas pessoas dizer que quanto mais caro, melhora qualidade! Acredito, afinal existem player de cd que custam R$8.000!!!
Imagina!!! Kkkkkkk