Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

RÁDIOS AM FM BRASIL

Membro ativo
Aug
409
205
Minicom publica portaria permitindo que rádios flexibilizem transmissão da Voz do Brasil durante jogos de futebol
Brasília – Documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira e já está em vigência


O Ministério das Comunicações (Minicom) publicou uma portaria na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (6) permitindo a flexibilização da transmissão do programa A Voz do Brasil durante partidas de futebol do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e da Copa Libertadores. A medida atende, entre outras considerações, aos pedidos de flexibilização e de dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil nos horários dos jogos protocolados Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

De acordo com a Portaria 1250 que foi publicada nesta sexta-feira no DOU, a flexibilização da transmissão da Voz do Brasil para a transmissão de futebol terá duração enquanto for mantido o estado de calamidade devido a pandemia do coronavírus. Além disso, a portaria ainda ressalta que a medida foi tomada porque os serviços de radiodifusão foram considerados como atividade essencial e que o futebol é o esporte mais popular do Brasil e um dos grandes responsáveis pelo entretenimento e pela construção cultural dos brasileiros.

Como fica

Enquanto perdurar o estado de calamidade pública, as rádios que desejarem transmitir jogos de futebol, ficam autorizadas a ter o horário de retransmissão da Voz do Brasil além dos horários originalmente previstos. Ou seja, os jogos com início marcado entre às 19h e 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até às 23h do mesmo dia.

Em outra hipótese, as transmissões de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, antes do jogo, nos horários originalmente previstos, ou com início até as 23h30 do mesmo dia. Caso haja transmissão de jogos sequenciais, em que o primeiro comece às 19h e o segundo depois das 20h30, fica estabelecido que o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até as 23h30 do mesmo dia.

Dispensa da retransmissão da Voz do Brasil

A portaria também publica a hipótese em que poderá ser dispensada a retransmissão da Voz do Brasil. Segundo o texto, caso o jogo que a emissora estiver transmitindo vá para a prorrogação ou resulte em decisão por cobrança de pênaltis, impedindo seu término até os horários limites fixados para início da retransmissão. Também poderá ser dispensado caso ocorra alguma situação de força maior durante o jogo que impeça seu término até os horários limites fixados para início da retransmissão.

Para fazer jus à possibilidade de flexibilização, as emissoras deverão realizar a transmissão integral das partidas, além de transmitir jogos que contem com, pelo menos, uma equipe brasileira (Copa Libertadores). Fica como referência os horários estabelecidos no calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil ou os horários de transmissão dos jogos da Copa Libertadores em território nacional.
 

Attachments

  • mm.jpg
    mm.jpg
    6.5 KB · Visualizações: 0

FR2

Membro
Sep
72
88
Essa de Aracaju deve ser uma Rádio do TENEBROSO Lomes. Quanto tempo vai ser Transamerica só Deus sabe, pois a maioria de suas rádios são verdadeiras porcarias. Raras poucas exceções. A Globo FM de Camaçari, que eles insistem em dizer ser de Salvador, é um verdadeiro lixo de rádio. Programaçãozinha HORROROSA. Graças a Deus não pega bem na cidade.
esta rádio do grupo Atalaia de comunicação que controla a TV Atalaia afiliada da rede do Edir Macedo
 
Membro ativo
Aug
409
205
Com anúncio da CBN em Florianópolis, 22 capitais contam com estações 100% jornalísticas no dial FM

São Paulo - São Luís (MA), Cuiabá (MT), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR) são as capitais que não contam com uma 100% jornalística em seu dial FM

Nesta quinta-feira (5) houve a confirmação oficial da ida da CBN Diário AM 740 para o dial FM de Florianópolis (SC), rede jornalística que passará a contar com uma operação conjunta com a 91.3 FM. Com isso, aumentou o número de capitais brasileiras que contam com, pelo menos, uma FM de programação 100% jornalística no formato all-news, panorama percebido em 22 desses mercados. Porto Alegre é a praça que possui a maior oferta de FMs dentro desse formato voltado exclusivamente ao jornalismo. Acompanhe:

Com a novidade em Florianópolis, a Região Sul se junta ao Sudeste como regiões onde todas as suas capitais estaduais possuem pelo menos uma FM voltada 100% ao formato jornalístico, com pelo menos 12 horas de grade all-news.

E a Região Norte também está próxima dessa marca, devido a expansão da Rede CBN, através da implantação da mini-rede interestadual chamada "CBN Amazônia", que levou o formato all-news para os mercados de rádio FM de Belém, Macapá, Rio Branco e Porto Velho.

A migração AM-FM também teve uma contribuição importante nesse processo de ampliação de FMs 100% jornalísticas em algumas capitais, elevando a oferta em Vitória (com a chegada da Jovem Pan News FM 90.5), Natal (CBN FM 91.1 e a implantação posterior da Jovem Pan News FM 93.5), Campo Grande (CBN FM 93.7) e Porto Velho (CBN FM 101.9).

Nos últimos três anos, a concorrência no formato all-news em FM também aumentou em vários mercados. Em Fortaleza as rádios CBN FM 95.5 e BandNews FM 101.7 passaram a contar com a concorrência da Jovem Pan News FM 92.9, algo que também aconteceu em Vitória, conforme citado acima (mercado capixaba que já tinha as rádios BandNews FM 90.1 e CBN FM 92.5). Em Goiânia, a BandNews FM 90.7 passou a concorrer com a CBN FM 97.1.

São apenas cinco capitais estaduais que não contam com FMs consideradas 100% jornalísticas. São elas: São Luís (MA), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR), Teresina (PI) e, mais recentemente, Aracaju (SE).

Jornalismo em FMs de outros formatos

A Rede Transamérica, com a parceria firmada com a CNN Brasil para a criação da CNN Rádio, amplia de forma considerável a oferta de jornalismo no formato all-news em alguns mercados importantes. São seis horas contínuas de jornalismo no período da manhã e mais 1 hora às 18h00, impactando nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Salvador. Aracaju também terá essa situação a partir de 16 de novembro, com a chegada da Transamérica FM 90.5.

Já a Jovem Pan FM, quando está em cadeia com a Jovem Pan News, também amplia essa oferta de jornalismo em faixas horárias nobres do formato. E isso é mais expressivo em São Paulo, onde a Jovem Pan FM 100.9 é um player expressivo do jornalismo em FM, inclusive com a liderança de audiência no formato nas faixas das 06h-10h e 17h-20h (segunda à sexta-feira/FM+WEB/trimestre julho-setembro/2020 - Kantar Ibope Media).

Outro ponto de destaque é a forte presença do jornalismo em rádios que possuem uma comunicação mais popular e/ou que apresentam esse conteúdo junto com entretenimento, casos de marcas importantes como Rádio Itatiaia FM 95.7 de Belo Horizonte, Super Rádio Tupi FM 96.5 do Rio de Janeiro, Rádio Jornal FM 90.3 do Recife, Rádio Sociedade FM 102.5 de Salvador, Rádio Jornal FM 91.3 de Aracaju, entre outras.

E, apesar de ser um projeto considerado 100% voltado ao formato jornalístico em FM, a Rádio Jornal Meio Norte de Teresina (PI) passou a contar com algumas faixas músicas em sua grade em 2020, deixando a capital piauiense em uma espécie de limbo dentro desse panorama "all-news em FM".

Veja a lista completa por região e capitais:

Critério: FMs em capitais com 12 horas com programas jornalísticos, dentro do formato all-news.

REGIÃO CENTRO-OESTE
Brasília: BandNews FM 90.5 e CBN FM 95.3.
Goiânia: BandNews FM 90.7 e CBN FM 97.1
Campo Grande: CBN FM 93.7

REGIÃO NORDESTE
Salvador: BandNews FM 99.1 e Metrópole FM 101.3.
Recife: CBN FM 105.7.
Fortaleza: Jovem Pan News FM 92.9, CBN O Povo FM 95.5 e BandNews FM Jangadeiro FM 101.7
Maceió: CBN FM 104.5
Natal: CBN FM 91.1 e Jovem Pan News FM 93.5
João Pessoa: CBN FM 101.7 e BandNews FM Manaíra FM 103.3

REGIÃO NORTE
Manaus: BandNews FM Difusora FM 93.7 e CBN Amazônia FM 101.5
Belém: CBN Amazônia FM 102.3
Porto Velho: CBN Amazônia FM 101.9
Macapá: CBN Amazônia FM 93.3
Rio Branco: CBN Amazônia FM 98.1
Palmas: CBN Tocantins FM 101.9

REGIÃO SUDESTE
São Paulo: CBN FM 90.5, Rádio Bandeirantes FM 90.9 e BandNews FM 96.9.
Rio de Janeiro: BandNews FM 90.3 e CBN FM 92.5.
Belo Horizonte: BandNews FM 89.5 e CBN FM 106.1.
Vitória: BandNews FM 90.1, Jovem Pan News FM 90.5 e CBN FM 92.5.

REGIÃO SUL
Porto Alegre: Rádio Gaúcha FM 93.7, Rádio Bandeirantes FM 94.9, Rádio Pampa FM 97.5, BandNews FM 99.3 e Rádio Guaíba FM 101.3.
Curitiba: CBN FM 90.1 e BandNews FM 96.3.
Florianópolis: CBN FM 91.3 (em implantação)



CIDADE DE MIRAÍMA CEARÁ
Rádio Aquarela muda de 97.5 FM para 90.9 FM.


CIDADE DE DE DEMERVAL LOBÂO PIAUÍ
94.5 FM: Passa a se chamar Top FM, atuando em conjunto com a Top FM Teresina.


CIDADE DE CALDAS NOVAS GOIÁS
105.7 FM: Inicia expectativa para a estreia da Jovem Pan FM na frequência, em substituição à Rádio Pousada.
 

Attachments

  • 2.png
    2.png
    112.1 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
CIDADE DE CALDAS NOVAS GOIÁS
105.7 FM: Inicia expectativa para a estreia da Jovem Pan FM na frequência, em substituição à Rádio Pousada.
 

Attachments

  • 1.png
    1.png
    233.1 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
CIDADE DE DE DEMERVAL LOBÂO PIAUÍ
94.5 FM: Passa a se chamar Top FM, atuando em conjunto com a Top FM Teresina.
 

Attachments

  • 3.png
    3.png
    36.2 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
CIDADE DE MIRAÍMA CEARÁ
Rádio Aquarela muda de 97.5 FM para 90.9 FM.
 

Attachments

  • 4.png
    4.png
    8.1 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
CBN estreia programa Ponto Final com Rodrigo Bocardi e Carolina Morand nesta segunda-feira (9)

São Paulo – Atração substitui o Jornal da CBN 2ª Edição e marca estreia do jornalista da Rede Globo no rádio
A Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, estreia nesta segunda-feira (9) o programa Ponto Final CBN. A nova atração, que também marcará as estreias dos jornalistas Rodrigo Bocardi e Carolina Morand, vai ao ar das 17h às 20h e vai substituir o Jornal da CBN 2ª Edição.
Rodrigo Bocardi está desde 1999 na TV Globo e atua como apresentador desde 2013. Sua colega de bancada será Carolina Morand, atualmente editora e apresentadora do podcast Ao Ponto, do jornal O GLOBO. Ela volta à casa onde trabalhou por quase 20 anos e foi repórter, âncora e gerente de Jornalismo.
O novo programa abordagem totalmente nova para o horário. O objetivo é ter a participação da audiência em uma conversa constante para analisar as principais notícias do dia, sob um ponto de vista claro e firme, mas de um jeito informativo e descomplicado. Será um programa dinâmico, com foco nas notícias mais quentes do dia, com Bocardi em São Paulo e Morand no Rio de Janeiro.
Mudanças na grade
Com o fim do Jornal da CBN - 2ª Edição, Rosana Jatobá, que apresenta o programa, terá uma nova atração. O CBN Sustentabilidade terá as principais notícias de ESG (Enviroment, Social e Governance, na sigla em inglês) e entrevistas com grandes nomes da área. Com estreia prevista para primeira semana de dezembro. Com as novidades na programação e oportunidades comerciais apresentadas nos últimos meses, a rádio que toca notícia há três décadas reforça ao mercado o seu compromisso em conectar a audiência CBN às marcas de forma orgânica através de conteúdos relevantes.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
 
Membro ativo
Aug
409
205

Migração do AM para o FM abre caminho para profissionais do rádio e da TV no dial​


O Ministério das Comunicações vem trabalhando para ampliar o dial e fazer a Migração do AM para o FM.
Quem tem comprado aparelhos de rádios nos últimos meses tem percebido que os novos aparelhos já estão com frequências em FM a partir de 74,5.
Apesar de liberadas, estes espaços no dial seguem vazios, sem conteúdo retransmitido. As emissoras ainda seguem alocadas entre 87,5 FM e 108 FM.
A abertura do espaço vai abrir caminho para mais rádios e para o retorno de profissionais que são figuras carimbadas do veículo.

NOVIDADE PODE TRAZER COMUNICADORES DE VOLTA​

O Audiência Carioca apurou que a Rádio Carioca, que ainda segue no AM, é uma das emissoras que já está iniciando o seu processo de migração. Entretanto, o projeto ainda está em uma fase embrionária.
A emissora conseguiu trazer para o Rio um equipamento de retransmissão da sua atual frequência que custa 50% a menos energia elétrica do que a maioria das emissoras costumam usar. A estrutura veio de Goiás.
Alguns nomes conhecidos do público no rádio estão cotados para essa nova fase, caso o projeto FM seja confirmado. Beto Brito, Luisinho Campos, William Travassos, Ernani Alves e Robson Aldir são comunicadores que estão no radar da Carioca.
A imagem pode conter: texto que diz 88 90 96 550 92 94 700 98 100 600 102 104 800 106 000 108 1200 MHz 1400 1600 kHz


22



Curtir

Comentar
 
Membro ativo
Aug
409
205
Panorama: Nativa FM faz dobradinha de audiência com a Band FM em filtros gerais. Metropolitana FM dispara em São Paulo

São Paulo - Com mercado em alta, Kiss FM dispara e pula para o top 10 em períodos gerais. Rádio Mix FM e Rádio Bandeirantes crescem de novo
São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (9) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar Ibope Media. E a notícia é boa para o rádio: o universo de ouvintes foi ampliado na comparação com a medição passada, evolução que foi vista nos principais períodos da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2020):
Dobradinha do Grupo Bandeirantes
Algo que era comum até 2018 foi novamente observado em São Paulo: a dobradinha de FMs populares do Grupo Bandeirantes no topo do ranking de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual posicionou a Nativa FM 95.3 na vice-liderança geral nesse período, ficando atrás apenas da Band FM 96.1 (que avançou novamente e está isolada no topo do ranking FM de audiência).
Já a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), emissora que se acostumou com a vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), segue próxima da Nativa nesse período e leva vantagem em filtros comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Na sequência, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem-adulto/pop-jornalismo) mantém a posição conquistada na atualização passada e continua em quarto geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Outra novidade em São Paulo é que a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) passa a completar o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que já havia conquistado a colocação em filtros comerciais a partir da medição passada.
Top 10 movimentado
A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) apresentou um forte avanço em sua média de audiência e passa a ocupar a sexta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM obteve a maior variação positiva entre as 10 maiores audiências do rádio de São Paulo e aos poucos retoma o volume que era comum à rádio até 2018, antes dos problemas de sinal enfrentados pela 98.5 FM naquele ano.
Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) segue próxima da Metropolitana FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), levando vantagem em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Também próximas, a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) aparecem na sequência.
No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Kiss FM 92.5 (adulto/rock) se destacou ao avançar para o top 10 nesse período, após apresentar mais uma alta consistente em seu volume de audiência (é o maior avanço absoluto entre as 10 primeiras). Aos poucos a emissora vai acostumando a audiência com a sua nova frequência, projeto que esteve em 102.1 FM até o começo de 2019.
Já em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a vantagem é da NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional), emissora que volta a aparecer no top 10 de segunda à sexta-feira. A emissora ampliou o seu índice de audiência na comparação com a pesquisa passada.
Mais destaques
A Rádio Mix FM 106.3 (jovem-adulto/pop) segue crescendo de forma consistente em audiência e cravou agora a sua melhor marca desde o início de 2018 (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/fev-abr-18). A emissora é a rádio mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando posicionada próxima da Kiss FM.
A já citada NovaBrasil FM e a também em alta Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissoras que vem se destacando nas últimas atualizações.
Depois, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 105 FM 105.1 (popular/esportes) puxa a fila que conta com a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes).
Destaque para a Rádio Bandeirantes, que cravou mais uma alta consistente em seus números e entra de vez na concorrência com as demais FMs de formato jornalístico. O número atual da emissora já reflete o reposicionamento feito pela Rádio Bandeirantes no final do primeiro semestre deste ano.
Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) avança novamente e aparece mais próxima da Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e das FMs jornalísticas.
A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa
Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face”. Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.
A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.
Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando em dois meses dos três que compõem o resultado atual.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 

Attachments

  • 8 aud.png
    8 aud.png
    531.7 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
CIDADE DE TIANGUÁ CEARÁ
Rádio Sant'ana deixa a frequência 99.3 FM e passa a operar em 102.5 FM, com nova classe B1 de operação.
A imagem pode conter: texto que diz santana rádio 99.3fm
 
Membro ativo
Aug
409
205
Panorama: FM O Dia e Rádio Globo crescem em audiência no Rio de Janeiro. Rádio Melodia segue líder

Rio de Janeiro - SulAmérica Paradiso FM e Transamérica também se destacam ao evoluírem na medição. Super Rádio Tupi segue na vice-liderança geral

O Rio de Janeiro acompanhou na última segunda-feira (9) mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, pesquisa que é feita regularmente pela Kantar Ibope Media. No geral, a média de ouvintes no universo FM+WEB sofreu um leve recuo na comparação com a pesquisa passada, isso com base nos principais períodos da medição. Porém vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2020):

Novidade no top 5

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição de audiência. A emissora manteve na medição a tendência de alta vista anteriormente, apresentando agora uma variação positiva de cerca de 5% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso foi o suficiente para reposicionar a FM O Dia na terceira colocação geral nesse filtro, condição também alcançada no período comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Sem mudanças no topo: a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue isolada na primeira colocação em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo novamente a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) como emissora mais próxima no ranking FM.

A JB FM 99.9, líder isolada no formato adulto-contemporâneo, segue bem próxima da FM O Dia e completa a seleta lista de FMs que são donas das maiores médias de audiência do país. As quatro primeiras colocadas no Rio de Janeiro estão acima dos 180 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e acima dos 230 mil no comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da medição, isolada na quinta colocação geral.

Mais destaques e avanços

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) também foi um dos principais destaques da medição de audiência. A rádio, que já vinha de um resultado positivo na pesquisa passada, reconquistou a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa, passando também a ficar mais isolada nessa condição.

Na sequência, Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) aparece em sétimo geral e na liderança isolada em seu formato de programação. E passa a ter a Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock) um pouco mais próxima no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que está isolada em oitavo geral.

Destaque para a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo), rádio que teve um dos maiores avanços da medição e volta a ficar posicionada entre as 10 maiores audiências do rádio carioca. A emissora já vinha de alta expressiva na medição passada e agora está em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também chamou a atenção do mercado a variação positiva no índice da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes), emissora que obteve o maior avanço percentual entre as 10 primeiras colocadas. Com isso, a 101.3 FM aparece no top 10 em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) e BandNews FM 90.3 (jornalismo) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), assim como a Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo), NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional) e CBN FM 92.5 (jornalismo). Destaque para a NovaBrasil, que ganhou posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao variar de forma expressiva em audiência.

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando em dois meses dos três que compõem o resultado atual.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.
 

Attachments

  • 8 aud.png
    8 aud.png
    531.7 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
Repórter esportivo Romeu César, o “Fera”, morre vítima de Covid-19

O radialista trabalhou com grandes nomes como Osmar Santos e Oscar Ulisses e lutava contra a doença nos últimos dias em Franca-SP
companheiro de trabalho de Osmar Santos e Oscar Ulisses na Rádio Globo, o jornalista Romeu César, também conhecido como “Fera”, morreu na madrugada desta quarta-feira (11/11), vítima de Covid-19.O radialista lutava contra a doença em Franca, interior de São Paulo, mas não resistiu às complicações. Ele será enterrado na tarde desta quarta-feira. Narradores e colegas radialistas se despediram de Romeu César com carinho. Atual narrador da TV Globo, Everaldo Marques lamentou a perda:“Mais uma vítima da Covid: nos deixou o repórter Romeu César, um dos grandes nomes da equipe que eu ouvia nos anos 80/90 na Rádio Globo de São Paulo. Tristeza. Que Deus conforte e ilumine a família. E quanto a nós, sigamos nos cuidando, não importa o que irresponsáveis digam”, escreveu em sua conta no Twitter.Depois do sucesso no rádio, Romeu mudou de profissão. Nos últimos anos, atuou como representante comercial de uma fábrica de sapatos em Franca, sua cidade natal.
 

Attachments

  • m.jpg
    m.jpg
    30.5 KB · Visualizações: 0

FR2

Membro
Sep
72
88
Não vejo utilidade nesse fórum, só copia matérias que todo mundo já viu e não tem debate. ☹️
 
Membro conhecido
Aug
1,191
1,680
De onde vem as matérias? Gosto de acompanhar. O rádio parece estar reconquistando importância, principalmente com esta migração do AM p FM. O que parece ter sido esquecido é a rádio digital que estava em estudos. Novidades poderiam ser postadas aqui, atualizando o titulo do tópico.
 

Rai

Membro conhecido
Aug
1,810
2,150
De onde vem as matérias? Gosto de acompanhar. O rádio parece estar reconquistando importância, principalmente com esta migração do AM p FM. O que parece ter sido esquecido é a rádio digital que estava em estudos. Novidades poderiam ser postadas aqui, atualizando o titulo do tópico.
Tudo radio
 
Membro ativo
Aug
409
205
Supernova FM passa a executar atrações comandadas por Henrique do Valle e Tina Roma
Jaraguá do Sul - Atrações são geradas diretamente dos Estados Unidos e passaram a compor a grade da emissora


A Supernova FM 101.9 de Jaraguá do Sul segue investindo em sua programação. Após a estreia em agosto do "Banana Show", a emissora incluiu em sua grade edições diárias do Music Nation, atração comandada por Henrique do Valle. Também é novidade a estreia de uma atração comandada por Tina Roma, aos sábados.

Produzido e apresentado por Henrique do Valle, o "Music Nation" passou a ser levado ao ar em edições diárias na programação da Supernova FM. A atração executa os hits e lançamentos mundiais e tudo que acontece no mundo do entretenimento e é gerada diretamente de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Outra novidade em relação aos investimentos na programação da Supernova FM se dá pela estreia do programa comandado por Tina Roma. O "Top 20 Estados Unidos" é levado ao ar diretamente de Miami, nos Estados Unidos e executa as músicas mais tocadas nas rádios americanas. A atração é veiculada na emissora todos os sábados, às 17h.

Recentemente, em agosto, a Supernova FM passou a contar com o programa "Banana Show". A atração mescla música e entretenimento e é comandada por Hamilton Vessi, profissional que teve importante passagem pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, onde ficou bastante conhecido por seus trabalhos, em especial no comando do "Planeta DJ". https://tudoradio.com/noticias/ver/...r-com-programa-banana-show-a-partir-de-agosto

Supernova FM revitaliza viaturas promocionais

Além dos investimentos na programação, a Supernova FM 101.9 de Jaraguá do Sul também promoveu uma revitalização nas suas viaturas de promoções. A nova arte promove foco à frequência da emissora e os veículos já estão sendo utilizados nas ações externas da rádio.
 

Attachments

  • 11.jpg
    11.jpg
    66 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
Rádio Senado abre licitação para viabilizar sua rede no Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e Porto Velho

Brasília – Casa Legislativa deve investir cerca de R$ 4 milhões para iniciar transmissões e manutenção em mais quatro capitais. Rádio Senado já vem de expansão em anos anteriores
Publicidade
Atualizado às 13h56 - O Senado Federal abriu licitação para contratar empresa para a instalação e manutenção de equipamentos para efetivar a implantação de mais quatro rádios em FM para compor a rede liderada pela Rádio Senado FM 91.7 de Brasília. Quatro capitais aparecem como as próximas cidades que irão contar com a rede de rádios legislativa. São elas: Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e Porto Velho.
De acordo com as informações, o Senado Federal pretende investir R$ 4,1 milhões com o contrato para a instalação e manutenção de equipamentos das emissoras. As transmissões locais nos estados ocorrem em parcerias estabelecidas com as Assembleias Legislativas ou outros órgãos públicos, em frequências liberadas pelo Ministério das Comunicações.
Frequências
A Rádio Senado já é retransmitida para dezoito cidades em todo o Brasil. A licitação prevê a implantação e a manutenção da Rádio Senado FM 105.9 do Rio de Janeiro (classe A2), Rádio Senado FM 105.5 de Campo Grande (classe A3), Rádio Senado FM 103.7 de Porto Velho (classe A4), além da Rádio Senado FM 93.1 de Florianópolis (classe A1). Vale ressaltar que a capital catarinense também contará com a Rádio Câmara FM 89.9, ainda sem data para a sua implantação.
No ano passado, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, inaugurou oficialmente emissoras da Rádio Senado em Belém (101.5 FM), Maceió (105.5 FM), Aracaju (103.9 FM) e Boa Vista (98.3 FM).
 

Attachments

  • 22.jpg
    22.jpg
    7.4 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
Belo Horizonte - Antena 1 e Extra FM também ampliam suas médias de audiência nos períodos gerais

Belo Horizonte e região metropolitana viram mais uma elevação na média de ouvintes concentrados no universo de rádio local. Os dados atualizados pela Kantar IBOPE Media mostram mais uma evolução no índice geral de audiência na comparação com as pesquisas anteriores, com várias FMs impulsionando a nova alta. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2020):

Top 3 puxa a alta

Os três maiores volumes de audiência do rádio mineiro auxiliaram diretamente na alta de audiência do FM na Grande Belo Horizonte. A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) ampliou a sua média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se aproximando de vez da expressiva marca de 150 mil ouvintes por minuto nesse período. O índice consolida a FM entre as maiores audiências do rádio brasileiro.

Também é destaque a manutenção do movimento positivo que foi visto na pesquisa passada no índice da BH FM 102.1 (popular/hits). A emissora cravou uma nova alta e se isola um pouco mais na segunda colocação nos principais períodos da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a BHFM também se mantém acima da expressiva marca de 100 mil ouvintes por minuto (e mais de 130 mil em faixas comerciais - 06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) também acompanhou a movimentação positiva das duas primeiras colocadas e ampliou a sua média de audiência, chegando a um patamar superior às médias que a FM costumava registrar antes da pandemia do novo coronavírus. O volume de audiência da Liberdade FM em filtros comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), chega a superar a marca de 120 mil ouvintes por minuto.

Mais destaques e avanços

Outra emissora que segue com uma movimentação positiva de audiência em Belo Horizonte é a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop), rádio que retoma a quinta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora aparece na sequência da Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo), estação que está isolada na quarta posição geral nos principais períodos da medição.

Belo Horizonte também observou novos avanços nos índices de rádios como Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) e Extra FM 103.9 (popular/hits), emissoras que aparecem em oitavo e nono, respectivamente (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Ambas contribuíram com a alta do FM mineiro e aparecem na sequência de uma FM não assinante e da 98 FM 98.3 (jovem-rock/talk, que está isolada em sétimo geral).

A CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) completa o top 10 mineiro de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo uma FM religiosa não assinante da medição aparecendo na sequência do ranking FM+WEB e a Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto, emissora que cresceu em audiência, seguindo a tendência positiva também vista em outras praças).

Outra emissora que diminuiu a distância para o top 10 foi a Rádio Super FM 91.7 (adulto/jornalismo), que passa a ficar muito próxima no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) de rádios como Inconfidência FM 100.9 (educativa) e CBN FM 106.1 (jornalismo).

A saída e o retorno do "face to face" na pesquisa

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não estava contando com entrevistas "face to face". Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impediu que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Porém, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" retornou em setembro, impactando em dois meses dos três que compõem o resultado atual.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.
 

Attachments

  • 8 aud.png
    8 aud.png
    531.7 KB · Visualizações: 0
Membro ativo
Aug
409
205
Verde Oliva FM deve contar até ano que vem com emissora FM no interior do Rio de Janeiro

Resende - Estação será originada a partir de uma nova concessão e tem previsão de estreia para 2021
Depois de se fazerem presentes em Brasília e Manaus, em breve a audiência do interior do Rio de Janeiro passará a contar com mais uma emissora no dial. Trata-se da futura Verde Oliva FM 92.3 de Resende, estação que será originada a partir de uma nova concessão e que tem previsão de estreia para 2021.
O projeto de implantação da Verde Oliva FM em Resende deu início no dia 20 de outubro através da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Uma comitiva do CCOMSEx (Centro de Comunicação Social) esteve na AMAN para conhecer o local de instalação do futuro estúdio e da antena, assim como as equipes que integrarão a nova missão e demais demandas.
Com previsão de inauguração para 2021, a emissora terá um perfil cultural e educativo e com a finalidade de ampliar a comunicação social e, ao mesmo tempo, provocar a inserção dos diversos veículos, entre outros objetivos, como a interação com a sociedade.
A estreia da Verde Oliva FM 92.3 em Resende fará subir para três o número de emissoras com a marca. Presente em Brasília através dos 98.7 FM e em Manaus em 98.3 FM, a emissora deverá contar em breve com uma estação em Três Corações, considerada um dos principais centros urbanos da região sul do estado de Minas.
Nenhuma descrição de foto disponível.
 

Attachments

  • 111.png
    111.png
    18.6 KB · Visualizações: 0
Top