Membro ativo
- Aug
- 409
- 205
Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.
Inscreva-se agora!Onde moro vejo mais pessoas escutando a Piatã que a GFM, mas a pesquisa reflete a realidade. Essas são as Rádios mais ouvidas na cidade. Espero que a Massa FM NUNCA venha para Salvador, já chega de rádios popularescas como essa por aqui.Panorama: GFM e Piatã FM seguem como os maiores volumes de audiência do FM de Salvador
Salvador - Bahia FM continua no top 3. A Tarde FM tem avançado e se aproxima das três primeiras colocadas
O mercado de rádio de Salvador continua observando a disputa acirrada entre duas FMs de formatos totalmente distintos no topo dos principais períodos de audiência, na pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. E, no geral, o universo FM viu uma melhora nos índices de audiência das emissoras que concentram os maiores volumes na capital baiana, isso na comparação com o período pré-pandemia do novo coronavírus. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2020):
Definição nos detalhes
GFM FM 90.1 (adulto-contemporâneo) e Piatã FM 94.3 (popular/hits) tem definido nos detalhes a liderança geral de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a vantagem agora é da FM de formato adulto, mas a diferença entre as duas concorrentes é mínima, inferior a 1 mil ouvintes por minuto nesse filtro. A GFM amplia sua vantagem em períodos comerciais, como o segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB).
Outro detalhe importante é de que os índices atuais das duas FMs são superiores ao volume registrado entre o último mês pré-pandemia (fevereiro) e o começo do período de maior isolamento (março e abril).
Na sequência, a Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue sozinha na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com uma média muito próxima daquela que a FM tem registrado desde o início de 2020 (e superior a 2019).
Outro destaque é a aproximação da A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) em relação ao top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora está com uma média bem superior aos índices pré-pandemia.
A Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) completa o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também não está distante das FMs que aparece à frente nos períodos gerais.
Mais destaques
Rádios como Feliz FM 92.3 (religiosa/gospel), Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop), BandNews FM 99.1 (jornalismo) e NovaBrasil FM 104.7 (adulto/nacional) também são emissoras que registram agora índices superiores ao números vistos no período pré-pandemia, contribuindo diretamente com a alta do meio e completando o top 10 em períodos importantes da medição.
A pesquisa sem "face to face"
Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.
Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20. A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.
Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" deve retornar neste mês de setembro, impactando parcialmente a partir da próxima atualização.
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.
Onde moro vejo mais pessoas escutando a Piatã que a GFM, mas a pesquisa reflete a realidade. Essas são as Rádios mais ouvidas na cidade. Espero que a Massa FM NUNCA venha para Salvador, já chega de rádios popularescas como essa por aqui.
e verdade que a tarde fm 103.9 mhz e a mais ouvida em salvador ???Onde moro vejo mais pessoas escutando a Piatã que a GFM, mas a pesquisa reflete a realidade. Essas são as Rádios mais ouvidas na cidade. Espero que a Massa FM NUNCA venha para Salvador, já chega de rádios popularescas como essa por aqui.
A Mais ouvida é a GFM segida da Piatã FM. A A Tarde FM está em terceiro lugar, é parecida com a GFM.e verdade que a tarde fm 103.9 mhz e a mais ouvida em salvador ???
você tem a foto da nova torre da rádio metrópole fm 101.3 mhz salvador ???A Mais ouvida é a GFM segida da Piatã FM. A A Tarde FM está em terceiro lugar, é parecida com a GFM.