Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

As rádios que ainda funcionam no AM na Grande São Paulo
A 1230 kHz não transmite há meses e não sei se voltará considerando a notícia de que deverá iniciar a transmissão em breve em 83,5 MHz.

A Trianon está fora do ar em 740 kHz pelo menos desde ontem e percebi que tem ficado fora do ar por vários momentos nas últimas semanas.

Em regra não consigo sintonizar a 730 kHz de Jundiaí pela proximidade com o transmissor da Trianon na zona norte da capital e, mesmo com a 740 Khz fora do ar, o sinal é muito fraco por aqui.

Sem a 740 kHz, durante o dia as emissoras que chegam com sinal bem forte na zona norte são a 700 kHz e a 1600 kHz. O sinal da 700 kHz chega melhor apesar de a antena da emissora estar em São Caetano do Sul. De longe é a emissora AM que parece ter o melhor sinal diurno.

A 1230 kHz não transmite há meses e não sei se voltará considerando a notícia de que deverá iniciar a transmissão em breve em 83,5 MHz.

A Trianon está fora do ar em 740 kHz pelo menos desde ontem e percebi que tem ficado fora do ar por vários momentos nas últimas semanas.

Em regra não consigo sintonizar a 730 kHz de Jundiaí pela proximidade com o transmissor da Trianon na zona norte da capital e, mesmo com a 740 Khz fora do ar, o sinal é muito fraco por aqui.

Sem a 740 kHz, durante o dia as emissoras que chegam com sinal bem forte na zona norte são a 700 kHz e a 1600 kHz. O sinal da 700 kHz chega melhor apesar de a antena da emissora estar em São Caetano do Sul. De longe é a emissora AM que parece ter o melhor sinal diurno.
A de Jundiaí é a mais fácil de pegar na minha cidade, Itu, a força do sinal supera as de Campinas e Grande SP.
Pelo KiwiSDR notei que a Trianon está no ar mas com sinal fraco, vejo por este meio justamente porque moro num lugar de difícil recepção para rádio, local baixo e com muita poluição eletromagnética.

As rádios que ainda funcionam no AM na Grande São Paulo

Eu não considero a Rádio Cidade de Jundiaí como sendo uma emissora da RM de São Paulo. Inclusive, tenho dificuldade para sintonizá-la, mesmo com a Trianon fora do ar, como aconteceu na noite do domingo passado (isso tem sido recorrente nas últimas semanas, como observou o @fe_s). Levando em conta apenas as estações concessionadas na RMSP e considerando a desativação da AM 1230 kHz e a saída forçada da AM 560 kHz, esse número cai para dez:

Frequência (kHz)EmissoraCidade de outorgaClassePotência ERP (kW)
700Nossa RádioSão PauloB50
740Rádio TrianonSanto AndréB5
920AM 920CotiaB40
1040Rádio CapitalSão PauloA200
1070Rádio MetropolitanaMogi das CruzesB10
1200Rádio Cultura BrasilSão PauloB50
1300Rádio Universo (Deus É Amor)São Bernardo do CampoB100
1490Rádio ImaculadaMauáB25
1570Rádio ABCSanto AndréB10
1600Rádio 9 de JulhoSão PauloB100

Resumi na tabela abaixo o estado da migração das OMs até o momento. Ela está em formato de imagem porque o fórum não suporta a quantidade de caracteres.

1. Originalmente em 86,7 MHz. Passou a operar em 99,1 MHz em 19 de setembro de 2024.
2. Originalmente em 86,3 MHz. Opera em 107,3 MHz desde 15 de maio de 2026, após troca com a Fundação Gamaro (antiga Fundação Brasil 2000), até então responsável por transmitir a Eldorado FM, que assumiu os 86,3 MHz com uma programação denominada 86.3 FM - Aqui tem Educação e Cultura.
3. Originalmente em 83,1 MHz. Passou a operar em 98,1 em 24 de fevereiro de 2024.

Leitura recomendada:

Links relacionados:

Back