View attachment 24776
Evidência da captação do sinal da Excelsior 106,7 em Lauro de Freitas-BA com RDS ativo
View attachment 24776
Evidência da captação do sinal da Excelsior 106,7 em Lauro de Freitas-BA com RDS ativo
Ouvir dizer que tem mais duas rádios que vão ser adquirida pelo sistema pazzi.Será que a Rede Povo FM vai Expandir a sua Rede de Rádios para todo brasil ???
23/12/2024 - Dial Jordânia - MG
107.1 FM: Deixa de se chamar Divisa FM e passa se chamar Rádio Povo.
- Concessão foi adquirida pelo Sistema Pazzi de Comunicação.
View attachment 24776
Sintonizei aqui em Santo Estevão a 106.7, o sinal ainda tá fraco.
Intensidade de sinalAlguém explica o que são "dBu" (39) e "dB" (21)? Apesar das minhas pesquisas, eu não entendi!
Bruno os dBu são a potência de sinal que a rádio chega no seu aparelho e os dB da direita é em relação a qualidade de áudio que chega, quanto mais interferência tiver na região, mais baixo fica este número, pode até acontecer de ter um dBu de 8 ou 10, mas se os dB estiverem em 0, você não vai conseguir ouvir a rádio, pois será encoberta pelas interferências.Alguém explica o que são "dBu" (39) e "dB" (21)? Apesar das minhas pesquisas, eu não entendi!
Intensidade de sinal
Contorno protegido das classes é considerado a intensidade em 66 dbu.
Bruno os dBu são a potência de sinal que a rádio chega no seu aparelho e os dB da direita é em relação a qualidade de áudio que chega, quanto mais interferência tiver na região, mais baixo fica este número, pode até acontecer de ter um dBu de 8 ou 10, mas se os dB estiverem em 0, você não vai conseguir ouvir a rádio, pois será encoberta pelas interferências.
Seria interessante o rádio DAB aqui no Brasil
Eu adoraria muito termos o HD Radio (HDR) no Brasil.Já tem... apenas em testes... fizeram na Rádio Nacional em Onda Curta com apenas 1kW (sim... é verdade!) e o sinal digital pegava em todo o país, cobrindo a América do Sul e toda a América Latina, chegando ao sul dos Estados Unidos (já vi em kiwi Key West, FL) com sinal fraco. Se tivesse aumentado a potência (até 10kW) e usasse como repetição aos sinais em centenas de cidades (seja em AM ou FM, através da OC), a rádio nem precisaria usar satélite. Aliás, já tem sinal digital em algumas emissoras no AM nos Estados Unidos e no Canadá, que usam o modelo HD Radio (HDR), que apesar da sigla "HD", na verdade significa "Hybrid Digital" e não "High Definition".
Uma instituição até fora do Rio, como era a saudosa Rádio Jornal do Brasil AM 940, sua co-irmã.Gostava de ouvir a Globo FM (hoje GFM) de Salvador quando tinha Oi TV DTH - mil vezes melhor e mais simpática do que as rádios AC aqui do Rio - JB FM, que é uma instituição até fora do Rio, inclusive.
Essa Aymoré eu peguei uma vez em Ipirá com propagação, em 96.3 normalmente entra a Digital de Alagoinhas.O que acontece com às Rádios que seus sinais chegavam aqui na cidade de Várzea da Roça? Será que diminuirão a potência dos transmissores? Rádio Aymoré Fm 96.3 essa sumiu de vez, Rádio Ipirá 104.1 FM chegava com bom sinal, hoje em dia a Rádio Serra Dourada FM 91.5 tem sinal melhor na região, Rádio Serrana Líder 93.5 FM outra que sumiu de vez, restando à penas a local, Rádio Clube 91.7 FM e Rádio TransBrasil 90.9 FM.
pode ser isso mesmo, mais isso muda em meses, a Rádio Ipirá 104.1 sempre teve o sinal melhor que a Serra Dourada 91.5 aqui na região, não demora muito ela volta com força total parecendo até local, hoje a Rádio Serra Dourada tá com sinal melhor. Viajei para Irecê semana passada pela estrada do feijão ouvindo no mesmo rádio Pioneer MVH X3000 e constatei tudo isso também. Ipirá 104.1 poucas vezes consegui sintonizar até o município de Baixa Grande, já Serra Dourada 91.5 sintoniza até perto das primeiras torres eólicas de Morro do Chapéu.Essa Aymoré eu peguei uma vez em Ipirá com propagação, em 96.3 normalmente entra a Digital de Alagoinhas.
O sistema irradiante da 104.1 difere da 91.5 pela polarização, o da 104.1 é circular e o da 91.5 vertical, a torre da Serra Dourada fica numa serra a 18 km de Ipirá em linha reta.
Essas mudanças no sinal podem ter a ver com as lâmpadas de LED nos postes e com as placas de energia solar que aumentam o ruído à noite.
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?