Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

PROJETOR E TELA: DEFINIÇÃO E INSTALAÇÃO - PARTE 3

Novo membro
Jun
27
11
CONTINUAÇÃO DA PARTE 2...

Uma vez instalada a tela era a vez do projetor.

Como a tela fica bem próxima ao teto e o projetor tem offset zero e lens shift apenas no sentido vertical (e para baixo) era “necessário” nivelar o centro da lente com a linha da borda superior da área de visão da tela. Mas isso faria com que o projetor ficasse bem perto da laje e assim sendo, semi embutido na sanca, o que até me ajudaria a “escondê-lo” na sala, mas tornando a instalação difícil. Ao mesmo tempo que ficasse meio embutida, não poderia ficar muito, senão taparia os furos de ventilação do projetor.

1660488245431.png

Um outro cuidado que tive que tomar na instalação do projetor, é deixar ele bem nivelado, para que a lente ficasse os mais paralela possível à face da tela. Isso para que a imagem ficasse perfeitamente retangular, evitando o uso do keystone.

Local de Instalação do projetor:

Fiz uma abertura na sanca (que lembrando, já existia na sala) uns 10 cm maior do que o projetor na largura, 10 cm atrás dele e uns 5 cm na frente. Já estavam passados o cabo HDMI (pela sanca e dentro de um conduíte de 1” e a extensão com uma tomada que é ligada num nobreak que fica no rack). Precisei dar uma deslocada na fiação da iluminação, reloquei dois spots e eliminei um outro.
1660488280709.png

Na foto acima, a base do suporte do projetor, de onde sai a barra roscada, já está fixada na laje (são 4 parafusos bucha 8). O furo que fiz foi para a bucha se fixar na laje de concreto e não no reboco de 4,5 cm de espessura. Assim, os parafusos utilizados eram longos (aproximadamente 8 cm). O cuidado aqui é que essa base do suporte na laje já tem que ficar na posição horizontal exata, para que resulte no centro da lente do projetor, exatamente do eixo (centro) da tela e também na distância de projeção exata (3,76 m). No manual do projetor, eles passam certas medidas que ajudam a calcular isso (ali tem a posição do centro da lente, do centro de gravidade, etc.)

1660488308740.png

Existe uma infinidade de suportes para projetor, com uma infinidade de tipos de sistema de ajuste, porém pouquíssimos como eu precisava que é com uma distância bem pequena entre a laje e o projetor. A maioria dos suportes afastam o projetor da laje a uma determinada distância, que na minha situação, não servia. Esse que comprei permitia chegar na medida necessária, mas depois de adaptá-lo cortando a barra roscada para chegar na medida (ficou um toco de 4,5cm). Nem precisou usar o tubo por onde se passa os cabos, pois ele teria que ser cortado para ficar com apenas 3 cm de altura, ou seja, ficou sem função, além do que nem ia aparecer mesmo. Tirei ele todo.

O suporte que deu certo é um Orion SX300:


1660488345538.png

O sistema do suporte é assim:


1660488376252.png

Depois de adaptado ficou assim:

1660488403422.png

Também precisei instalar espaçadores para que as “patas” do suporte ficassem elevadas em relação ao nível dos furos dos parafusos no projetor, isso porque o projetor tem uma altura maior entre os parafusos, interferindo na posição da pata.

1660488436654.png

1660488462351.png

Com o espaçador, precisei comprar parafusos com uma determinada medida para que ficassem corretamente ajustados na profundidade do furo. Parafuso tipo M4 com 2,5cm.

1660488540935.png

CONTINUA NA PARTE 4...
 
Última edição:
Top