Depois de ter liderado a queda na base de assinantes da televisão por assinatura em 2019, o Grupo Claro segue tendência de queda na sua base em 2020, principalmente depois que a explosão do novo coronavírus (Covid-19) assombrou o país, deixando milhares de desempregados. Na tentativa de reverter a situação, suas centrais de telemarketing estão ligando aos assinantes e ofertando até 20% de desconto por um ano, mas com fidelidade, multa por rescisão e reajuste subsequente de R$ 15.
A erosão na televisão por assinatura fez com que a Claro perdesse sozinha 834 mil assinantes em 2019, fechando o ano com 7,76 milhões, mas ainda abocanhando a maior fatia de clientes. De acordo com dados da Anatel, a operadora perdeu mais 74 mil assinantes em janeiro, 60 mil em fevereiro, 58,5 mil em março, 50,8 mil em abril, 51 mil em maio e outros 45,8 mil no mês de junho, encerrando o semestre com uma perda acumulada de 340,1 mil na base de assinantes.
A Claro/Net, ainda, foi a única em 2020 não ter tido acréscimo em sua base de assinantes em nenhum mês, conforme mostra a tabela abaixo, mês a mês.
Segundo um operador de telemarketing da Net/Claro ouvido pelo NaTelinha, há pressão para segurar antigos clientes, com descontos de pelo menos 15% nas mensalidades, podendo chegar facilmente a 20% em pacotes mais robustos, como aqueles que possuem gravadores de programação e canais premium.
Ao concordar com o desconto ofertado por um ano, no entanto, você concorda em não cancelar a Net/Claro por este período. Caso o faça, uma multa rescisória por volta de R$ 350 é cobrada.
Procurada, a Claro/Net não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Net/Claro tenta reverter perda de assinantes e liga para clientes oferecendo desconto
Confira os números da Net/Claro em 2020
natelinha.uol.com.br