Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

MULETA PARA O SUDOKU

Membro conhecido
Oct
581
297
O Sudoku é um jogo apreciado àqueles que tem afinidade com os números.

250px-Sudoku-by-L2G-20050714.svg.png


As regras do jogo são simples e são apresentadas nesse site:


Há também o Mini-Sudoku, adequado para os principiantes, no qual o quadro é reduzido:

150px-Minisudoku1.png


As regras do jogo simplificado encontra-se nesse site:


Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser gênio para resolver a maioria dos problemas de Sudoku.

O Sudoku é um jogo de exercício de atenção. Só isso.

Quem tem déficit de atenção e falta de capacidade de memorização numérica, como é o nosso caso, sofre muito com a execução do jogo.

Ao reconhecer a nossa limitação numérica, criamos uma muleta para "administrar a própria incompetência".

Criamos um gabarito, o qual deverá ser impresso à parte, conforme figura abaixo:

muzj10.jpg


Imprima o gráfico e escolha um jogo que você pode encontrar na rede, revistas ou jornais.

Transponha para o gráfico em branco os números coletados do jogo:

mulj10.jpg


No quadro central do gabarito, copie e anote os números do jogo. Associe ao número coletado as letras a,b,c,d,e... de forma progressiva. Esta é uma boa maneira de saber quantas vezes o número aparece no problema.

Notar que no quadro central há também duas grades que servem para anotar os números faltantes de cada linha e coluna. Anotar os números faltantes nessas grades quando faltarem poucos.
Os números das grades coluna devem ser riscados quando aplicados ao quadro central.

No quadro superior do gabarito, marque quantas vezes cada número aparece no problema.

No quadro inferior, marque todos os números já inscritos em cada quadrinho.

A muleta do Sudoku apresentada aumenta o trabalho braçal para a execução do jogo.
Mas esse trabalho permite controle completo da situação, permite parar e reiniciar o jogo a qualquer momento, corrigir alguma falha de percurso, além de evitar que um único erro ponha tudo a perder.

Obs.:
Abaixo, uma versão simplificada.
 
Última edição:
Aug
32
23
Contribuindo com alguns trocados...
Voce já tentou usar alguma versão de celular ?
Nele, o app destaca as linhas e as colunas quando voce seleciona uma casa. Existem uns que deixam marcar opções de quais as respostas possiveis( nisso eu ainda me confundo) e também destacam quais numeros já foram completados.
Sem contar que está no bolso e não precisa ficar passando a limpo. Eu tinha um que gostava no celular mas não tenho mais. Hoje existem tantas opçoes que é só testar e apagar se não gostar.
 
Membro conhecido
Oct
581
297
Abaixo, a forma mais completa e simplificada do auxiliar de sudoku desenvolvida até hoje.

sdk_plan_1.JPG

Nessa configuração é possível anotar todos os lances sem erros de repetição de números nas linhas, colunas, quadrados, alinhamento ou empilhamento de quadrados, além de identificar os pares de números dos quadrados horizontais ou verticais. Para tanto, basta riscar com lápis todos os números lançados nas linhas, colunas e quadrados.
 
Membro conhecido
Oct
581
297
Próxima jogada

A TÁTICA DAS COORDENADAS


a) Identificar e escolher os números já inscritos com maior incidência:

promi.JPG

Nota-se que é número 7 é um bom candidato.

b) Traçar as coordenadas imaginárias do número escolhido:

proxjogrev.JPG

c) Inscrever no tabuleiro o número que só se repete uma vez nas linhas e nas colunas.

O lugar geométrico do número 7 encontra-se no cruzamento da terceira linha com a sétima coluna.
 
Membro conhecido
Oct
581
297
Contribuindo com alguns trocados...
Voce já tentou usar alguma versão de celular ?
Nele, o app destaca as linhas e as colunas quando voce seleciona uma casa. Existem uns que deixam marcar opções de quais as respostas possiveis( nisso eu ainda me confundo) e também destacam quais numeros já foram completados.
Sem contar que está no bolso e não precisa ficar passando a limpo. Eu tinha um que gostava no celular mas não tenho mais. Hoje existem tantas opçoes que é só testar e apagar se não gostar.
Obrigado Marcelo! Desculpe-me pela demora da resposta.
Copio os jogos do celular e transcrevo os mesmos para o gráfico em papel.
Economizo a energia do celular e trabalho no problema em uma área muito maior (folha de papel A4).
 
Membro conhecido
Oct
581
297
Percebi que a mão do jogador encobre parte do gráfico, de modo que dificulta a visualização completa da partida.
Assim, criei um gráfico para os canhotos...

sdkcan.JPG

(continua)
 
Top