Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Limpador de Discos de Vinil

Membro conhecido
Oct
573
296
Há muitas técnicas de limpeza de discos de vinil, quando este encontra-se sujo de poeira ou resíduos orgânicos.
A sujeira compromete a qualidade do som e prejudica a integridade do disco.

A técnica de limpeza de discos de vinil mais comum é a cuidadosa lavagem do disco com uma escovinha macia , detergente e uma toalha para apoiar o disco na posição horizontal ou tangencial, além de evitar danos nas trilhas, superfície e borda do mesmo. Outro cuidado é na hora do enxágue, o qual deve ser feito com água morna, além de proteger os selos do disco contra o fluxo da água. Para os mais exigentes, há limpadores automáticos que fazem todo esse processo sozinho.

Há também limpadores automáticos simples, que atuam de forma preventiva. Tratam-se dos "dust bugs". Um deles é apresentado na figura abaixo:

dustbug.jpg

O "dust bug" assemelha-se ao próprio braço do pickup (fonocaptor) do tocadiscos. O dispositivo utiliza um rolete de cerdas macias e um pivô dotado de ventosa.

O dust bug deve ser afixado, preferencialmente a 90 graus do pivô do braço do pickup. Para por o mecanismo em ação, deite a escova do limpador exatamente na faixa do disco de vinil que será executada.

Para os leitores secção DIY - Do It Yourself (faça você mesmo), sugerimos a construção de um "dust bug" extremamente simples.

Na primeira figura que segue, a visão de topo do tocadiscos e do limpador:

topo.jpg

Na figura de perfil, os elementos constituintes do limpador:

perfil.jpg

Se você não deseja colar o cilindro de lápis na base do tocadiscos, cole esta peça em uma base de metal pesado.

A tração do sistema é suave, de modo que o arrasto provocado pela peça de veludo sobre a superfície do disco de vinil não altera a velocidade do tocadiscos. O procedimento de uso é o mesmo dos dust bugs comerciais.

De vez em quando, retire a poeira acumulada na peça de veludo com uma escovinha.
 
Última edição:
Top