Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Ilusões de Óptica

Membro conhecido
Oct
573
296
Cientistas criam ilusão de óptica de um buraco negro em expansão
Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/06/2022


Cientistas criam ilusão de óptica de um buraco negro em expansão
Não tenha medo: O buraco negro não irá engolir você de verdade.

010150220602-ilusao-optica-buraco-negro-expandindo.jpg


[Imagem: Bruno Laeng et al. - 10.3389/fnhum.2022.877249]



Ilusão de óptica com efeito fisiológico

Dê uma olhada nesta imagem, procurando alterar o ponto focal onde você centra seu olhar.

Você percebe que o buraco negro central parece estar se expandindo, como se você estivesse se movendo para um ambiente escuro ou caindo em um buraco?

Se sim, você não está sozinho: Essa ilusão de "buraco em expansão", que é nova para a ciência, é percebida por aproximadamente 86% das pessoas.

"O 'buraco em expansão' é uma ilusão altamente dinâmica: A mancha circular, ou gradiente de sombra do buraco negro central, evoca uma impressão marcante de fluxo óptico, como se o observador estivesse indo em direção a um buraco ou túnel," disse o professor Bruno Laeng, da Universidade de Oslo, na Noruega.

As ilusões de óptica não são meras curiosidades para repassar para os amigos: Pesquisadores no campo da psicossociologia as estudam para entender melhor os processos complexos que nosso sistema visual usa para antecipar e dar sentido ao mundo visual. E nossos olhos fazem isso de uma maneira muito mais indireta e complexa do que, por exemplo, um fotômetro, um aparelho que simplesmente registra a quantidade de luz.

De fato, Laeng e seus colegas demonstraram que a ilusão do buraco em expansão é tão boa em enganar nosso cérebro que ela até estimula um reflexo de dilatação das pupilas para deixar entrar mais luz, assim como aconteceria se estivéssemos realmente nos movendo para uma área escura.

Ou seja, este simples desenho comprova que o reflexo pupilar não depende necessariamente da realidade, mas da percepção que temos da realidade.

Tem gente que não vê

Os pesquisadores analisaram também como a cor do buraco (além do preto eles testaram azul, ciano, verde, magenta, vermelho, amarelo e branco) e dos pontos ao redor afetam a intensidade com que reagimos mental e fisiologicamente à ilusão: A ilusão é mais eficaz quando o buraco é preto.

Cerca de 14% dos voluntários não perceberam nenhuma expansão ilusória quando o buraco era preto, enquanto 20% não perceberam a ilusão se o buraco fosse colorido. Além disso, entre aqueles que perceberam uma expansão, a força subjetiva da ilusão diferiu marcadamente.

Os pesquisadores ainda não sabem por que essa minoria considerável parece não ser suscetível à ilusão do buraco em expansão.

Bibliografia:

Artigo: The Eye Pupil Adjusts to Illusorily Expanding Holes
Autores: Bruno Laeng, Shoaib Nabil, Akiyoshi Kitaoka
Revista: Frontiers in Human Neuroscience
DOI: 10.3389/fnhum.2022.877249

Fonte:
 
Top