HDTV na Paraíba

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Interessante. Já aqui na Paraíba, apenas João Pessoa tem o canal legislativo municipal, desde 2003 pela TV a cabo e desde 2012 pela TV aberta.

A maioria das câmaras, mesmo a de Campina Grande por exemplo, opta por transmitir as sessões apenas pelo YouTube.
 
Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Falando ainda sobre a Manaíra, em que pese a pouca audiência do canal (se ao menos segurar o público do 2º semestre de 2024 no 1º de 2025, já é melhor do que mais uma queda em sequência), o programa Anima Verão, em específico, possui bastante patrocinadores. E é bem produzido (a não ser por alguns erros de GC no programa de estreia).

A pouco mais de um mês da estreia oficial do Grupo Norte no estado, deixo registrada minha torcida pra que o grupo consiga fazer novas contratações, de profissionais do vídeo e dos bastidores, somando com os que já estão lá, e uma programação local mais completa.
 
Membro conhecido
Sep
263
474
Passei no sábado por essa rua e estavam colocando uma faixa do Grupo Norte nesse imóvel perto da estação ferroviaria. Se for o grupo de comunicação, provavelmente veremos novidades antes de Março.

Obs: como estava no horário de pico e o transito estava complicado no trecho, não tive como parar para tirar a foto. Vou tentar ver se consigo.


foto: maps.google.com
 
Membro conhecido
Feb
677
863
É muito estranho um grupo de comunicação comprar empresas de comunicação praticamente falidas. Radiodifusão terrestre não tem sido um bom negócio em países subdesenvolvidos, desde da invasão digital do 2G no ano 2000. As empresas adquiridas por esse grupo do Amazonas têm sedes próprias. Todas elas. Aqui em Campina Grande, a rádio e a TV Borborema são proprietários de todo um pavimento no edifício João Rique, no Centro da cidade. É claro que, há anos não pagam 1 centavo de condomínio, e o mesmo tenta tomar as salas do andar vazado na justiça... Mas até uma batida de martelo, os 13 imóveis do vazado é da TV Borborema..

Enfim...

Que novidade a gente pode esperar de uma empresa do Amazonas, que fixa uma placa numa casa simples de um bairro tradicional da cidade, próximo a uma área completamente abandonada pelo poder público?
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
O Blog do Márcio Rangel chegou a falar, em uma de suas matérias, sobre a venda das emissoras para o Grupo Norte. Especulava-se que tanto a TV Borborema quanto a 103.5 FM ganhariam uma nova sede e sairiam do Edifício Rique. Se for realmente o Grupo Norte de Comunicação, provavelmente essa será a nova sede das emissoras.

 
Membro conhecido
Feb
677
863
O Sistema Correio já teve 3 endereços aqui em Campina Grande. Por onde passou, deixou dívidas. A TV Arapuan já está aqui em seu 3° endereço. Actualmente, funciona num imóvel duplex, na divisa do Centro com o Monte Santo. Também deixou dívidas onde funcionou, em José Pinheiro, na zona leste¹; e ficou devendo manutenção em equipamentos sucateados que arrendou da Rede TV², que ficavam na torre da antiga Telemar, em 2009-2010.

O que podemos esperar de uma empresa de Manaus? Se tem sido difícil pra TV Paraíba se manter de pé, imagina pra emissoras que ainda estão no ar por acordos de parcelamento feitos com a Energisa...

Enfim...

------
¹ R. Joaquim Nabuco, 185
² retransmissora da Rede TV no canal 11 VHF analógico. Essa concessão foi comprada pelo Sistema Correio em 2010 (TV Maior)
 
Membro conhecido
Feb
677
863
Esse tal grupo Norte é muito estranho.

Curiosamente, desde que foi vendido, a Câmara dos Deputados, mantenedora do canal 15, que agregava um canal e outros 3 de multiprogramação*, deve ter encerrado o contrato de terceirização do transmissor da estação, que ficava aos cuidados do dept° técnico da TV Borborema. Eu vi uma movimentação na cobertura do Rique, e percebi que a antena (possivelmente da RTV do canal 15) foi desinstalada do local. A emissora está fora do ar, desde então. O que quer dizer que a Câmara não quis fazer negócio com o grupo Norte, ou o grupo não alegou não ter estrutura técnica para assumir o controle do canal 15, como a Borborema vinha fazendo..

-----
* TV Senado, TV Assembleia PB, TV Paraíba Educa e a TV Câmara
 
Membro conhecido
Feb
677
863
Eu vi uma movimentação na cobertura do Rique
isso foi em dezembro. Vi a movimentação na cobertura do ed. Rique, pois moro de frente ao mesmo. Eu achava que se tratava da instalação de alguma nova antena transmissora ou manutenção das que tem lá (TV Borborema, TV Manaíra, a RTV da Rede Vida, e a RTV da Canção Nova). Com a saída dos canais da ST 15, eu associêi que a movimentação foi a desinstalação da antena do canal 15.

A TV Borborema tem uma dívida enorme com o Condomínio do Edifício João Rique. Além do condomínio, equivalente a 12 salas comerciais mensais, tem o aluguél da antena principal instalada na cobertura do edifício.

Eu acredito que o foco desse tal grupo Norte seja as concessões da rádio e da TV. Ela deve transmitir a rádio Borborema (FM 103,5), e as TVs Borborema e Manaíra de um novo local de transmissão
 
Membro conhecido
Feb
677
863
Especulava-se que tanto a TV Borborema quanto a 103.5 FM ganhariam uma nova sede e sairiam do Edifício Rique
Se assim for, o futuro das retransmissoras da Rede Vida e da Canção Nova, aqui em Campina Grande, também devem sair do ar no próximo mês.

Actualmente, nenhuma emissora tem condição técnica pra fazer a gestão das retransmissoras que locavam serviço da TV Borborema, no edifício Rique. A mais nova estação de radiodifusão geradora é da Arapuan, que fica no alto do bairro da Palmeira, na zona norte. Mas apesar da robusta torre, as duas emissoras do sistema Arapuan aqui, funcionam de forma precária. A TV Arapuan cai a cada 5 minutos, e volta depois de 2 segundos.. Já a rádio, sai do ar quase toda semana, ficando fora do ar por horas. Os equipamentos, muito provavelmente, são de 2ª mão
 
Membro conhecido
Sep
3,933
3,712

Novo canal público de TV será implantado em Campina Grande​

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) integrará a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A Empresa Brasil Comunicação (EBC) implantará um novo canal público de televisão em Campina Grande, que será operado em parceria com a Universidade e terá em sua grade de programação produções institucionais e conteúdos da TV Brasil.

O anúncio foi feito pelo reitor Antônio Fernandes Filho, nesta segunda-feira, dia 3.

A UFCG receberá do Ministério das Comunicações (MCom) o sistema de transmissão de televisão digital, adquirido com recursos do projeto-piloto do Programa Brasil Digital, num valor aproximado de R$ 300 mil reais.

A instalação e a garantia dos equipamentos, também ficarão por conta do Ministério. Cabendo, na parte estrutural, à UFCG providenciar a construção de uma sala adequada para abrigar os equipamentos e a infraestrutura necessária para a produção dos conteúdos locais.

No acordo de cooperação, a ser firmado entre a EBC e a UFCG, caberá à Universidade a operação do canal com, no mínimo, dentro da sua capacidade de criação de conteúdos, dez horas e 30 minutos diários da programação da TV Brasil.
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
Se uma possível mudança de sede da TV Borborema ocorrer, isso não significa que a torre de transmissão também deixará o local, pois, querendo ou não, o centro é um ponto estratégico para a transmissão. Se a TV Borborema sair do Edifício Rique, apenas as instalações deverão ser transferidas, não a torre e o transmissor.

Em relação à Rede Vida, o Canal 15 não transmite a partir da torre da TV Borborema. A Rede Vida transmite da zona rural de Campina Grande, enquanto o Canal 15 transmite do bairro dos Cuités.

Quanto à TV Arapuan, eles precisam melhorar. No ano passado, conversei com um técnico da emissora, e ele me informou que haviam comprado um novo transmissor para Campina Grande. Já a Arapuan FM possui equipamentos bem melhores que os das outras emissoras do Sistema Arapuan no interior. Além disso, ela não transmite do mesmo local que a TV Arapuan; a Arapuan FM transmite do distrito de Jenipapo.
 
Membro conhecido
Sep
3,933
3,712
A TV Tambaú Está Fora Do Ar
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,018
1,606
Já aconteceu algo parecido em São Sepé/RS
 
Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Já restabeleceu o sinal, agora no final da tarde.

 
Membro conhecido
Feb
677
863
Depois das chuvas esparsas aqui na região do agreste, muitas retransmissoras da região metropolitana de Campina Grande estão fora do ar ou intermitentes. E depois de actualizar uma TV da minha mãe, vi que entrou uma nova ST aqui em Campina Grande. A ST tem um canal principal e outros 3 de multiprogramação. O principal é o 29.1 - TV Verdade. Os de MP são institucionais e estão sem sinal
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
A TV Verdade ativou uma retransmissora em Campina Grande no canal 29.1, junto a ela, vieram três subcanais da EBC (TV Brasil, TV Escola e Canal Saúde), que estão em tela preta. A concessão que a TV Verdade está utilizando era destinada à TV 3 Fronteiras.



 
Membro conhecido
Sep
263
474
Sai uma boa noticia com a Tv da UFCG e já vem essa macumba colocar canal em Campina.
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
Sai uma boa noticia com a Tv da UFCG e já vem essa macumba colocar canal em Campina.
Só para poluir o espectro, pois são 24h por dia passando um defunto. Ninguém merece!
É verdade, esse tipo de canal só polui o espectro. A única coisa interessante na programação da TV Verdade é a exibição do Jornal da Rede Minas. Agora, eu queria entender o motivo de eles terem adicionado esses canais da EBC nos subcanais, visto que, em nenhuma outra cidade que possui retransmissora, há esses subcanais.