Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Geradores de Sinais

Membro conhecido
Oct
573
296
Geradores de sinais são usados para testes de equipamentos de áudio.

Sinais são ondas elétricas de diversas formas. As formas de onda são conhecidas como "funções".
Wavelength.png

Onda senoidal

A função de onda mais simples é senoidal. Essa onda é usada para medir distorções em amplificadores, por exemplo. Uma onda senoidal é um tom puro, como o tom de linha telefônica, se tudo estiver em ordem, é claro.

Quando ocorre distorção num amplificador, um tom fundamental dá origem a uma série de outros tons.


Se os outros tons resultantes de distorção são múltiplos exatos da frequência do tom original, diz-se que a distorção é harmônica. Um tom distorcido torna-se "metálico".


Se os tons originados da distorção não são múltiplos exatos da frequência da onda fundamental, diz-se que a distorção é espúria. Um tom distorcido torna-se "áspero".

Em geral, a distorção harmônica moderada é tolerável os ouvidos. A geração de espúrios por distorção não-harmônica ou não-linear incomoda mais.

Uma onda complexa pode ser gerada à partir da soma de várias senoides, assim como a mesma onda complexa pode ser decomposta em várias senoides.

Deem uma olhada no vídeo abaixo:


O vídeo mostra como são compostas as ondas elétricas no domínio matemático.
Em áudio, há somente um eixo na função: o eixo do tempo.
Em eletroacústica, o sinal é a tensão que varia em função do tempo.
 
Última edição:
Top