• Seja bem vindo (a)! Esse é o HT Fórum Plus, um fórum criado para suprir a falta do extinto e lendário HTForum que foi fechado recentemente. Aqui nós temos os mesmos fóruns sobre diversos assuntos, exatamente como no antigo, sinta-se livre para ser um dos primeiros a criar tópicos sobre seu assunto preferido e convide seus amigos para participar. Ainda estamos em fase beta e por esse motivo muitas coisas por aqui estão em inglês, mas não se preocupe estamos trabalhando para deixar tudo perfeito. Infelizmente não é possível migrar o rico conteúdo do antigo fórum, mas podemos recomeçar uma nova história. (Nota: Não temos qualquer relação com a administração do antigo HT Forum, trata-se de um novo fórum)

Geradores de Sinais

Geradores de sinais são usados para testes de equipamentos de áudio.

Sinais são ondas elétricas de diversas formas. As formas de onda são conhecidas como "funções".

Onda senoidal

A função de onda mais simples é senoidal. Essa onda é usada para medir distorções em amplificadores, por exemplo. Uma onda senoidal é um tom puro, como o tom de linha telefônica, se tudo estiver em ordem, é claro.

Quando ocorre distorção num amplificador, um tom fundamental dá origem a uma série de outros tons.


Se os outros tons resultantes de distorção são múltiplos exatos da frequência do tom original, diz-se que a distorção é harmônica. Um tom distorcido torna-se "metálico".


Se os tons originados da distorção não são múltiplos exatos da frequência da onda fundamental, diz-se que a distorção é espúria. Um tom distorcido torna-se "áspero".

Em geral, a distorção harmônica moderada é tolerável os ouvidos. A geração de espúrios por distorção não-harmônica ou não-linear incomoda mais.

Uma onda complexa pode ser gerada à partir da soma de várias senoides, assim como a mesma onda complexa pode ser decomposta em várias senoides.

Deem uma olhada no vídeo abaixo:


O vídeo mostra como são compostas as ondas elétricas no domínio matemático.
Em áudio, há somente um eixo na função: o eixo do tempo.
Em eletroacústica, o sinal é a tensão que varia em função do tempo.
 
Última edição:
Top