Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Fenacistoscópio

Membro conhecido
Oct
580
297
Fenacistoscópio

Do grego antigo φενακιστής (phenakistḗs, “trapaça, impostor”) + - escopo

O nome é bem esquisito. Trata-se de uma máquina primitiva de desenho animado.



Fenacistoscópio, do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829.

Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento.

["Modernos" fenacistoscópios substituíram o espelho girante multifacetado por uma lâmpada estroboscópica excitada eletronicamente]

Pouco depois da sua invenção, Plateau descobriu que o número de imagens para criar uma ilusão de movimento ótima era 16, o que posteriormente utilizariam os primeiros cineastas usando 16 fotogramas por segundo para as primeiras películas.

fonte:

Fenacistoscópio em ação


Evolução do Cinema e Televisão

Inicialmente, o cinema (projetado ou retroprojetado) começou com a mesma frequência de reprodução de imagens de 16 quadros por segundo, como era no primitivo fenacistoscópio.

Com a redução dos custos de filmagem, a frequência foi aumentada para 24 quadros por segundo, a fim de melhorar a uniformidade de movimento. Depois, para reduzir os incômodos problemas de cintilação, adicionaram o obturador de imagens no projetor de cinema.

O obturador do projetor de cinema permite a reprodução do mesmo quadro duas vezes, antes da exibição do fotograma seguinte. Dessa maneira, a pulsação luminosa aumentou de 24 para 48 flashes por segundo e a desagradável sensação de cintilação das imagens foi eliminada.

Quando veio a televisão, as emissoras europeias que operavam em 25 quadros por segundo, resolveram o problema de exibição de filmes de cinema ao aumentar a velocidade do filme em 4,1%. Desta maneira, um filme de 24 quadros por segundo de 60 minutos, é exibido na TV é em 57 minutos e 36 segundos.

O som do filme fica ligeiramente agudo; 1000 Hertz pula para 1041 Hertz.
Músicos com ouvido absoluto não devem gostar disso :oops: ...
 
Última edição:
Top