Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Como determinar o norte geográfico com um relógio analógico

Membro conhecido
Oct
573
296
Aprendi essa técnica com um amigo engenheiro.

Deem uma olhada na figura abaixo:

relogi11.jpg


Na parte superior da foto, temos uma bússola cuja parte vermelha do ponteiro aponta o Norte, um relógio analógico que indica o horário local no momento da tomada da foto, no qual o ponteiro das horas e minutos estão superpostos e uma haste que projeta a luz do sol.
Na parte inferior da foto, à direita, vemos como determinar os pontos cardeais como aprendemos na escola.

Essa técnica é rudimentar, pois a posição nascente do Sol (Este) varia com o paralelo onde se encontra o observador, além a estação do ano.

escote10.jpg


Hoje é 7 de junho de 2021. Estamos em Jundiaí-SP, próximos ao Trópico de Capricórnio e o inverno começa daqui a duas semanas, quando acontecerá o solstício de inverno no hemisfério sul.

Para descobrir o norte geográfico, aponte a marca de 12 horas em direção ao sol. Divida o ângulo formado entre as doze horas do mostrador do relógio e o ponteiro das horas. A bissetriz (metade do ângulo) apontará para o Norte Geográfico.

Notem que não há concordância entre a sombra da haste, o cálculo do relógio e a bússola.

Há de se considerar que a bússola pode estar sofrendo influências magnéticas das ferragens da casa, além de ser sabido que o polo norte geográfico está deslocado em relação ao norte magnético.

Não se esqueçam que o polo norte magnético da bússola aponta para o polo sul magnético da Terra, conhecido como norte magnético da Terra. Que confusão! (*)

Espero que tenham gostado do experimento!

Mais:

(*)
Não se esqueçam que o polo norte magnético da bússola aponta para o sul magnético da Terra.
Há uma confusão generalizada sobre essa questão. Se o polo magnético "norte" da agulha aponta para o norte geográfico, em relação à agulha da bússola, o norte magnético da Terra é, na verdade, polo sul magnético. Para complicar um pouco mais, os polos geográficos terrestres onde se encontra o eixo imaginário de rotação da Terra não coincidem com os polos magnéticos, os quais vem derivando ao passar dos anos:

Mais:

Informação importante, esquecida no artigo citado acima:

A posição dos musgos nas árvores mudam com o hemisfério:
No hemisfério norte, os musgos são predominantes no lado norte dos troncos da árvore.
No hemisfério sul, os musgos são predominantes no lado sul dos troncos das árvores.
 
Última edição:
Top