TV da Coreia do Norte troca China por Rússia

Por: Deivison Liniker

A Coreia do Norte mudou a transmissão da TV estatal de um satélite chinês para um russo, informou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Novo satélite russo

Os sinais da Televisão Central Coreana agora são transmitidos pelo satélite russo Express 103, em vez do satélite ChinaSat 12, segundo um provedor sul-coreano de serviços de antena parabólica que preferiu não se identificar devido à sensibilidade da questão.

Visita de Putin à Coreia do Norte

A mudança de satélite ocorre após a visita do presidente russo Vladimir Putin à Coreia do Norte, onde ele se encontrou com o líder Kim Jong Un e assinou um tratado para aprofundar a cooperação em várias áreas, incluindo uma promessa de defesa mútua.

Qualidade da transmissão online

Embora ainda seja possível assistir à TV norte-coreana online, a transmissão pode ser atrasada ou de baixa qualidade, dificultando o acesso a informações atualizadas.

Monitoramento sul-coreano

Agências do governo sul-coreano monitoram a mídia estatal norte-coreana como uma fonte limitada de informações, apesar de seu conteúdo altamente politizado e coreografado, sendo um desafio manter o acompanhamento adequado.

Comentário do Ministério da Unificação

Um funcionário do Ministério da Unificação afirmou que a Coreia do Norte parou de usar o satélite chinês e começou a transmitir pelo russo, restringindo a recepção de transmissões via satélite em algumas áreas da Coreia do Sul, e que estão buscando resolver o problema técnico.

Acesso restrito à mídia norte-coreana

Entidades autorizadas no Sul precisam ter acesso ao serviço de satélite para assistir às transmissões norte-coreanas, e o público em geral está proibido de acessar a mídia do Norte, limitando a disseminação de informações.

Interrupção de sinais

A Reuters informou que não consegue receber sinais de TV norte-coreanos desde a manhã de segunda-feira, evidenciando as dificuldades causadas pela mudança de satélite.

Relações Rússia-Coreia do Norte

Rússia e Coreia do Norte têm demonstrado o aprofundamento dos laços e prometeram resistir ao Ocidente liderado pelos EUA, enquanto a China evita acordos trilaterais que possam complicar suas relações com outros países.

SAIBA MAIS