Fabricante chega ao país com celular intermediário premium
O mercado brasileiro de smartphones está prestes a ganhar um novo player. A Vivo, famosa fabricante chinesa, desembarca no Brasil com um nome diferente: Jovi.
A mudança foi necessária para evitar conflitos com a operadora de telefonia Vivo, mas a empresa promete competir com força no segmento intermediário premium.
O primeiro modelo a chegar por aqui será o Jovi V50 Lite 5G, já aprovado pela Anatel. O aparelho traz especificações robustas, como:
- Processador MediaTek Dimensity 6300
- 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento
- Bateria de 6.500 mAh para longa duração
- Câmera traseira dupla de 50 MP + 8 MP, com ring light embutida
- Câmera frontal de 32 MP
- Resistência IP65 contra água e poeira
Além disso, parte da montagem do dispositivo será feita no Brasil, na fábrica da GBR Componentes, na Zona Franca de Manaus. A empresa também está estruturando um escritório em São Paulo para coordenar as operações nacionais.
Por que Vivo virou Jovi?
Apesar do nome, a fabricante de celulares Vivo não tem nenhuma relação com a operadora de telefonia. Para evitar confusão e possíveis disputas jurídicas, a empresa optou por adotar o nome Jovi no Brasil.
Curiosamente, Jovi já era utilizado como assistente de inteligência artificial nos celulares da marca e agora se tornou sua submarca global.
Quem é a Vivo no mundo?
Fundada em 2009, a Vivo faz parte do conglomerado BBK Electronics, que também controla marcas como Oppo, Realme e OnePlus.
Atualmente, a fabricante ocupa a quinta posição no mercado global de smartphones, com 8% de participação, ficando atrás da Xiaomi (13%).
Ainda não há uma data oficial para o início das vendas da Jovi no Brasil, mas a expectativa é que o anúncio aconteça em breve.