Nubank é conta-corrente ou poupança? Esclareça suas dúvidas
Uma dúvida comum entre os que consideram aderir ao Nubank é se a conta oferecida pelo banco digital é uma conta-corrente ou poupança. A instituição financeira se destaca pela facilidade de resolver tudo pelo aplicativo, disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS).
Veja também: Golpe das perguntas e respostas premiadas faz muitas vítimas; saiba se defender
Os clientes do famoso “roxinho” podem realizar várias operações, como pagamentos por boletos e Pix, transferências entre bancos, além de solicitar cartões de débito e crédito, tudo isso sem pagar anuidade.
O Nubank promete que o saldo na conta tem rendimento automático superior ao da poupança e oferece diversas ferramentas para guardar e investir dinheiro. Com essas características, pode ser confuso entender se o Nubank é uma conta-corrente ou poupança.
Na verdade, o Nubank não é nem conta-corrente nem poupança, mas sim uma conta de pagamentos. Segundo a classificação do Banco Central do Brasil (BC), esse tipo de serviço pode ser ofertado por instituições de pagamento ou financeiras e permite que o cliente faça pagamentos, transações com cartões e transferências via TED e Pix.
Na prática, isso significa que os usuários podem usar a conta do Nubank para realizar operações de débito e ter acesso a cartões de crédito e empréstimos, assim como fariam em uma conta-corrente de um banco tradicional. Ao mesmo tempo, os clientes também podem aproveitar os rendimentos oferecidos pela fintech, que são superiores aos da poupança.
Diferença entre uma conta bancária e uma conta de pagamentos
As principais diferenças entre uma conta bancária e uma conta de pagamentos começam pelo tipo de atendimento oferecido. Contas bancárias — correntes ou poupança — devem permitir atendimento em agências físicas, enquanto as contas de pagamento podem funcionar de modo totalmente digital.
Além disso, as contas de pagamento, como as do Nubank, não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, uma instituição que protege correntistas bancários. No entanto, o BC garante que os clientes são protegidos pela Lei 12.865 em caso de falência da instituição financeira.
Por fim, as contas de pagamento só podem fornecer empréstimos caso sejam ofertadas por uma instituição financeira ou por uma instituição de pagamento ligada a uma instituição financeira.
O Nubank, que começou em 2013 como uma instituição de pagamento, atualmente também é legalmente classificado como uma instituição financeira. Por isso, pode conceder operações de crédito aos seus clientes, oferecendo um serviço completo e robusto para atender às necessidades financeiras do usuário.