Fim do celular nas escolas: Nova lei proíbe uso do aparelho

Proposta avança com alterações e gera debate sobre impacto de smartphones no ambiente escolar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei 104/2015, que propõe a proibição de celulares em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Com 45 votos a favor e 14 contra, a medida, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), segue agora para análise no Senado.

Continua após o anúncio

Apresentado originalmente há quase 10 anos, o projeto passou por alterações significativas. A proposta inicial previa que crianças da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental não poderiam levar celulares para a escola.

Já adolescentes, no ensino fundamental e médio, poderiam levar os dispositivos, mas o uso seria restrito a situações supervisionadas por professores.

Continua após a publicidade

Regras flexibilizadas

O texto aprovado pela CCJ flexibilizou essas diretrizes. Agora, todos os estudantes poderão levar seus celulares para a escola, mas o uso será proibido em ambiente escolar, exceto em casos excepcionais, como situações de perigo, necessidade ou força maior.

Além disso, o projeto permite o uso dos dispositivos em circunstâncias específicas:

  • Atividades pedagógicas ou didáticas supervisionadas;
  • Garantia de acessibilidade e inclusão;
  • Atendimento a condições de saúde dos estudantes;
  • Proteção de direitos fundamentais.

Os detalhes sobre como essas exceções serão aplicadas ainda não foram definidos.

Celular é proibido nas escolas – Foto: Internet

Debates acirrados

O projeto gerou discussões entre os deputados. Enquanto o relator, Renan Ferreirinha (PSD-RJ), destacou o impacto positivo da medida no ambiente escolar, alguns parlamentares do segmento conservador criticaram a proposta.

A deputada Julia Zanatta (PL-SC) argumentou que o celular é uma ferramenta importante para os estudantes documentarem possíveis abusos em sala de aula, como casos de doutrinação política.

“A escola precisa ser um espaço neutro. Tirar o celular do aluno pode privá-lo de uma prova importante”, afirmou Zanatta.

O Impacto dos smartphones no aprendizado

Especialistas destacam que o uso de celulares em sala de aula pode comprometer o desempenho escolar. Segundo a pedagoga Mariana Marinho, o problema não está nos dispositivos em si, mas nas redes sociais e aplicativos que monopolizam a atenção dos jovens.

“As redes sociais, como Instagram e TikTok, são projetadas para gerar estímulos constantes de dopamina, o que afeta diretamente a concentração das crianças”, explicou Marinho.

Crianças mais novas, como as do Ensino Fundamental I, são especialmente vulneráveis. Estudos mostram que o ciclo de recompensa gerado pelo uso constante desses dispositivos é comparável ao impacto de substâncias como o chocolate ou até mesmo o cigarro.

Como gerenciar o uso de celulares nas escolas?

Para equilibrar tecnologia e aprendizado, especialistas sugerem:

  1. Regras claras: Definir horários e locais permitidos para o uso do celular.
  2. Apoio pedagógico: Integrar a tecnologia ao ensino de forma supervisionada.
  3. Educação digital: Ensinar os alunos a usarem dispositivos de maneira responsável.
  4. Monitoramento: Acompanhar o impacto do uso da tecnologia no desempenho acadêmico.
  5. Parceria com os pais: Envolver as famílias no controle do uso de celulares fora da escola.

Próximos passos

Com a aprovação na CCJ, o projeto avança para o Senado, onde será avaliado novamente. Caso aprovado, a medida promete transformar a dinâmica das escolas brasileiras, equilibrando os benefícios da tecnologia com a necessidade de foco no aprendizado.

Continua após a publicidade

Notícia anterior

Instagram, WhatsApp e Facebook fora do ar nesta quarta (11/12)

Próxima notícia

ChatGPT fora do ar após semana agitada de lançamentos

View Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *