Nova tecnologia traz 4K, interatividade e publicidade personalizada
A Globo acaba de inaugurar a primeira transmissão experimental da DTV+ (Digital Television+), a versão brasileira da TV 3.0, que promete transformar para sempre a forma como consumimos conteúdo gratuito.
O sinal está sendo testado no Pico do Sumaré, no Rio de Janeiro, com cobertura inicial para Zona Sul e Barra da Tijuca. A previsão é que a tecnologia chegue ao público geral apenas em 2026, mas as primeiras impressões já mostram um futuro impressionante.
O que a DTV+ vai mudar na sua TV?
A nova geração da TV digital traz avanços que vão muito além da alta definição. Confira as principais novidades:- Imagem em 4K (e até 8K!) – Cores mais vivas, contraste elevado e brilho aprimorado.
- Áudio Imersivo – Som de cinema, com tecnologia surround.
- Canais como Aplicativos – Navegação intuitiva, sem precisar "passar canal por canal".
- Interatividade Total – Vote em reality shows, compre produtos exibidos na TV e participe de enquetes ao vivo.
- Publicidade Personalizada – Anúncios segmentados, como nas redes sociais.
Precisa de internet? vai ter que trocar de TV?
A boa notícia é que não será obrigatório ter internet para aproveitar a qualidade 4K e o áudio imersivo. Porém, se quiser interagir com programas ou fazer compras via TV, a conexão será necessária.Já em relação ao aparelho, será preciso um conversor no início—assim como na transição do analógico para o digital. A expectativa é que, em alguns anos, as novas Smart TVs já saiam de fábrica com suporte à DTV+.
Quanto vai custar?
Ainda não há preço definido para os conversores, mas o governo estuda distribuição gratuita para famílias de baixa renda, seguindo o modelo adotado na migração para o sinal digital.Enquanto isso, a Globo segue testando a tecnologia em áreas específicas, tanto via antena tradicional quanto no Globoplay. A revolução da TV aberta está só começando—e promete ser tão impactante quanto o surgimento da TV a cores.