Confira o passo a passo para garantir uma votação sem erros ao usar a urna eletrônica
As eleições municipais de 2024 estão chegando, e milhões de brasileiros irão às urnas neste domingo (6) para escolher seus representantes. A votação definirá os futuros prefeitos e vereadores de 5.570 municípios em todo o país.
Para garantir que tudo ocorra da melhor maneira, é fundamental que o eleitor saiba a ordem correta da votação e utilize os recursos disponíveis, como o Simulador de Votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para treinar antes do grande dia.
Ordem de votação na urna eletrônica
Para evitar confusões e minimizar erros, é importante seguir corretamente a ordem de votação na urna eletrônica. O eleitor terá dois momentos para escolher seus candidatos:- Vereador: O primeiro número a ser digitado é o do vereador. São cinco dígitos, sendo os dois primeiros correspondentes ao partido e os três últimos ao candidato.
- Prefeito: Na sequência, o eleitor deve votar no prefeito. Neste caso, apenas dois dígitos serão necessários para concluir a escolha.
Use o Simulador do TSE
Para ajudar o eleitor a se preparar, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou um Simulador de Votação em seu site. Esta ferramenta é uma excelente maneira de praticar a ordem correta de votação e evitar possíveis erros no dia oficial.O simulador permite que o eleitor faça uma simulação da votação, inserindo os números dos candidatos e confirmando as escolhas como se estivesse em uma urna real. Isso é especialmente útil para quem vota pela primeira vez ou para aqueles que querem evitar qualquer dúvida na hora da escolha.
Acesse o link do simulador
Por favor,
Entrar
ou
Registre-se
para visualizar o conteúdo dos URLs!
Dicas para votar com segurança:
- Leve anotado os números de seus candidatos para facilitar na hora da votação.
- Certifique-se de que todos os dados estejam corretos antes de confirmar seu voto.
- Em caso de dúvida, peça auxílio aos mesários presentes na seção eleitoral.