1° de Abril: 7 mentiras contadas pela televisão Brasileira

Histórias falsas ganharam repercussão nacional e confundiram telespectadores​


Grávida de Taubaté.jpg


A televisão brasileira é conhecida por seu poder de influência e pela capacidade de alcançar milhões de pessoas. No entanto, nem sempre o que é transmitido reflete a realidade.

Ao longo dos anos, algumas mentiras ganharam destaque na telinha e confundiram o público, gerando polêmica e até pânico em certos casos. Relembre seis episódios que marcaram a história da TV no Brasil.

1. A Morte de Amin Khader (2011)

  • O apresentador Amin Khader foi dado como morto por um colega da Record TV, que afirmou que ele havia falecido de infarto. No entanto, poucas horas depois, Amin apareceu ao vivo desmentindo o boato.


2. O Chupa-Cabra (anos 1990)

  • Durante os anos 90, diversas emissoras brasileiras divulgaram histórias sobre o "chupa-cabra", uma criatura mítica que atacava animais em áreas rurais. A lenda foi alimentada por supostas imagens e relatos sensacionalistas, mas nunca houve comprovação científica.


3. O Caso ET de Varginha (1996)

  • A TV brasileira explorou extensivamente a história de um suposto extraterrestre capturado em Varginha, Minas Gerais. Apesar de várias entrevistas e teorias apresentadas em programas sensacionalistas, nunca houve evidências concretas sobre a existência do alienígena.


4. O Caso da Grávida de Taubaté (2012)

  • A Record TV apresentou a história de uma mulher que afirmava estar grávida de quadrigêmeos. Com uma barriga gigantesca e supostos exames médicos, ela emocionou o público. Contudo, logo depois, descobriu-se que tudo não passava de uma farsa: a barriga era falsa, e não havia gravidez nenhuma.


5. O Sistema Resiliência (2023)

  • No programa "Fantástico", da TV Globo, foi exibida uma reportagem sobre Giovanna Blasi, uma jovem que dizia ter múltiplas personalidades. Ela gostava de ser chamada de "Sistema Resiliência", e contava com 18 personalidades distintas, ao longo da reportagem Giovanna assumia algumas dessas identidades. O problema é que muita gente não acreditou em Giovanna e criticou a revista eletrônica da Globo por exibir tal reportagem.


6. Gugu e o PCC (2003)

  • O programa "Domingo Legal", do SBT, exibiu uma entrevista com supostos membros do PCC que afirmavam planejar ataques a figuras públicas. Mais tarde, foi provado que as pessoas entrevistadas não faziam parte da facção e que tudo havia sido encenado para ganhar audiência.


7. A Record e o Forza (2017)

  • Em fevereiro de 2017, o programa Balanço Real, transmitido pela Record, exibiu um vídeo do jogo Forza Motorsport 6 em uma reportagem, apresentando-o como uma simulação do teste para se tornar motorista de Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos. O problema é que em momento algum o apresentador afirmou que aquelas eram imagenes de um jogo de vídeo game. Após a repercussão nas redes sociais, a emissora rapidamente retirou o vídeo do ar, mas ainda é possível encontrá-lo circulando por aí.



Essas histórias mostram como, às vezes, informações sem comprovação podem ganhar proporções gigantescas na mídia.
Sobre o autor
admin
Tenho experiência em matérias jornalísticas sobre entretenimento e tecnologia, trabalhando em diversos portais de notícias desde 2008.

Comentários

Não há comentários para exibir.

Notícia informações

Autor
Deivison Liniker
Tempo de leitura
2 min leitura
Visualizações
831
Ultima atualização

Mais em Televisão

Mais de Deivison Liniker

Top